Férias Museu Eva Klabin 2026

A Casa Museu Eva Klabin promove, de 18 de julho a 2 de agosto, mais uma temporada das Férias no Museu.

Siga-nos no Instagram e fique por dentro de outras atividades. @riocomcriancas

Com oficinas de artes inspiradas na exposição em cartaz “Nossa América”, as atividades convidam o público a criar seres encantados, bichos imaginários, grafismos, pinturas com argila, narrativas costuradas e pequenas animações. As propostas partem do diálogo entre o conjunto arqueológico do acervo permanente da Casa e as obras da arte contemporânea latino-americana presentes na mostra, aproximando os participantes de práticas ligadas a povos originários do Brasil e de outros territórios das Américas.

A programação reúne seis oficinas, com sessões às 10h e às 15h nas quartas, quintas e sextas-feiras; aos fins de semana, as atividades acontecem em sessão única, sempre às 15h, com atividades indicadas para crianças a partir de 3 ou 5 anos. Elaboradas pela equipe do Núcleo de Educação, coordenada por Carlos Miguez, em conjunto com a direção artística da Casa Museu Eva Klabin, as atividades propõem experiências de criação que transitam por diferentes eixos — corpo, oralidade, matéria, imagem e gesto, —sempre em diálogo com o universo visual e simbólico da exposição.

Durante o período da programação, o público também pode participar das visitas mediadas à Casa Museu Eva Klabin, realizadas pela equipe do Núcleo de Educação de quarta-feira a domingo, das 14h às 18h, com uma sessão por hora.

OFICINAS

Na oficina Histórias Indígenas no Teatro de Sombras, crianças a partir de 3 anos são convidadas a explorar a relação entre corpo, luz e sombra para dar forma a personagens, imagens e histórias. A atividade tem como ponto de partida mitos e narrativas de diferentes culturas indígenas do Brasil e dos Andes, estimulando a expressividade corporal e a criação coletiva.
A oficina acontece nos dias 18 de julho, sábado, às 15h; 24 de julho, sexta-feira, às 15h; e 29 de julho, quarta-feira, às 10h.

A Pintura com Argila propõe uma experiência lúdica com um material ligado à terra, ao território e à ancestralidade. Indicada para crianças a partir de 3 anos, a oficina estimula a imaginação e a criação artística a partir da argila, aproximando os participantes de processos manuais presentes em diferentes tradições culturais.
As sessões acontecem nos dias 19 de julho, domingo, às 15h; 24 de julho, sexta-feira, às 10h; e 30 de julho, quinta-feira, às 15h.

Em Experimentos de Grafismos, os participantes criam traços, formas e composições gráficas inspirados em tradições ancestrais de povos originários do Brasil. A atividade, indicada para crianças a partir de 3 anos, apresenta imagens e referências de diferentes etnias, que servem como ponto de partida para a elaboração de grafismos próprios.
A oficina será realizada nos dias 22 de julho, quarta-feira, às 10h; 26 de julho, domingo, às 15h; e 31 de julho, sexta-feira, às 15h.

Inspirada no mito da cobra-canoa, conhecida como “a avó do mundo”, a oficina Costurando Histórias combina contação de histórias e técnicas têxteis. Voltada para crianças a partir de 5 anos, a atividade utiliza linhas, tecidos e agulhas como ferramentas para que os participantes criem suas próprias narrativas, exercitando a oralidade e a coordenação motora.
As sessões acontecem nos dias 23 de julho, quinta-feira, às 10h; 29 de julho, quarta-feira, às 15h; e 2 de agosto, domingo, às 15h.

Na oficina Animação de Seres Encantados, crianças a partir de 5 anos experimentam a técnica de stop motion para criar pequenas animações. Os personagens, seres e paisagens presentes na exposição “Nossa América” servem como inspiração para a construção das histórias, aproximando os participantes de uma linguagem audiovisual simples e criativa.
A atividade acontece nos dias 22 de julho, quarta-feira, às 15h; 25 de julho, sábado, às 15h; e 31 de julho, sexta-feira, às 10h.

Já em Invenção de Bichos Imaginários, os participantes criam animais a partir de formas geométricas, em uma atividade de colagem inspirada na exposição “Nossa América”. Indicada para crianças a partir de 5 anos, a oficina explora as relações entre fauna, flora e geometria, estimulando a experimentação visual e a criação de criaturas inventadas.
As sessões acontecem nos dias 23 de julho, quinta-feira, às 15h; 30 de julho, quinta-feira, às 10h; e 1º de agosto, sábado, às 15h.

Mais informações:

Entrada gratuita, com retirada de senha 10 minutos antes do início das atividades.

Até 2 de agosto de 2026

Casa Museu Eva Klabin – Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa, Rio de Janeiro

Receba as novidades da semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *