Baile de Carnaval Infantil Museu de Astronomia

Oi, Pessoal! O MAST, Museu de Astronomia, promove um baile de carnaval infantil com várias atividades. Aproveite!

Siga-nos no Instagram e aproveite as novidades. @riocomcriancas

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vai colocar os visitantes para cair na folia! As atrações são voltadas para que o público aqueça os tamborins para a chegada do Carnaval e se divirta em um ambiente de interação, exploração e conhecimento.

O Baile de Carnaval Infantil começa logo às 14h do sábado (15) no gramado em frente ao Prédio Sede, animando a criançada com a Oficina de BioGlitter, mostrando como produzir purpurina biodegradável, uma opção mais criativa e ecologicamente consciente para brincar o Carnaval. Além disso, os participantes vão poder analisar as propriedades do glitter por meio de um microscópio, conhecendo detalhadamente esse material.

Outra atividade é a Oficina de Adereços Carnavalescos, para os foliões mirins criarem e enfeitarem seu próprio traje para brincar no Desfile de Fantasias, que acontece a partir das 15h30. Uma Comissão Julgadora vai escolher os melhores trajes nas categorias Meninas na Ciência, Sustentabilidade, Fantasias Combinadas em Grupos e Mundo do Faz de Conta.

Após a folia, às 17h30, os astrônomos e mediadores vão realizar a palestra Céu do Mês, apresentando ao público o que está visível para a sua observação.

Logo após o rápido bate-papo, às 18h, acontece uma das atrações de maior sucesso no MAST: o Programa de Observação do Céu. O público vai contemplar a Lua e tudo mais que estiver visível no céu por meio da centenária Luneta Equatorial de 21cm. Vale lembrar que se o céu ficar nublado, a atividade será suspensa.

No domingo, o público mergulhar nas maravilhas do céu exibidas no espaço imersivo do Centro de Visitantes. Com as imagens projetadas em um ambiente virtual, o público tem a possibilidade de saber um pouco sobre a história da Astronomia e do próprio MAST com efeitos visuais e sonoros no ambiente que simula uma jornada pelo Universo. E para quem quer ver de perto alguns fragmentos que vieram diretamente do Espaço, a exposição Ressurgindo das Cinzas apresenta uma coleção de meteoritos recuperados do incêndio do Palácio de São Cristóvão, em setembro de 2018. A mostra exibe 39 peças do acervo do Museu Nacional, sendo 37 meteoritos metálicos e rochosos, uma adaga feita de ferro meteorítico e um totem que conta a história do famoso meteorito Bendegó.

Tem também as sessões do Planetário Inflável Digital. Dentro de cúpula, são projetadas imagens que simulam o céu noturno e ensinam sobre os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. As sessões acontecem às 15h, 16h e 17h e são conduzidas por mediadores do MAST, que ensinam sobre as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Programação:

Sábado:

  • 14h – Baile de Carnaval Infantil – Em frente ao Prédio Sede;
  • 15h30m – Oficinas de BioGlitter e de Adereços Carnavalescos/Desfile de Fantasias;
  • 17h30m às 20h – Programa de Observação do Céu – Luneta Equatorial 21.

Domingo:

  • 14h às 18h – Visita às exposições internas do Museu de Astronomia;
  • 15h, 16h e 17h – Planetário Inflável –  (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h).

Mais informações:

Evento gratuito

Dia 15 de fevereiro das 14h às 19h

Dia 16 de fevereiro das 14h às 18h

Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão

Veja mais atrações do Carnaval Infantil do Rio de Janeiro aqui

Receba as novidades da Semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *