Piquenique Científico Museu da Vida

Oi pessoal! O Museu da Vida comemora 19 anos e promove um “Piquenique Científico” para comemorar a data com várias atrações como ciência, música, comidinhas, teatro e muito mais!

Siga-nos no Instagram e confira as novidades. @riocomcriancas

A programação divertida, interativa e para todas as idades, oferece oficinas (geleca e ciência), peças como “A Vida de Galileu” e o “Rapaz da rabeca e a moça Rebeca” (haverá distribuição de senhas), exposição de fotografia do “Projeto Marias” e outras atrações. Os baixinhos terão vez na comemoração especial, com o espetáculo “Curumim quer música”, para crianças de 6 a 8 anos.

Outra atração é a exposição de embalagens de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultra processados. Na atividade, cada participante escolhe em média cinco desses alimentos e, logo após, a equipe de nutrição avalia a qualidade das compras. A equipe do Museu da Vida promete ainda dicas para uma alimentação saudável, bem como mostrar um mobiliário sustentável utilizando estrados.

Programação:

Teatro:

  • 10h30m – Curumim quer música (6 a 8 anos) – A peça traz o indiozinho Ynhire numa aventura por uma floresta onde os sons sumiram. A brincadeira apresenta alguns conceitos musicais como timbre, ritmo, tom, intensidade e localização espacial, bem como a relação da audição com o cérebro.
  • 11h – A Vida de Galileu (a partir de 13 anos) – Baseada no texto “A Vida de Galileu”, do dramaturgo Bertolt Brecht, aborda a vida do matemático, astrônomo e físico italiano nascido em 1564. No palco, música e humor são alguns elementos da peça. A encenação na Tenda da Ciência associa a questão do autoritarismo com o episódio que ficou conhecido como Massacre de Manguinhos, quando dez cientistas da Fiocruz tiveram seus direitos políticos cassados e foram forçadamente aposentados durante a ditadura militar.
  • 13h – É o fim da picada! (a partir de 12 anos) – O Grande Circo “É o Fim da Picada!” mostra esquetes de humor e improviso, em que é fundamental a participação do respeitável público. Com muito humor e sátira, os esquetes teatrais abordam temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya.
  • 14h – O rapaz da rabeca e a moça Rebeca (a partir de 12 anos) – Inspirada na história do cordelista cearense José Mapurunga, este divertido espetáculo tem como objetivo dialogar com o público jovem sobre a importância da prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Aids.

Oficinas:

  • De 10h às 13h – Conhecendo a Câmara escura (a partir de 9 anos) – A atividade promete uma viagem ao interior do olho humano.
  • De 10h às 13h – Oficina de Geleca (a partir de 2 anos) – O público poderá descobrir mais sobre os átomos e as moléculas ao preparar a sua própria geleca colorida e divertida. A atividade é desenvolvida com a presença dos responsáveis dos pequenos entre 2 e 4 anos.
  • De 10h às 13h – Oficina de Plantio com apresentação de técnicas básicas de plantio e drenagem de vasos de plantas. Ao final da atividade, haverá doação de mudas de plantas ornamentais.

Outras atividades:

  • De 10h às 16h – Estratégias para hábitos saudáveis: orientações sobre alimentação, nutrição e hábitos saudáveis – Exposição de embalagens de alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultra processados. Cada participante escolhe em média cinco desses alimentos e, logo após, a equipe de nutrição avalia a qualidade das compras. Com base nas escolhas, os visitantes recebem orientações nutricionais.
  • De 10h às 16h – Mostra fotográfica do Projeto Marias – A mostra tem como objetivo dar visibilidade aos participantes e ações do “Projeto Marias – Como posso ajudar meu filho especial?”, que integra rede de apoio, informação e atividades para familiares de pessoas com deficiência que vivem no Complexo de Manguinhos.
  • De 10h às 16h – Mobiliário Sustentável feito com reaproveitamento de pallets – Exposição da compostagem com doação de composto orgânico
  • 10h30m – Lançamento da nova fase da revista Ciência Hoje, do Instituto Ciência Hoje – A Ciência Hoje está voltando e vem totalmente renovada. Será 100% digital, mas com a possibilidade de ser impressa, caso o leitor prefira. A revista mais importante de divulgação científica do Brasil traz um novo número em junho e novidades na sua interatividade com o público.

Mais informações:

Evento gratuito

Dia 26 de maio das 10h às 16h

Endereço: Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos (próximo da passarela 6)

Receba as novidades da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *