O Que Fazer em Miguel Pereira

Oi, pessoal! Sou uma pessoa que ama bate volta! Adoro pegar a estrada, conhecer um lugar novo e voltar pra casa. Geralmente escolho destinos que estão a cerca de 2 horas do Rio e vou. E, dessa vez, escolhi Miguel Pereira.

Siga-nos no Instagram e acompanhe nossos passeios em tempo real. @riocomcriancas

Miguel Pereira é uma cidade do Vale do Café que fica a mais ou menos 2 horas do Rio de Janeiro e é perfeita para um bate volta. A cidade é tranquila e tem ares de interior.

Em apenas um dia na cidade, da pra conhecer os principais pontos turísticos com calma. É um passeio para toda a família.

Você pode usar essas dicas para um bate volta e até mesmo para um fim de semana ou pernoite. (Vou deixar dicas de pousadas no final)

Na nossa passagem pela cidade, conhecemos 7 locais diferentes que compartilho com vocês.

  • Queda Santa Branca – fica na estrada, sentido Miguel Pereira do lado direito. Vale a pena parar para conhecer. Pra banho, eu não achei bacana. Mas vale contemplar!

  • Parada Arcádia – essa parada também fica na estrada. É perfeito para começar o dia com um café da manhã. Lá tem o famoso pão de linguiça da Serra. Além de lanchonete, a loja vende produtos de artesanato, mel, entre outros. (Estrada Miguel Pereira, 1770)

  • Mirante da Serra – também na estrada, fica do lado direito. É bem sinalizado e é irresistível parar para contemplar a paisagem. É de tirar o fôlego!

  • Lago Javary – o Lago Javary é o cartão postal de Miguel Pereira. É perfeito para fazer um piquenique, andar de bicicleta, de cavalo, de pedalinho ou apenas caminhar sem compromisso.

Às margens do lago, tem um parquinho infantil super bem cuidado. Aliás, por toda a cidade tem pracinhas com parquinhos. É super kidsfriendly.

Por ali, fica um rapaz que aluga cavalos para uma voltinha. Custa R$15,00 por pessoa e o rapaz leva para dar uma volta no campo que dura mais ou menos 20 minutos. Quem sabe andar sozinho, faz sozinho. E quem não sabe, ele vai puxando o cavalo.

ATENÇÃO: por conta da pandemia, os serviços de pedalinho e aluguel de bicicletas estão suspensos no momento.

  • Museu Ferroviário – se você ama trens e Maria Fumaça, não deixe de ir até o Museu. É pequeno e é a céu aberto. Não tem placa de explicação nem nada. Mas vale a pena conhecer (e entrar) na Maria Fumaça que fica ali em exposição. Parece que a gente volta no tempo. (Rua General Ferreira Amaral, s/n)

E bem em frente à estação, tem uma pracinha com parquinho.

  • Viaduto Paulo de Frontin – o famoso viaduto leva o nome de Paulo de Frontin por ser homenagem a um dos engenheiros que construíram o viaduto. Mas ele fica mesmo em Miguel Pereira. É um passeio para contemplar e reviver a história do viaduto que tem mais de 120 anos de muita história. Ele também é o único viaduto em ferro e curva do mundo do mundo! Tem 32 metros de altura 82 metros de comprimento.

Para chegar, escreva no Waze: Viaduto eng. Paulo de Frontin. Não tem erro e a estrada não é ruim.

  • Cachoeira do Poção – essa cachoeira você pode ir pra passar o dia ou apenas para contemplar. Nós apenas contemplamos, pois estava muito frio. Mas fica essa dica para um dia de calor. (Rua Antenor Magalhães)

Lá dentro tem apoio de restaurante, banheiro e choverão. Não paga nada pra entrar, somente o que consumir e não pode entrar com bebidas de fora.

  • Mirante do Fragoso: no caminho de ida ou volta para o viaduto Paulo de Frontin e/ou Cachoeira do Poção, há um mirante com uma linda vista. Vale a pena parar rapidinho.

Para almoçar, escolhemos o restaurante Comilância, que fica no centro de Miguel Pereira (Rua Algecira Alarcão Ferreira, 39). A comida é a quilo, gostosa e tem um preço bom.

Pra quem quiser algo mais sofisticado, pode ir no Le Vélo Montagne (Av. Marechal Rondon, 500) ou no Summer Garden (Rua Bruno Lucci, 909). São restaurantes lindos e com área externa convidativa.

Foi um bate volta que valeu super a pena! A viagem foi tranquila tanto na ida quanto na volta. Chegamos por volta das 10h e fomos embora por volta das 18h. Recomendo!

Dica de pousadas em Miguel Pereira:

Para mais detalhes do passeio, veja nosso vídeo no canal. Clique aqui.

Leia também: Rancho dos Quindins Fazendinha e Restaurante – Paty do Alferes

IMPORTANTE: Atualmente. Miguel Pereira está com barreiras sanitárias. Para entrar, é necessário apresentar voucher de reserva de restaurante ou hotel.


Receba
as novidades da Semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *