Férias no Museu do Pontal

O Museu do Pontal inaugura sua programação de 2023 com o projeto Férias no Pontal: arte, brincadeira e natureza, que vai ocupar o espaço de arte na Barra com uma intensa programação para a família.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as novidades. @riocomcriancas

Às quintas e sextas-feiras, a partir das 10h30, acontecem as oficinas de educação ambiental, em parceria com o Instituto Moleque Mateiro. As crianças vão explorar a imaginação criando brinquedos commateriais recicláveis; pintar o sete com pigmentos naturais; plantar mudas na horta e caçar tesouros escondidos pelo jardim. Para finalizar as atividades de forma divertida e refrescante, vão tomar banho de mangueira e deslizar em um tobogã no gramado.

Também às quintas e sextas, entre 15h30 e 17h30, a equipe de arte-educadores do Museu do Pontal comanda vivências diversas e brincadeiras coletivas, como pique bandeira, futebol e queimado.

Aos sábados e domingos, sempre às 10h, serão feitas as oficinas de arte, com atividades coordenadas por artistas como Getúlio Damado, conhecido pelas obras feitas com sucata e pelas réplicas do bondinho de Santa Teresa.

Nas tardes de sábado, às 16h, o circo invade o espaço com espetáculos de palhaçaria. Um dos destaques é o Homem Bola, personagem do artista Horácio Storani que encantou o público do festival O Circo Chegou, realizado em outubro como parte das comemorações do primeiro ano da nova sede do Museu do Pontal. As tardes de domingo, também a partir das 16h, serão embaladas por sessões de contação de histórias.

A cafeteria Divino Café, no Museu do Pontal, terá um cardápio especial para o almoço com pratos por R$25, para atender às famílias que quiserem passar o dia todo no Museu do Pontal.

As Visitas musicadas e o Baú de brinquedos, atividades que normalmente são realizadas aos fins de semana, ganham sessões extras durante as Férias no Pontal.

Programação:

Quinta-feira – 12 de janeiro

  • 10h30m – Caça ao tesouro. O Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental promove uma caça ao tesouro no jardim. Na atividade as crianças vão explorar a área ao ar livre do Museu do Pontal, fazer atividades na horta e depois se refrescar com um banho de mangueira, com direito a deslizar no tobogã. Classificação: livre.
  • 11h e 15h – Visita musicada.
  • 12h e 17h – Baú de brinquedos.
  • 15h30m – Brinquedos cantados. A cantora, compositora e arte-educadora Adriana Passos proporciona um momento mágico a crianças e adultos, convidando-os a interagir através da música, do corpo e da teatralização. Classificação: livre.
  • 16h30m – Atividades coletivas e brincadeiras.

Sexta-feira, 13 de janeiro

  • 10h30m – Jogo da Água – O Instituto Moleque Mateiro apresenta o Jogo da Água, que inclui a preparação de um filtro biológico que será usado para despertar percepção e entendimento dos sedimentos em cada camada do solo e sua função. No final, todos vão conhecer e explorar outros sedimentos e trabalhar com argila. E para chegar em casa limpinho, um refrescante banho de mangueira no jardim. Classificação: livre.
  • 11h e 15h – Visita musicada.
  • 12h e 17h – Baú de brinquedos.
  • 15h30m – Criar e brincar é só começar. Um misto de brincadeiras de roda, brinquedos de circo, movimentações e figuras corporais com muita alegria, ludicidade e diversão. É o que promete a oficina coordenada pelo técnico circense, brincante e arte-educador João Griot. Classificação livre.
  • 16h30m – Atividades coletivas e brincadeiras.

Sábado, 14 de janeiro

  • 10h – Laboratório de animação. Matheus Marins ensina animação de forma a incentivar a criatividade das crianças, apresentando as etapas da produção de uma história em Stop Motion. A animação é feita na hora, em grupos, com elementos diversos disponibilizados pelo facilitador para mostrar a versatilidade da técnica. Classificação livre.
  • 11h e 15h – Visita musicada.
  • 12h e 17h – Baú de brinquedos.
  • 16h – Ciência ou Mágica? No espetáculo, Patrick, o Mágico embaralha dois universos bem distintos que encantam a humanidade, o mistério da mágica e todo seu poder de sugestionar e entreter, e o fascínio da ciência com suas infinitas possibilidades. Integrando arte e educação de forma criativa, “Ciência ou Mágica?” envolve o público com desafios que estimulam o raciocínio e a curiosidade de crianças e jovens. Classificação: livre.

Domingo, 15 de janeiro

  • 10h – Oficina de Histórias em Quadrinhos. O escritor, músico e artista visual Gabriel Billy ensina crianças e suas famílias a produzirem suas próprias histórias em quadrinhos. Classificação: livre.
  • 11h e 15h – Visita musicada.
  • 12h e 17h – Baú de brinquedos.
  • 16h – Contação de histórias: A Loja de Relógios. A atriz, produtora e contadora de histórias Kika Farias interpreta Maria, que, junto com o avô Pedin, dono de uma loja de relógios, conserta relógios, faz aviões e relembra histórias da infância do avô no interior de Pernambuco. Classificação: a partir de 6 anos.

Quinta-feira, 19 de janeiro 

  • 10h30m – Criação de brinquedos e obras de arte com recicláveis. Para explorar a criatividade da molecada, os monitores do Instituto Moleque Mateiro propõem atividades de criação de brinquedos e obras de arte utilizando materiais recicláveis e pintura com pigmentos naturais. Para acordar o corpo e mente, vai rolar um aquecimento com brincadeiras no jardim. Todos vão conhecer a conhecer a Horta do Pontal e ajudar na manutenção com ações de poda, rega e cobertura do solo. Para finalizar de forma divertida e refrescante, o banho de mangueira está confirmado, junto da oficina de bola de sabão gigante. Classificação: livre.
  • 14h – Visita musicada.
  • 15h – Baú de brinquedos.
  • 15h30m – Ritmos afro-brasileiros. A doutoranda em Música pela UNIRIO e arte-educadora Beatriz Bessa promove a oficina usando material reciclado, instrumentos musicais e percussão corporal, onde as crianças irão participar de vivências rítmicas a partir da nossa ancestralidade africana. Maculelê, jongo, capoeira, funk e ijexá estarão no repertório dessa atividade corporal e instrumental que reverencia a riqueza da cultura afro-brasileira. Classificação: livre.
  • 16h30m – Atividades coletivas e brincadeiras.

Sexta-feira, 20 de janeiro

  • 10h30m – Brincadeiras cooperativas. Fechando a participação do Instituto Moleque Mateiro no programa Férias no Pontal as atividades serão todas voltadas para as brincadeiras cooperativas, com a garotada se dividindo em grupos para se divertir ao longo de toda a manhã, finalizando com o banho de mangueira e o tobogã. Classificação: livre.
  • 14h – Visita musicada.
  • 15h – Baú de brinquedos.
  • 15h30m – Batuca o corpo – jogos com percussão corporal. Nesta oficina, por meio de jogos e dinâmicas lúdicas, o musicoterapeuta e educador musical Luís Aragão vai convidar crianças de todas as idades a descobrirem e brincarem com os sons e batuques dos seus próprios corpos.  Classificação: livre.
  • 16h30m – Atividades coletivas e brincadeiras.

Sábado, 21 de janeiro

  • 10h – Oficina de tintas naturais, com John Bermond. O artista natural e permacultor Jhon Bermond ensina a observar, extrair e aplicar cores de raízes, folhas, legumes, verduras, flores, frutos, sementes e argilas, sempre com muito respeito pela natureza. Classificação: livre.
  • 11h e 15h – Visita musicada.
  • 12h e 17h – Baú de brinquedos.
  • 16h – O Mirabolante Homem Bola. O Mirabolante Homem Bola, interpretado pelo artista Horácio Storani, volta ao Museu do Pontal depois de ter sido um dos maiores sucessos do Festival O Circo Chegou!. O espetáculo é conduzido pelo jogo estabelecido entre o palhaço e a plateia. Entre números de equilibrismo, excentricidade musical e charlatanismo, o Homem Bola culmina de forma bombástica com a hilariante fusão entre um homem em colante e um balão de proporções fora do comum. Classificação: livre.

Domingo, 22 de janeiro

  • 10h – Oficina de xilogravura. O designer e gravurista carioca Thiago Modesto e a artesã e designer de interiores Thais Merçon coordenam a oficina de xilogravura, proporcionando ao público infantil a oportunidade de experimentação, além da chance de aumentar o repertório de imaginação por meio da técnica da gravura. Classificação: de 5 a 12 anos.
  • 11h e 15h – Visita musicada.
  • 12h e 17h – Baú de brinquedos.
  • 16h – Maria Menina – Minha Dupla Cia. Um dia nasceu Maria Menina. Na cabeça dela crescia um cabelo que dava voltinha, se embaraçava, ocupava espaço, era um cabelo muito faceiro, cheio de vontades e opiniões próprias. Mas na cidade em que Maria nasceu todos tinham medo de cabelos como aquele e, por isso, sua Tia o prendeu bem firme para que ele não se esparramasse por aí. A Minha Dupla Companhia Artística encena a jornada de Maria na busca pela autoaceitação. Classificação: livre.

Evento gratuito com contribuição sugerida

Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca

Retire o ingresso antecipadamente: https://site.bileto.sympla.com.br/museudopontal/

Veja mais atrações de férias aqui

Receba as novidades da semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *