15º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI)

Oi pessoal! Vem aí o 15° Festival Internacional de Cinema Infantil com sessões variadas do cinema infantil para todos os gostos. E o melhor: todo mundo paga meia!

Siga-nos no Instagram e aproveite a sua novidades. @riocomcriancas

O mundo dos sonhos do cinema exclusivo para crianças, com curtas e longas brasileiros e internacionais. Assim será o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que chega a sua 15ª edição como o único festival do gênero dedicado à infância que percorre o país. O festival já soma mais de mil filmes exibidos e um público total superior a 1,5 milhão de espectadores. Em 2017, a programação reúne 120 filmes de 25 países, concentrando mais que o triplo de lançamentos do gênero no Brasil em um só evento.

No dia 25 de novembro, às 10h30, o Rio de Janeiro recebe a abertura do festival, no Cinemark Shopping, Downtown. A programação completa na capital fluminense e Niterói, acontece de 24 de novembro a 3 de dezembro, com sessões a valores de meia-entrada para todos.

O FICI exibirá curtas, médias e longas-metragens, brasileiros e internacionais, mostras especiais, além de oficinas, debates e novidades para o mercado audiovisual infanto-juvenil.

Para instigar o pensamento crítico dos pequenos, o FICI 2017 realiza as tradicionais sessões ‘Pequeno Jornalista’ e ‘Pequeno Cientista’ no Rio e em Niterói. No primeiro, as crianças terão a oportunidade de entrevistar um profissional da imprensa logo após uma sessão do filme ‘Do Meu Tamanho’, que conta a história de um menino que mora em um orfanato e sonha em conhecer seu pai. Por isso, ele vai ao seu encontro e, dali, nasce um novo relacionamento. O segundo propõe que dúvidas sobre o universo dos robôs, retratado em ‘Wall-E’, sejam esclarecidas por um especialista no tema, logo após uma exibição que promete muita diversão e aprendizado aos pequenos.

Ainda visando o debate e a formação de cidadãos, o FICI realiza a Mostra Novos Jovens, um encontro marcado com pré-adolescentes e adolescentes para assistir e discutir os assuntos abordados nos filmes da programação da mostra, como ‘Filhos de Bach’, coprodução Brasil – Alemanha, e os filmes franceses ‘Garota Impossível’ e ‘O Novato’.

Para valorizar e revelar o que há de melhor na produção audiovisual brasileira direcionada ao público infanto-juvenil, o FICI exibirá os curtas-metragens selecionados durante a 10ª edição do Prêmio Brasil de Cinema Infantil, que fomenta o reconhecimento de novos cineastas brasileiros e suas obras.

Para o Programa Internacional, serão apresentados títulos com dublagens exclusivas. Em destaque na programação, está a animação ‘Os Comedores de Meia’, da República Tcheca, Eslováquia e Croácia, que apresenta a história de criaturinhas que vivem ao nosso lado e, sem que ninguém perceba, comem nossas meias. Também da República Tcheca, será exibido o filme ‘Pat & Mat’, derivado da série homônima e já apresentada no Brasil com o título ‘Zeca & Joca’. O longa é composto por uma coletânea de histórias nas quais os personagens criam saídas inventivas e bem-humoradas para problemas do dia a dia.

Os curtas internacionais terão títulos como ‘Guerra Fria’, da Noruega – destaque da sessão Pequenos que nem você; ‘O Sapateiro’, da França – destaque da sessão 8x Animação, e ‘Eskimal’, produção mexicana que faz parte de uma seleção de curtas em parceria com o Consulado do México. A mostra ‘Foco México’, que conta com películas selecionadas pelo consulado do México. Haverá sessões de dublagem ao vivo do filme ‘A Fantástica Fórmula do Dr. Funes’, dirigido por José Buil, e o divertido ‘Por Meus Bigodes’, de Miguel Caramés, que teve dublagem exclusiva feita pelo FICI, completa a mostra.

O FICI também promove outras sessões com dublagem ao divo, trazendo longas-metragens exibidos na sua língua original, porém com dublagem feita por profissionais em tempo real dentro da sala de exibição. O programa contará com filmes como ‘Kai’, da Coreia do Sul, desenho animado que conta a história de um garoto que resgata a irmã e protege a aldeia onde vive; ‘O Reino dos Sapos’, animação chinesa em 3D, que conta a história de uma princesa que se disfarça de homem para competir por sua liberdade; e ‘Um Cavalo Chamado Elefante’, de Andrés Waissbluth, que relata as aventuras de dois meninos que, após receberem a missão de cuidar de um cavalo, penetram no mundo do circo para recuperá-lo e conhecem a equilibrista Ana, sua companheira nesta incrível aventura. E quem nunca teve um professor com um segredo fantástico?

No longa ‘Professor Sapo’, o professor se transforma em um sapo e, por sorte, uma de suas alunas adora anfíbios e faz tudo para protegê-lo! O filme, dirigido e roteirizado pela holandesa Mieke de Jong, faz parte do programa ‘Mestres da Infância’, que nesta edição homenageia a cineasta.

Também na lista, as animações ‘Escolas de Coelhos 3D’, que conta como Max, um esperto coelho urbano, vai parar numa antiga escola de coelhos de Páscoa, ameaçada por uma família de raposas que planeja dominar a Páscoa; Em ‘Rudolf, o gatinho’, Rudolf, um gatinho preto e fofo sobe em um caminhão e vai parar no Japão. Incapaz de voltar para casa, ele vive como gato de rua e encontra um amigo sábio e experiente, adorado por todos na cidade.

Na seção de pré-estreia Brasil, o público terá a chance de conferir, com exclusividade, a première do filme ‘Peixonauta, o Filme’ (3D), no dia 2 de dezembro, produção que ganhará as telas dos cinemas em dezembro. Para tornar o dia mais especial para as crianças, os personagens do filme estarão presentes na sessão durante um meet and greet.

A Sessão Telecine de Cinema, parceiro do FICI, traz Louis & Luca – A corrida do queijo’, filme norueguês inédito nos cinemas brasileiros, que conta a divertida história de uma disputa inusitada entre duas cidades vizinhas e muito rivais.

No programa Panorama Brasil, serão exibidos os melhores filmes brasileiros para crianças recentemente lançados ou em fase de lançamento, como ‘Historietas Assombradas, o Filme’ (2D),‘Um tio quase perfeito’ (2D), ‘D.P.A. – Detetives do Prédio Azul, O Filme’ (2D); ‘Lino, uma aventura de sete vidas’ (3D); ‘A Professora de Música’ (2D); ‘A Família Dionti’ (2D) e ‘Bugigangue no Espaço’ (3D).

Na categoria Clássico Internacional, o filme ‘Mary Poppins’ será apresentado em sessão com áudio original e legendas em português. Animações internacionais recém-lançadas também voltam às telonas através do programa Se Você Ainda Não Viu, como ‘Sing – Quem canta seus males espanta’ (3D), da Universal; ‘Trolls’ (3D) e ‘O Poderoso Chefinho’ (3D), da FOX; ‘Moana, Um mar de aventuras’, da Disney; e o belga indicado ao Oscar ‘Minha Vida de Abobrinha’ (2D), da California Filmes, também trarão diversão às crianças.

Programação Downtown:

Programação Carioca Shopping:

Programação Botafogo Praia Shopping:

Programação Plaza Shopping Niterói:

Mais informações:

De 24 de novembro a 03 de dezembro 

Ingresso: R$12,00 para todos

Saiba mais no site do festival

Ingressos a venda no site Ingresso.com

Receba as novidades da Semana

2 thoughts on “15º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI)”

    1. Olá! A maioria dos filmes são indicados para crianças a partir de 4 anos.

      São eles:

      Pat & Mat
      Escola de Coelhos
      O Reino dos Sapos
      Rudolf, o Gatinho
      Peixonauta, o Filme

      Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *