Programação Fim de Semana Quarentena 17 a 19 de Julho

Oi, pessoal! Mais um fim de semana de quarentena e vamos nos adaptando. Aproveite as atividades online e a febre dos cinemas no estilo drive in. Tem pra todos os gostos.

Vídeo: tem vídeo novo no canal mostrando o “Novo Normal” do Angico Fazenda. Clique aqui para ver.

Segue lá no Instagram para mais novidades. @riocomcriancas

Promoção:

  • Estação Turma da Mônica faz promoção de ingressos:

Clique aqui para saber mais

Cinema:

  • Drive in Cinesystem – Uptown:

Clique aqui para ler

  • Cine Drive in – Jeunesse Arena:

Clique aqui para ler

  • Drive in das Artes – Cidade das Artes:

Clique aqui para ler

Jogos

  • O Que é Voar? – Museu de Astronomia:

Grátis

Clique aqui para ler

  • Escape 60 Online:

Grátis

(Novo desafio disponível)

Clique aqui para ler

Leitura

  • Banca Turma da Mônica:

Grátis

Clique aqui para ler

Museu

  • Manual do Mundo + Museu de Astronomia:

O Museu de Astronomia vai apresentar uma live com Iberê Thenório, um dos fundadores do canal Manual do Mundo. Trata-se do maior canal de Ciência e Tecnologia em língua portuguesa, no YouTube, segundo o Guinness World Records, com mais de 13 milhões de inscritos. Iberê falará sobre a divulgação da ciência no canal, além de sua proposta, objetivos e dificuldades de popularizar a ciência entre os jovens.

Grátis

Dia 18 de julho às 15h

Local: Instagram @museudeastronomia

Animais

  • Shark Week – AquaRio:

O Aquário Marinho do Rio realiza a terceira edição da Shark Week. A semana inteira dedicada aos tubarões acontece em versão online em uma programação especial de live. A atração tem mostrado a rotina das equipes de biologia e veterinária nos cuidados para manter o bem-estar dos mais de 5 mil animais no que é considerado o maior aquário da América do Sul. 

Programação:

– 17 de julho:

Live “Tubarões no Brasil”Convidado especial: presidente de honra do AquaRio, o biólogo marinho Marcelo Szpilman Horário: 16h 

18 de julho:

Live “Tudo sobre o tubarão lixa”  – Horário: 14h 

19 de julho:

Live “A chegada dos tubarões ao AquaRioHorário: 17h 

Grátis

Local: YouTube AquaRio

Teatro Online

  • Henry e Klauss:

Apresentado pela dupla de ilusionistas Henry e Klauss, o espetáculo mostra como a mágica pode acontecer à distância e até mesmo dentro de casa. Com o uso de tablets e outras tecnologias, Henry e Klauss desafiam o impossível e ensinam algumas experiências que são feitas com objetos simples que são encontrados em sua residência.

Grátis

Dia 19 de julho às 16h

Local: YouTube

  • Clac em Casa:

O CLAC EM CASA é um projeto onde a empresa oferece diversos produtos para o público infantil: Kits com Arte, propostas de aniversários virtuais, cursos de arte online e eventos, como o Enigma Da Esfinge.

Sinopse – Enigma da Esfinge:

DECIFRA-ME OU DEVORO-TE!

A mitológica ESFINGE ameaçou acabar com todo tipo de ARTE do mundo caso seu enigma não seja decifrado.

Vamos então nos unir numa aventura instigante, cheia de desafios, atividades culturais e artísticas, e muita diversão pra entreter os pequenos. Todos na segurança das suas casas, é claro.

Dia 18 de julho das 16h às às 18h

Recomendado para crianças entre 6 e 8 anos

Valor: R$30,00

Ingressos a venda pelo site Sympla

O evento acontecerá online pela plataforma zoom

  • Peter Pan e Sininho:

Nessa live repleta de aventuras, Peter e Sininho levarão você a uma viagem pela Terra do Nunca, onde poderão relembrar muitas histórias que já viveram por lá! Com muita imaginação e pozinho mágico eles vão se transformar nos personagens mais encantadores para contar essa história repleta de sereias, piratas, crocodilo e índios.

Grátis

Dia 18 de julho às 16h

Local: Instagram @fazassim

  • Palhaço Fuinha:

O Palhaço Fuinha fala sobre o incrível mundo do circo, interagindo com o público, contando histórias de circo, cantando músicas e participação de personagens do mundo circense das histórias do imaginário infantil.

Grátis

Dia 19 de julho às 16h

Local: Instagram @fazassim

  • Thomas e as Mil e Uma Invenções:

O espetáculo é inspirado na vida e obra de Thomas Edison, um dos maiores inventores de todos os tempos. A história se passa no bairro do Grajaú, Zona Norte do Rio de Janeiro. Seu Edinho, o eletricista, sempre teve como ídolo o homem que ajudou a trazer a ‘Era do Vapor’ para a ‘Era da Eletricidade’. Por isso, ele batizou o filho com o nome… Thomas Edison da Silva. Quem sabe, assim, o seu pequeno tenha a sorte de seguir os passos do “mágico cientista”. E o carioquinha Thomas cresce com a mente fervilhando ideias!

Grátis

Disponível até 27 de julho

Clique aqui para assistir

  • Um Sonho para Meliés:

O espetáculo retrata a vida do grande cineasta George Méliès e seus fantasiosos filmes, que divertem até hoje crianças e adultos. Em uma Paris imaginária do final do século XIX, a Trupe Sanzussô, que já viveu seus dias de glória, passa por dificuldades, mas Méliès, diretor da companhia, acaba de ter uma ideia que pode salvar o local e transformar o cinema em arte! Criativo e inovador, recorre pela última vez a mecenas e tenta convencê-los de que é possível conceber um filme como veículo de contos de fadas e fantasia. Ao ser chamado de lunático, tem a ideia que vai transformar a história do cinema: realizar o filme A Viagem à Lua, o maior empreendimento de sua vida.

Grátis

Disponível até 27 de julho

Clique aqui para assistir

  • Peter Pan:

Na trama, Wendy e seus irmãos são levados por Peter Pan para conhecer o mundo mágico da Terra do Nunca. O voo mágico é seguido de várias aventuras. Entretanto, os novos amigos são sequestrados pelo Capitão Gancho e o protagonista tentará resgatá-los.

Grátis

Disponível no YouTube Diversão em Cena

  • Malala – A Menina que Queria ir pra Escola:

Uma história real e comovente para inspirar pais e filhos a acreditarem no poder transformador da educação.

“Malala, a menina que queria ir para a escola” é a primeira adaptação teatral do livro-reportagem da premiada escritora e jornalista Adriana Carranca. O espetáculo narra a viagem da jornalista Adriana Carranca ao Paquistão, dias depois do atentado à vida de Malala por membros do Talibã, por defender o direito de meninas à educação. A jornalista curiosa, desbravadora e inquieta, atravessa meio mundo para descobrir o que aconteceu de verdade com a menina chamada Malala Yousafzai e porque ela estava sendo perseguida. Era uma missão perigosa, pois a terra natal de Malala, um vale de extraordinária beleza no interior do Paquistão, havia se tornado um território proibido para jornalistas. Vestida como as mulheres do Vale do Swat, a jornalista circula pelas ruas da cidade, se hospeda na casa de moradores locais, conhece as amigas de Malala, sua escola e até mesmo a casa onde morava.

Grátis

O espetáculo ficará disponível online até dia 30 de setembro

A exibição será pelo canal do Itaú

  • Makuru – Uma Canção de Ninar:

As cantigas de ninar fazem parte das nossas mais remotas lembranças da primeira infância. Com elas, vem à tona uma série de figuras e personagens do folclore brasileiro, que por muitas vezes ficam esquecidas. Um dos principais objetivos da peça é relembrar alguns desses nomes e apresentá-los de forma vibrante à plateia. Na história, o menino Makuru e a sua família – que sofre para conseguir fazê-lo dormir – não sabem que em cima do telhado de sua casa vivem seres estranhos, tais como a Murucututu, a Tutu e o João Pestana. Juntos, esses seres tentam a todo custo serem lembrados pela família, que recorre às velhas cantigas. O espetáculo conta com direção musical, música original e arranjos de Tim Rescala.

Grátis

Assista aqui

  • Isaac no Mundo das Partículas:

Todo bom cientista deve ser inventivo, curioso, ter espírito investigativo e uma certa obsessão pelo desafio. Mas como será que nasce esse cientista? Eis a pergunta que conduz o musical infantil Isaac no mundo das partículas. A peça é uma adaptação do livro homônimo da escritora e professora de Física Elika Takimoto e trata de um tema nada fácil – a Física de partículas – de maneira envolvente, divertida e informativa. O músico David Bowie e seu lendário personagem Ziggy Stardust inspiram a estética e a proposta da encenação, que propõe transformar o palco em um show de rock.

Grátis

Assista aqui

  • O Choro de Pixinguinha:

A peça resgata no palco a história da música brasileira, ao mergulhar na vida e na obra do mestre do choro, nascido no Rio de Janeiro em 1987. No palco, os atores Ana Velloso, Vera Novello, Patrícia Costa, Édio Nunes e Milton Filho vivem colegas de turma na escola. Empenhadas em seu trabalho da aula de música, cujo tema é nada menos do que “Pixinguinha”, duas meninas chamam os amigos para ajudar a encenar com elas uma peça sobre o artista. Com um olhar infantil, os aspectos da vida e da música do mestre são apresentados de forma a despertar na criançada a curiosidade e o interesse pela sua obra.

Grátis

Assista aqui

  • Ana Fumaça, Maria Memória:

Em uma fantástica viagem no tempo, Ana Fumaça Maria Memória é uma história de aventura familiar repleta de descobertas sobre perdas e lembranças. Ana quer recuperar a memória que sua avó Maria vem perdendo. Por meio de desenhos, seu avô lhe ensina que a memória é como um trem na cabeça: diversos vagões com pedacinhos de vida.

Grátis

Assista aqui

  • O Príncipe Poeira:

Inspirado no universo de Oscar Wilde, o espetáculo conta a historia de um menino de 12 anos que acabou de descobrir o amor nos olhos de uma menina que exige uma flor vermelha em troca de seu coração. Mas ao conhecer no meio um menino-príncipe que está noivo de uma andorinha, ele se depara com desafios muito maiores do que conquistar o coração da pessoa amada. A peça fala sobre a importância de sermos diferentes e traz temas como tolerância, amizade, perda e a necessidade de amar.

Grátis

Assista aqui

  • Bento Batuca:

O espetáculo revela uma viagem por São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, onde Bento vai descobrir ritmos genuinamente oriundos da cultura afro, com personagens que homenageiam figuras emblemáticas.

Bento é um menino sonhador, esperto e curioso, que batuca desde que nasceu, na mamadeira, na chupeta e transformando garfos e colheres em instrumentos de percussão. A cada encontro nessa aventura, Bento Batuca preenche a trouxinha que o acompanha de sons, cores, conhecimento e, a cada lugar que chega, descobre um pouco mais sobre a nossa cultura, a nossa música e sobre si mesmo.

Disponível no YouTube

  • O Menino que Queria Voar:

A proposta é despertar o público para o desejo do que se almeja ser em confronto com o que nos tornamos diante de um mundo mecanizado. Desta forma, Pedro, um rapaz honesto e trabalhador, vive em dias iguais no Mundo da Comunlândia. Em certo dia, repentinamente, encontra um garoto que causa um conflito em sua vida: é o momento de se reinventar ou Pedro deixará de existir.

O desejo de voar é uma metáfora que se refere ao sonho de cada indivíduo. Para a criança o desejo de querer ser algo e poder ser é simples e possível. É através da imaginação que encontram soluções para causas reais.

Disponível no YouTube

  • Uma Aventura na Neve II:

Clique aqui para ler

  • O Gigante Egoísta:

Depois de passar sete anos longe de casa, o Gigante retorna e encontra crianças brincando em seu jardim. Imediatamente, ele as expulsa e levanta um muro para cercar a propriedade. Com a chegada de um inverno rigoroso que se recusa a ir embora, o protagonista percebe quanto havia sido egoísta. Até que acorda um dia e vê que a garotada voltou a se divertir do lado de fora do palacete. Quando o grandalhão aparece, as crianças se assustam e somente um menino (boneco manipulado por Marcos Guilhon e Tatá Oliveira) continua por ali. Eles criam um vínculo e passam a trocar experiências.

A peça pode ser vista em qualquer horário por esse link

  • Tatá e o Travesseiro:

A narrativa gira em torno de Lipe, um menino tímido e introspectivo, que tem como melhor amigo seu travesseiro, Tatá. Eles formam uma dupla inseparável, sempre pronta para viver diversas aventuras nos sonhos mais empolgantes e divertidos. Porém, um dia, Tatá desaparece e Lipe acredita que ele foi sequestrado pelo Pirata dos Sonhos – um vilão clássico, que não consegue sonhar e rouba o travesseiro das crianças, já que acredita que é nos travesseiros que os sonhos residem. Tatá empreende uma jornada de resgate ao melhor amigo, tendo que vencer seus medos e angústias, aos quais apenas a sua imaginação será capaz de resolver.

A peça pode ser vista em qualquer horário por esse link

  • Por que Nem todos os dias São de Sol:

Com dramaturgia e texto de Gustavo Bicalho, que também assina a direção ao lado de Henrique Gonçalves, a peça é uma reflexão cênica entre o ser criança e o tornar-se adulto. Está dividida em quatro histórias, basicamente sobre o medo, mas também sobre muitos outros temas pertinentes à infância.

A história é apresentada como pequenas fábulas ressignificadas pela arte teatral, de forma objetiva, sintética, ágil e ao mesmo tempo, muito poética, e que habitam as lembranças de cada um de nós, dialogando com as plateias de qualquer idade.

A peça pode ser vista em qualquer horário por esse link

  • O Homem que Amava Caixas:

No palco, os atores Bruno Oliveira, Márcio Nascimento, Marise Nogueira e Virgínia Martins contracenam com objetos e bonecos e encenam através de gestos a história de relacionamento entre um pai introvertido e seu filho. Sem nenhum diálogo, a adaptação foi feita em cima das ilustrações do livro de King e mostra como o desenvolvimento do companheirismo entre os dois cresceu a partir de brincadeiras lúdicas e do silêncio.

A peça pode ser vista em qualquer horário por esse link

  • A Roupa Nova do Rei:

Essa história conta o que aconteceu quando um rei muito vaidoso, que adorava roupas novas, recebeu em seu reino uma visita inesperada: dois misteriosos tecelões, que lhe ofereceram um tecido mágico, invisível aos olhos dos tolos e incompetentes.

A peça pode ser vista em qualquer horário por esse link

  • TeleTeatro – BarraWorld:

O Barra World Shopping & Park e a Cia Teatro de Bolso apresentam o TeleTeatro Barra World, uma série de espetáculos voltado para crianças especialmente filmados para as famílias se divertirem em casa.

As peças já disponíveis são Rapunzel e o Casamento da Dona Baratinha.

As peças podem ser vistas pelo canal do Youtube do shopping.

  • A Fada do Dente e o Unicórnio:

A Zeus produções liberou a peça A Fada do Dente e o Unicórnio no YouTube gratuitamente.

Para assistir é só acessar o site da produtora

Contação de Histórias e Atividades Online:

Vários perfis no Instagram estão fazendo lives com contação de histórias pra criançada.

  • Contação de Histórias – Sesc:

Intercalando histórias e canções, Júlia Medeiros apresentará ao público do Crianças #EmCasaComSesc o seu primeiro livro publicado, “A Avó Amarela” (ÔZé Editora), com o qual foi vencedora do prêmio Jabuti como Melhor Livro Infantil em 2019. Na sequência, apresenta o conto inédito “A Avó Azul”. E por fim, narra a história de Leo Cunha, “O Sabiá e a Girafa” (FTD), obra que inspirou a sua carreira de escritora. Júlia Medeiros é natural de Barbacena, Minas Gerais, e atua como compositora e produtora do Grupo Ponto de Partida, uma das principais companhias brasileiras de teatro.

Gratuito

Dia 18 de julho às 12h

Local: YouTube Sesc

  • Domingueira de Histórias:

Durante a atividade serão apresentados contos especiais para toda a família se reunir, assistir e refletir, fazendo com que o “ficar em casa” seja divertido e um momento repleto de novos aprendizados.

Gratuito

Dia 19 de julho

– 10h às 11h – Contadores de Histórias da Viva de Brasília;
– 15h às 16h – Contadores de Histórias de Marília.
  • Mundinho Kids – Shopping Metropolitano:

O Mundinho Kids online traz releituras de clássicos infantis.

Chapeuzinho Vermelho os 3 porquinhos e um único lobo mau Crianças e pais poderão acompanhar a continuação da história e descobrir um final muito divertido.

Evento gratuito

Dia 19 de julho às 16h

Local: Instagram @shoppingmetropolitanobarra

  • Tá na Hora do Teatro:

A duração de cada história varia entre 10 e 15min e mistura atores reais, bonecos e efeitos especiais. Dois amigos, Tami e Gá, ainda atuam como fios condutores de cada episódio, criando uma identificação ainda maior com as crianças.

As histórias serão postadas toda segunda feira às 18h no YouTube

A primeira história será Os Três Porquinhos no dia 06 de julho

  • Atividade Online Carioca Shopping:

Nas redes sociais do Carioca Shopping, tem oficina que ensina a fazer uma Mesa de Totó com materiais simples como caixa de sapato, folha de papel colorida, pregador de roupas e varetas de churrasco.

Para assistir, clique aqui.

  • Histórias para Crianças:

Cléo Busatto narra contos de fadas, lendas, mitos e contos da sua autoria para as crianças. Entre as histórias já disponíveis, você vai encontrar “As oito fadas”, “A vida escondida no ovo” e “Cadê o toicinho que estava aqui?” (autoral), contadas pela escritora de um jeito todo especial, em narrações de 10 a 15 minutos.

Canal do YouTube

  • Live Personagens:

O Instagram Era Uma Vez Eventos irá promover uma live com Ariel.

Grátis

Ariel – tema: Brincadeiras do Fundo do Mar – Dia 17 de julho às 18h

Post Interativo: Dia 18 de julho às 18h (IGTV)

Local: @eraumavezeventosrj

Dicas Extras

  • 8 Brincadeiras com Bola:

Clique aqui para ler

  • 10 Livros Infantis Grátis:

Clique aqui para ler

  • 10 Brincadeiras com Papel e Caneta:

Clique aqui para ler

Espero que tenham gostado das dicas. Vamos fazer dessa quarentena um período de diversão sem sair de casa.

Compartilhe esse post com os amigos para que mais famílias possam se divertir!

E lembre-se: lave as mãos, use máscara e beba água!

Beijos!

Receba as novidades da Semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *