Férias no Museu da Vida

O Museu da Vida, localizado na Avenida Brasil, preparou uma super programação de férias para a toda a família!

Siga-nos no Instagram e acompanhe as novidades. @riocomcriancas

Programação:

Atividades externas

  • Parque da Ciência e Pirâmide:

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida.

No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia.

O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido.

A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.

Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos
Obs.: não há atividades em dias de chuva.
  • Castelo Mourisco:

Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo da Fiocruz é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.
* Visitação mediada. Público limitado a 45 espectadores por grupo.

De terça a sexta, com saídas às 9h10, 9h50, 10h30, 11h20, 13h30, 14h10, 14h50 e 15h30.
Onde: Castelo Mourisco
Idade: livre

Teatro e vídeo

  • Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal’

Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios…. Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!

Dia 21 de julho às 10h30 e 13h30
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: a partir de 8 anos

  • Conhecendo o Céu Tupi-Guarani:

Sinopse: um passeio pelo céu tupi guarani, conhecendo quatro constelações, marcadoras de tempos anuais no hemisfério sul: o Homem Velho (verão), o Veado (outono), a Ema Branca (inverno) e a Anta do Norte (primavera). Vamos observá-las com o simulador do céu Planetário Stellarium e descobrir onde estão e quando observá-las no céu ao longo do ano! 

Dias 18, 20, 25 e 27 de julho, às 10h, 11h, 14h e 15h.
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: A partir de 10 anos

Exposições

  • Vida e saúde: relações (in)visíveis:

A exposição ‘Vida e saúde: relações (in)visíveis’ apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.

Onde: Prédio da Cavalariça

  • Rios em Movimento:

‘Rios em Movimento’ é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos – Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.

Onde: Salão de Exposições Temporárias

Mais informações:

Entrada gratuita

De terça a sexta das 09h às 16h30m

Av. Brasil, 4365 – Manguinhos

Veja mais atrações de férias aqui

Receba as novidades da semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *