LER – Salão Carioca do Livro Boulevard Olímpico

Oi pessoal! Está chegando ao Boulevar Olímpico a 1ª edição do Ler – Salão Carioca do Livro com atividades literária para toda a família.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as novidades. @riocomcriancas

O Boulevard Olímpico, novo pedaço preferido do carioca, foi escolhido para receber a primeira edição da LER. Entre os dias 24 e 27 de novembro, das 10h às 21h, o espaço se transformará em Boulevard Literário com a presença de escritores, editoras, livrarias e leitores. Com acesso gratuito ao público, o evento será realizado no Píer Mauá e a programação vai celebrar a literatura em toda a sua diversidade. A LER vai proporcionar debates de diferentes assuntos com as mais variadas vozes. De acordo com Jerônimo Vargas, diretor da Base Eventos, a LER tem como foco a troca de conhecimento, a interação e a discussão. “A LER será um evento que entrará para o calendário da cidade do Rio”, acredita Vargas, que espera um público de 80 mil pessoas.

A LER se diferencia pelo fácil acesso ao local do evento e por oferecer ao público a oportunidade de participar de mesas redondas, lançamentos, bate-papos e oficinas com autores.

O evento conta com exposições interativas e oficinas de escrita. A programação do Café do Livro inclui, entre outros assuntos, ficção policial, memória, poesia, sexualidade, comportamento e tecnologia, reforçando a diversidade. Juntam-se ao Café do Livro espaços infantis para promover o hábito da leitura de forma lúdica, área dedicada à leitura para jovens adultos, apresentações teatrais de clássicos da literatura nacional, além do Jardim Literário, que contará com convidados declamando poesias, esquinas com espaços para lançamento de livros e encontro com blogueiros, área dedicada a saraus abertos à participação ativa do público e o salão do livro com estandes de livrarias e editoras independentes e artesanais. Os sebos e os livros digitais também terão áreas destinadas a eles.

Espaço infantil:

A LER também está repleta de atividades para divertir as crianças e estimular o aprendizado. Os contadores de história Edith Lacerda e Joaquim de Paula se revezarão no espaço infantil diariamente, apresentando e integrando todas as atividades. A Cia Les Trois Clés também estará presente todos os dias com oficinas de confecção e manipulação de bonecos. O espaço infantil terá também um carrinho de “Troca-Troca de Livros”, projeto da Secretaria Municipal de Cultura, que visa a circulação do conhecimento e promove a leitura, estimulando a prática sustentável.

O público infantil poderá ainda participar da Oficina Mímica Literária, com Josué Soares, que propõe, através de jogos e exercícios recreativos de mímica dos livros e suas histórias, investigar as práticas corporais. Na mini oficina Quero Ser Autor – Leituras Criativas, com o escritor Alex Gomes, será realizada análise de textos publicados, com destaque para recursos criativos. A ilustradora Luciana Grether, da Oficina de Ilustração e Memória, tem o objetivo de apresentar ilustrações originais elaboradas para livros e propor dinâmicas de desenho, pintura ou recorte com as crianças no desenvolvimento de processo criativo. Na Oficina de Criação: desenho e colagem, o artista plástico Fernando Vilela apresenta o processo de criação de suas ilustrações.
Sônia Travassos comanda o Sarauzinho todo final de tarde. Também estão confirmados importantes nomes da literatura, como Adriana Carranca (“A Menina que queria ir para a escola”, que concorreu ao Prêmio Jabuti), Cristina Vilaça (“O irmão do meu irmão” e “Três mocinhas elegantes”) e a gaúcha Paula Taitelbaum (Bichológico).

Projeção
Projeção

Gibizeira:

Quem adora gibis não pode deixar de passar na Gibizeira, uma grande feira de quadrinhos, com venda de material, oficinas, intervenções e trocas de informações, aproximando público e artistas. Luiza Lemos e Roberta Araujo dividirão uma mesa para bater um papo sobre quadrinhos, tabus, gênero e feminismo. Já Alex Genaro e João Carpalhau falarão sobre o tema “Uma desconstrução do modelo do herói tradicional à brasileira”. Os dois são criadores do Detrito, quadrinho publicado pelo selo Capa Comics, que traz a Baixada Fluminense retratada como pano de fundo. Cartunistas cariocas que tiveram suas carreiras iniciadas em “O Pasquim”, Amorim, Ykenga e Ota conversam com o público sobre a mudança dos gibis ao longo dos anos. E, ainda, cerca de 30 artistas renomados estarão expondo seus trabalhos no festival.

Fãs de Star Wars terão programação especial:

A LER também está repleta de atrações para geeks e nerds. O Conselho Jedi Rio de Janeiro, grupo que promove anualmente a Jedicon, realizará atividades nos quatro dias de evento. Nos dias 24 e 25, o público assiste, no Espaço Geek, o painel “Geeks Independentes, um bate-papo com autores independentes de ficção”, que apresenta os novos talentos da literatura e os desafios de se lançar no mercado literário.

Diariamente, o auditório e teatro Machado de Assis receberá o Painel Jedicon, com os temas: “O estrondoso despertar da força”, “Desbravando o universo expandido de Star Wars na literatura”, “Rogue One – uma história Star Wars”, “Almanaque Jedi e a trajetória do Conselho Jedi Rio de Janeiro”. Outra atividade diária é o “Quis” sobre as principais franquias do mundo geek/nerd, das 11h ao meio-dia, no Espaço Jovem. No Palco Sarau, haverá um concurso de cosplayers, com premiação de um kindle por dia para a melhor performance, das 14h às 16h.

Espaços:

  • EXPOSIÇÃO “LER” É TODO LUGAR – Mostra de fotografia que vai retratar imagens singelas de pessoas das mais variadas etnias e idades lendo livros, Ipad e Kindleem em lugares variados.
  • ESPAÇO MULTIMÍDIA – Espaço da TV Futura, onde serão apresentados conteúdo em curtas sobre as temáticas abordadas no evento, em um telão de 8 x 3 metros.
  • SALA RIO DE JANEIRO – Exposição de fotos do Rio, provenientes do acervo do Instituto Moreira Salles, com imagens da zona portuária e da Gamboa, além de mostra de filmes sobre o Rio.
  • SALA ESPELHO MEU – Espelhos são monitores touch e o público poderá escolher um dos temas: diversidade, tolerância, religião, raça, gênero, bairrismo. Após assistir aos depoimentos curtos, uma pessoa pergunta no vídeo “E você?”. Quem responder terá seu vídeo gravado e exibido no evento.
  • ERA UMA VEZ – O público infantil contará com experimentações em torno da palavra falada, narrada e lida no espaço. A área terá vários ambientes, palco com almofadas e mesas grandes e coloridas, em variados formatos, para oficinas e pequenas atividades.
  • ESPAÇO LITERATURA JOVEM ADULTO – Exposição em comemoração aos 150 anos do Gibi no Brasil, oficinas de desenho, storyboard, escrita e de remix. Espaço para bate papo com autores.
  • PAINEL INTERROGATIVO – Elaborado para instigar o visitante a pensar sobre as questões da leitura no Brasil. O público poderá responder e fazer perguntas em mensagens coladas nas paredes interrogativas.
  • CAFÉ do LIVRO – Espaço para bate-papos, debates e apresentação. As composições das mesas privilegiarão o diálogo criativo entre atividades ou pontos de vistas diferentes.
  • LEITURA EM CENA – CESGRANRIO – Apresentação de sete obras clássicas da literatura adaptadas.
  • AUDITÓRIO MACHADO DE ASSIS – Apresentação de projetos socioeducativos cariocas, palestras para editoras novas, pequenas, médias e grandes, que irão debater os problemas e soluções de sustentabilidade do mercado editorial; reunião de personalidades do universo literário para debater a leitura no país.
  • SEBO – Participação dos sebos mais interessantes da cidade com atividades.
  • JARDIM LITERÁRIO LER – CESGRANRIO – Local que reunirá de forma interrogativa ou investigativa todos os gêneros literários.
  • ESPAÇO LER CESGRANRIO DE ROTEIRO E DRAMATURGIA – Espaço dedicado exclusivamente à escrita para TV, cinema, teatro e web e oficina de roteiristas.
  • ESQUINAS DO AUTOR E BLOGUEIRO- Espaço destinado a lançamentos de livros, tardes de autógrafos.
  • SALÃO DO LIVRO – Área onde os visitantes da LER podem comprar livros e lançamentos.
  • SARAU – Espaço criado para o compartilhamento de experiências culturais e convívio social, com leitura de trechos de livros e debates filosóficos.
  • BOULEVARD LITERÁRIO – Minibibliotecas, banco livros, sósias de personagens da literatura interagindo com o público, foodtrucks, bikelivrarias, livraria itinerante, tabuleiros da Pequena África e espaço para manifestações artísticas.
  • ESPAÇO LIVRO DIGITAL – Lounge com leitura digital, palestras, oficinas e contação de história transmídia, além de espaço digital e “biblioteca virtual” que os visitantes poderam consultar e “retirar” ebooks.
  • LITERATURA NA ARTE – O fotógrafo e artista plástico Beto Roma irá expor nas paredes da LER fotos inspirada na literatura erótica.

Mais Informações: 

De 24 a 27 de novembro

Local: Armazéns 2 e 3 do Pier Mauá.

Horário: 10h às 21h.

A Programação completa você encontra aqui.

Receba nossa Agendinha da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *