10 Brincadeiras com Papel e Caneta

Oi, pessoal! Que tal se divertir com as crianças sem sair de casa? E o melhor: sem gastar nada! Você só precisa de papel e caneta/lápis.

Aposto que muitas pessoas já brincaram, mas as vezes, com a correria do dia a dia acabamos esquecendo dessas brincadeiras simples e divertidas.

Siga-nos no Instagram e fique de olho nas novidades. @riocomcriancas

  • Jogo da Memória:

Já pensou em fazer seu próprio jogo da memória? É muito fácil! Só pegar um papel, dividir em partes iguais e fazer pares de desenhos. O legal é colocar as crianças para desenharem e usarem a imaginação. Vocês podem desenhar temas como animais, natureza, números, letras e o que mais a imaginação permitir.

Depois é só cortar e brincar.

Caso esteja usando uma folha branca, o ideal é pintar o verso para que não seja possível ver a sombra do desenho.

Os desenhos podem ser simples e feitos pelas crianças
Depois é só cortar e brincar
  • Adedonha ou Stop:

Esse é um clássico que passa através de gerações. Você e a criança só precisam definir as categorias. Quanto mais velha a criança, mais itens podem ser adicionados a lista. É um ótimo jogo para ampliar o vocabulário dos pequenos.

  • Jogo da Velha:

O objetivo é conseguir três círculos ou três X em linha, que pode ser horizontal, vertical ou diagonal. E ao mesmo tempo impedir que o adversário complete sua sequência.

  • Forca:

Outro clássico! É só escolher a palavra e colocar os pontinhos de acordo com o número de letras. Ganha quem acertar a palavra antes que o boneco se enforque.

Toda vez que o participante errar uma letra, ganha uma parte do corpo. Se o corpo for completado antes de completar a palavra, o jogo acaba.

  • Quem sou Eu:

Os jogadores escolhem um personagem (e aí vocês podem definir se são personagens de desenho, filme, personalidades, etc). Cada participante escreve o seu personagem em um papel e um precisa adivinhar o personagem do outro através de dicas.

  • Desafio C ou S:

Esse nem de papel precisa! A ideia é escolher um tema e falar palavras relacionadas, que não podem começar nem com C ou S. Quem falar alguma palavra que comece com essas letras, perde o jogo.

  • Detetive:

O ideal é que tenha, no mínimo, 4 pessoas brincando. É só escrever em um papelzinho os nomes vítima, detetive e assassino e cada integrante pega um e não pode falar qual pegou. Lembrando que só há 1 detetive e 1 assassino. O resto é tudo vítima.

Todos sentam em círculo e o objetivo é o detetive prender o assassino. No caso, o assassino pisca para alguém e se essa pessoa for a vítima diz: “morri”. E não revela o quem é o assassino.

Se piscar para o detetive ou o detetive ver o assassino piscando, ele está preso. O detetive diz: “Preso em nome da lei.”

Ganha o detetive que descobrir quem é o assassino ou o assassino que matar todas as vítimas.

  • Jogo dos Pontinhos:

O jogo consiste em ligar pontinhos e fazer quadrados. O jogador deve ligar os pontos dele e evitar que o adversário consiga fechar quadrados. Ganha quem conseguir fazer o maior número de quadradinhos.

  • Mímica:

Escolha uma categoria e escreva em pedaços de papel. Cada participante sorteia um papel e faz a mímica para que os outros adivinhem o personagem.

  • Batalha Naval:

Explicando de uma forma simples: os jogadores devem destruir o navio dos adversários.

Na folha há 2 campos de batalha. O primeiro é onde você vai posicionar os seus navios. A outra é para você ir desenhando o navio do adversário conforme for acertando. Para acertar é só dizer o número e a letra que você acha que está o navio concorrente. Geralmente são 3 “tiros” por jogador em cada rodada. Ex: B5, A2, C7.

Se você tiver impressora, é mais fácil imprimir a imagem. Mas se não tiver, é só desenhar os quadrados com ajuda de uma régua.

 

Espero que tenham gostado das dicas.

E lembre-se: façam a quarentena nesse período de Coronavírus e aproveitem para estimular a criatividade e brincar com as crianças.

Receba as novidades da Semana

3 thoughts on “10 Brincadeiras com Papel e Caneta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *