Exposição Ciência e Futebol no MAST

Oi pessoal! O Museu de Astronomia e Ciências Afins promove uma exposição que reúne futebol, astronomia e fenômenos científicos em um só lugar.

Siga-nos no Instagram e aproveite as novidades. @riocomcriancas

Como explicar, de maneira simples, objetiva e divertida, a origem do universo, a Teoria da Relatividade, os asteroides e cometas? Por que não através do futebol, especialmente em ano de Copa do Mundo?

Idealizada pelo físico e astrônomo Carlos Henrique Veiga, a exposição de painéis CIÊNCIA E FUTEBOL cria uma relação bem-humorada entre a Astronomia e fenômenos científicos com o esporte mais popular do mundo.Jogadores, torcida, estádio de futebol e a bola são as grandes estrelas dos cartazes que compõem a mostra no MAST.

No painel SISTEMA BRASILEIRO DE DEFESA, o goleiro aparece fazendo a única “defesa” capaz de evitar o choque de um asteroide com nosso planeta.

E se a vibração da torcida com um gol da seleção na Copa do Mundo fosse capaz de liberar tanta energia quanto um terremoto? É o que mostra o cartaz TREMENDO GOLAÇO. O trabalho explica o que chamamos de “sismo” e o que é um sismógrafo, o aparelho que capta e registra essas vibrações mecânicas que surgem após a liberação súbita de uma grande quantidade de energia.

Em QUE GEOMETRIA!, a ilustração de jogadores no campo de futebol vendo uma bola ser engolida pela força de atração gravitacional vai explicar para o público o que o físico Albert Einstein quis dizer com a sua Teoria Geral da Relatividade.

Já em QUAL SERÁ A BOLA DO JOGO?, oito planetas do Sistema Solar são transformados em bolas de Copas do Mundo. Com Netuno, o visitante faz uma viagem no tempo e é visto como a bola do Mundial de 1982, enquanto Mercúrio relembra a bola que vimos em campo nos jogos de 2010. A bola também é a estrela do cartaz ENCHE MAIS UM POUQUINHO?, que, de forma divertida, aborda a teoria que descreve a origem do Universo, conhecida como a Grande Explosão ou Big Bang, e resolve, de maneira lúdica, o problema da aceleração do Universo, conhecida por “energia escura”.

Mais informações:

Evento gratuito

De 14 de junho a 13 de julho

Segunda a sexta, das 9h ‪às 17h‬

‪Rua General Bruce 586 – São Cristóvão‬

Receba as novidades da Semana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *