Férias no Museu do Amanhã

As férias de julho estão chegando e o Museu do Amanhã preparou uma programação especial para crianças de todas as idades poderem se divertir e aprender. Aproveite! É grátis!

Siga-nos no Instagram e acompanhe as novidades. @riocomcriancas

Durante os finais de semana do mês, os pequenos poderão fazer parte de atividades como oficinas educativas, contação de histórias e experiências na horta. A inscrição das atividades é feita por formulários online, e não é necessário adquirir o ingresso do Museu para participar. A agenda é pautada pelo Dia da Ciência (8/7), o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/7) e uma das oficinas relembra os 150 anos do nascimento do Santos Dumont (20/7).

Aqueles que desejarem conferir também as exposições em cartaz no Museu do Amanhã devem realizar a compra do ingresso no site da Sympla ou na bilheteria. Além da exposição de longa duração e da mostra “Celular 50”, a partir de 11 de julho estreia a instalação “Uma Cidade na Floresta” e em 25 de julho a mostra de literatura expandida “Sai-fai: ficção científica à brasileira”.

08 de julho, sábado

  • 10h30 – 12h00 : Experimentações do brincar – Oficina de DNA (de 4 a 7 anos). Inscrição: via formulário
  • 14h30 – 16h00: Experimentações do brincar – Oficina de DNA (de 8 a 11 anos). Inscrição: via formulário

Local: Terreiro de Curiosidades

Sinopse: O que é o DNA? Onde está o DNA? Como podemos estudar o DNA? Inspirados por estes questionamentos e pela efeméride do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico (celebrado em 08.07), os educadores do Museu promovem uma oficina de extração do DNA. Nesta ocasião, serão utilizadas algumas espécies de frutas para que as crianças conheçam e compreendam a importância do código genético. Os participantes também irão construir seus próprios modelos de DNA e os educadores irão conversar sobre o trabalho dos cientistas.

14 de julho, sábado

  • 14h30 – 16h00: Experimentações do brincar – Oficina “Fósseis do Amanhã” (de 8 a 11 anos). Inscrição: via formulário

Local: Terreiro de Curiosidades

Sinopse: Os educadores realizam a contação de uma história que começa há milhões de anos e a centenas de quilômetros do museu para que as crianças possam compreender o que são e como são formados os fósseis. Além disso, promovem uma atividade de investigação para identificar os fósseis presentes no Museu e, a partir disso, propõem aos participantes recriar e reimaginar esses animais e seu local de vida passada através do conceito da paleoarte.

22 de julho, sábado

  • 9h30 às 12h00 – Mata Atlântica abraça o Museu do Amanhã (a partir de 7 anos). Inscrição: via formulário

Local: Área externa/jardins

Sinopse: A atividade promove reflexões sobre soberania e segurança alimentar. A ação é uma investigação acerca das espécies nativas da Mata Atlântica que estão presentes e que são cultivadas no entorno do Museu do Amanhã, a fim de identificar as plantas comestíveis e seus diferentes usos na alimentação.

  • 14h30 – 16h00: Experimentações do brincar – Oficina de aviões (8 a 11 anos)

Inscrição: via formulário

Local: Terreiro de Curiosidades

Sinopse: As crianças irão investigar os mecanismos, as funcionalidades e engenhosidades por detrás da capacidade de voo dos aviões. E, ao final, poderão construir seu próprio avião de papel. A oficina é inspirada em duas efemérides: dia 20 de Julho, data que marca os 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, e o Dia Nacional da Ciência, celebrado em 8 de julho.

29 de julho, sábado

  • 10h30 – 12h30 : Rolê STEAM (de 7 a 11 anos)

Local: Observatório

Inscrição: via formulário

Sinopse: O Rolé STEAM é uma atividade oferecida pelo Museu do Amanhã com o objetivo de promover o engajamento de crianças sobre as principais problemáticas que atravessam nossa atualidade a fim de buscar por suas soluções tendo como referencial a metodologia STEAM (do inglês, Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics). O encontro de julho será dedicado a evidenciar a trajetória e a contribuição das mulheres na ciência.

  • 14h30 – 17h00: Clube da Horta (a partir de 4 anos)

Local: Observatório

Inscrição: via formulário

Sinopse: O Clube da Horta do Museu do Amanhã é um programa de formação coletiva sobre ecologia e sustentabilidade a partir dos conhecimentos ancestrais. Em 2023, a iniciativa aprofunda sua relação com a Aldeia Vertical e suas lideranças indígenas, e toma como nova parceira a Providência Agroecológica. Na edição do mês das férias, os participantes vão escavar a terra e colher suas cores. Caules, folhas, frutos e outros proveitos ofertados pela Natureza permitem a composição de um universo amplo de cores e tonalidades. O público participará de um experimento de apreensão e produção de pigmentos naturais inspirado nas técnicas de distintas comunidades tradicionais para tingimento de telas e tramas.

30 de julho, domingo

  • 10h30 – 11h30 : Pequenos Terráqueos (de 3 a 6 anos)

Local: Observatório

Inscrição: via formulário

Sinopse: Através de música e de objetos sensoriais, a atividade busca apoiar o desenvolvimento motor e sensorial das crianças. De dentro das sacolas-surpresa, saem bacias que viram chapéus, que viram tambores, bolinhas que são comidinhas para sopa, tecidos que viram capas de princesas e super heróis e o que mais a imaginação criar.

  • 14h30 – 16h00: Amanhã de Histórias: “Nas águas das Yabás” (Classificação Livre)

Local: Observatório

Inscrição: via formulário

Sinopse: Contação de Histórias e Músicas africanas e afro-brasileiras. Yabás são mães e rainhas, ancestrais do povo iorubá. Divindades que, através de suas histórias, mostram a potência do feminino. Imensas como as águas do mar, capazes de fluir como os rios, viver ao sabor dos ventos, flutuar como a névoa, renovar o espírito, ter fartura, pureza de coração e amor. Nesta contação, o público conhecerá três dessas muitas mulheres e suas aventuras.

Mais informações:

Evento gratuito

Todos os sábados e domingos de julho 

Veja mais eventos de férias aqui

Receba as novidades da semana

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *