Programação Infantil Rio de Janeiro 04 a 06 de Setembro

Oi, pessoal! Vamos curtir o fim de semana? Pra quem já está saindo, tem novidade: os museus já estão autorizados a funcionar e alguns já retornam nesse fim de semana. Consulte no site da atração antes de sair de casa.

Tem vídeo novo lá no canal:

O que Fazer em Paquetá

Navegando e Remando em Barra de Guaratiba

*Aproveita e se inscreve no canal que tem vídeo novo de passeio toda quinta e domingo 🙂

Siga-nos no Instagram e aproveite as novidades. @riocomcriancas

Novidades:

  • Projeto Redescubra o Rio tem descontos de até 50% em pontos turísticos do Rio:

Clique aqui para ler

Cinema:

  • Go Dream – BarraShopping:

*Ingressos com desconto

Clique aqui para ler

  • Drive in Rio – Lagoa:

Clique aqui para ler

  • Drive in Cinesystem – Uptown:

Clique aqui para ler

  • Drive in das Artes – Cidade das Artes:

Clique aqui para ler

Circo:

  • Babilônia Circus Drive in:

Clique aqui para ler

Teatro Online

  • Rústico:

Criado em coprodução com a Cia. Cíclicus, da Espanha, “Rústico” traz uma narrativa acrobática sobre a natureza, apresentada direto do quintal dos artistas.

Grátis

Dia 05 de setembro às 12h

Local: YouTube

  • Malala – A Menina que Queria ir pra Escola:

Uma história real e comovente para inspirar pais e filhos a acreditarem no poder transformador da educação.

“Malala, a menina que queria ir para a escola” é a primeira adaptação teatral do livro-reportagem da premiada escritora e jornalista Adriana Carranca. O espetáculo narra a viagem da jornalista Adriana Carranca ao Paquistão, dias depois do atentado à vida de Malala por membros do Talibã, por defender o direito de meninas à educação. A jornalista curiosa, desbravadora e inquieta, atravessa meio mundo para descobrir o que aconteceu de verdade com a menina chamada Malala Yousafzai e porque ela estava sendo perseguida. Era uma missão perigosa, pois a terra natal de Malala, um vale de extraordinária beleza no interior do Paquistão, havia se tornado um território proibido para jornalistas. Vestida como as mulheres do Vale do Swat, a jornalista circula pelas ruas da cidade, se hospeda na casa de moradores locais, conhece as amigas de Malala, sua escola e até mesmo a casa onde morava.

Grátis

O espetáculo ficará disponível online até dia 30 de setembro

A exibição será pelo canal do Itaú

  • Makuru – Uma Canção de Ninar:

As cantigas de ninar fazem parte das nossas mais remotas lembranças da primeira infância. Com elas, vem à tona uma série de figuras e personagens do folclore brasileiro, que por muitas vezes ficam esquecidas. Um dos principais objetivos da peça é relembrar alguns desses nomes e apresentá-los de forma vibrante à plateia. Na história, o menino Makuru e a sua família – que sofre para conseguir fazê-lo dormir – não sabem que em cima do telhado de sua casa vivem seres estranhos, tais como a Murucututu, a Tutu e o João Pestana. Juntos, esses seres tentam a todo custo serem lembrados pela família, que recorre às velhas cantigas. O espetáculo conta com direção musical, música original e arranjos de Tim Rescala.

Grátis

Assista aqui

  • Isaac no Mundo das Partículas:

Todo bom cientista deve ser inventivo, curioso, ter espírito investigativo e uma certa obsessão pelo desafio. Mas como será que nasce esse cientista? Eis a pergunta que conduz o musical infantil Isaac no mundo das partículas. A peça é uma adaptação do livro homônimo da escritora e professora de Física Elika Takimoto e trata de um tema nada fácil – a Física de partículas – de maneira envolvente, divertida e informativa. O músico David Bowie e seu lendário personagem Ziggy Stardust inspiram a estética e a proposta da encenação, que propõe transformar o palco em um show de rock.

Grátis

Assista aqui

  • O Choro de Pixinguinha:

A peça resgata no palco a história da música brasileira, ao mergulhar na vida e na obra do mestre do choro, nascido no Rio de Janeiro em 1987. No palco, os atores Ana Velloso, Vera Novello, Patrícia Costa, Édio Nunes e Milton Filho vivem colegas de turma na escola. Empenhadas em seu trabalho da aula de música, cujo tema é nada menos do que “Pixinguinha”, duas meninas chamam os amigos para ajudar a encenar com elas uma peça sobre o artista. Com um olhar infantil, os aspectos da vida e da música do mestre são apresentados de forma a despertar na criançada a curiosidade e o interesse pela sua obra.

Grátis

Assista aqui

  • Ana Fumaça, Maria Memória:

Em uma fantástica viagem no tempo, Ana Fumaça Maria Memória é uma história de aventura familiar repleta de descobertas sobre perdas e lembranças. Ana quer recuperar a memória que sua avó Maria vem perdendo. Por meio de desenhos, seu avô lhe ensina que a memória é como um trem na cabeça: diversos vagões com pedacinhos de vida.

Grátis

Assista aqui

  • O Príncipe Poeira:

Inspirado no universo de Oscar Wilde, o espetáculo conta a historia de um menino de 12 anos que acabou de descobrir o amor nos olhos de uma menina que exige uma flor vermelha em troca de seu coração. Mas ao conhecer no meio um menino-príncipe que está noivo de uma andorinha, ele se depara com desafios muito maiores do que conquistar o coração da pessoa amada. A peça fala sobre a importância de sermos diferentes e traz temas como tolerância, amizade, perda e a necessidade de amar.

Grátis

Assista aqui

  • Bento Batuca:

O espetáculo revela uma viagem por São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, onde Bento vai descobrir ritmos genuinamente oriundos da cultura afro, com personagens que homenageiam figuras emblemáticas.

Bento é um menino sonhador, esperto e curioso, que batuca desde que nasceu, na mamadeira, na chupeta e transformando garfos e colheres em instrumentos de percussão. A cada encontro nessa aventura, Bento Batuca preenche a trouxinha que o acompanha de sons, cores, conhecimento e, a cada lugar que chega, descobre um pouco mais sobre a nossa cultura, a nossa música e sobre si mesmo.

Disponível no YouTube

  • O Menino que Queria Voar:

A proposta é despertar o público para o desejo do que se almeja ser em confronto com o que nos tornamos diante de um mundo mecanizado. Desta forma, Pedro, um rapaz honesto e trabalhador, vive em dias iguais no Mundo da Comunlândia. Em certo dia, repentinamente, encontra um garoto que causa um conflito em sua vida: é o momento de se reinventar ou Pedro deixará de existir.

O desejo de voar é uma metáfora que se refere ao sonho de cada indivíduo. Para a criança o desejo de querer ser algo e poder ser é simples e possível. É através da imaginação que encontram soluções para causas reais.

Disponível no YouTube

  • Uma Aventura na Neve II:

Clique aqui para ler

  • O Gigante Egoísta:

Depois de passar sete anos longe de casa, o Gigante retorna e encontra crianças brincando em seu jardim. Imediatamente, ele as expulsa e levanta um muro para cercar a propriedade. Com a chegada de um inverno rigoroso que se recusa a ir embora, o protagonista percebe quanto havia sido egoísta. Até que acorda um dia e vê que a garotada voltou a se divertir do lado de fora do palacete. Quando o grandalhão aparece, as crianças se assustam e somente um menino (boneco manipulado por Marcos Guilhon e Tatá Oliveira) continua por ali. Eles criam um vínculo e passam a trocar experiências.

A peça pode ser vista em qualquer horário por esse link

  • Tatá e o Travesseiro:

A narrativa gira em torno de Lipe, um menino tímido e introspectivo, que tem como melhor amigo seu travesseiro, Tatá. Eles formam uma dupla inseparável, sempre pronta para viver diversas aventuras nos sonhos mais empolgantes e divertidos. Porém, um dia, Tatá desaparece e Lipe acredita que ele foi sequestrado pelo Pirata dos Sonhos – um vilão clássico, que não consegue sonhar e rouba o travesseiro das crianças, já que acredita que é nos travesseiros que os sonhos residem. Tatá empreende uma jornada de resgate ao melhor amigo, tendo que vencer seus medos e angústias, aos quais apenas a sua imaginação será capaz de resolver.

A peça pode ser vista em qualquer horário por esse link

  • Por que Nem todos os dias São de Sol:

Com dramaturgia e texto de Gustavo Bicalho, que também assina a direção ao lado de Henrique Gonçalves, a peça é uma reflexão cênica entre o ser criança e o tornar-se adulto. Está dividida em quatro histórias, basicamente sobre o medo, mas também sobre muitos outros temas pertinentes à infância.

A história é apresentada como pequenas fábulas ressignificadas pela arte teatral, de forma objetiva, sintética, ágil e ao mesmo tempo, muito poética, e que habitam as lembranças de cada um de nós, dialogando com as plateias de qualquer idade.

A peça pode ser vista em qualquer horário por esse link

  • O Homem que Amava Caixas:

No palco, os atores Bruno Oliveira, Márcio Nascimento, Marise Nogueira e Virgínia Martins contracenam com objetos e bonecos e encenam através de gestos a história de relacionamento entre um pai introvertido e seu filho. Sem nenhum diálogo, a adaptação foi feita em cima das ilustrações do livro de King e mostra como o desenvolvimento do companheirismo entre os dois cresceu a partir de brincadeiras lúdicas e do silêncio.

A peça pode ser vista em qualquer horário por esse link

  • A Roupa Nova do Rei:

Essa história conta o que aconteceu quando um rei muito vaidoso, que adorava roupas novas, recebeu em seu reino uma visita inesperada: dois misteriosos tecelões, que lhe ofereceram um tecido mágico, invisível aos olhos dos tolos e incompetentes.

A peça pode ser vista em qualquer horário por esse link

  • TeleTeatro – BarraWorld:

O Barra World Shopping & Park e a Cia Teatro de Bolso apresentam o TeleTeatro Barra World, uma série de espetáculos voltado para crianças especialmente filmados para as famílias se divertirem em casa.

As peças já disponíveis são Rapunzel e o Casamento da Dona Baratinha.

As peças podem ser vistas pelo canal do Youtube do shopping.

  • A Fada do Dente e o Unicórnio:

A Zeus produções liberou a peça A Fada do Dente e o Unicórnio no YouTube gratuitamente.

Para assistir é só acessar o site da produtora

Contação de Histórias e Atividades Online:

Vários perfis no Instagram estão fazendo lives com contação de histórias pra criançada.

  • Hora da Diversão:

Com forca, jogo da memória, caça-palavras, quebra-cabeça, palavras cruzadas, entre outras atividades nas áreas de cultura, esporte e educação, a atração foi concebida para entreter e divertir as crianças de forma educativa.

Os interessados em participar devem se inscrever previamente até o dia 4 de setembro, no link http://bit.ly/hora-da-diversao A participação é restrita para crianças entre 8 e 12 anos que serão sorteadas ao vivo pelos apresentadores e poderão entrar nos jogos com o uso do celular.

Grátis

Dia 06 de setembro às 16h

Local: YouTube
  • O Jogo Teatral, A Máscara e seus Arquétipos:

Esta oficina oferecerá uma vivência com uma linguagem especifica do Teatro, a commedia dell’arte tendo como inspiração os personagens e seus arquétipos. Além disso você vai aprender a confeccionar a meia máscara teatral expressiva.

A oficina vai acontecer de 08/09 a 11/09 de 18h as 19:30h, por meio de vídeoconferências na Sympla Streming ( Beta). E é indicado para crianças entre 8 e 16 anos.

Gratuito

De 08 a 11 de setembro das 18h às 19h30m

Inscrições no site da Sympla.

  • Mundinho Kids – Shopping Metropolitano:

Oficina de máscara de animais da Amazônia – Em homenagem ao Dia da Amazônia, dia 05 de setembro, essa oficina ensinará às crianças a criarem máscaras divertidas de animais próprios da região. Uma oportunidade para explicar sobre o meio ambiente e sobre a importância da floresta para as nossas vidas.

Grátis

Dia 06 de setembro às 16h

Local: Instagram @shoppingmetropolitanobarra

  • Histórias para Crianças:

Cléo Busatto narra contos de fadas, lendas, mitos e contos da sua autoria para as crianças. Entre as histórias já disponíveis, você vai encontrar “As oito fadas”, “A vida escondida no ovo” e “Cadê o toicinho que estava aqui?” (autoral), contadas pela escritora de um jeito todo especial, em narrações de 10 a 15 minutos.

Canal do YouTube

  • Live Personagens:

O Instagram Era Uma Vez Eventos irá promover uma live com a princesa Rapunzel.

Grátis

Rapunzel – tema: 3 coisas para acabar com o tédio – Dia 04 de setembro às 18h

Post Interativo: Dia 05 de setembro às 18h (IGTV)

Local: @eraumavezeventosrj

Receba as novidades da Semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *