Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

Olá pessoal! Essa dica é para quem gosta de ler e incentiva a prática para os pequenos. E já que esse ano tem bienal, vale a pena ir até lá conferir.

Siga-nos no Instagram que iremos mostrar em tempo real o que acontece por lá. @riocomcriancas

Seminários, encontros, performances, debates e lançamentos literários. A intensa programação do 18º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que será realizado de 8 a 19 de junho, é voltada para famílias e comunidades escolares, com ênfase na importância da leitura na formação dos estudantes. Promovida pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), a mostra terá duração de 12 dias e vai ocupar o Centro de Convenções SulAmérica, no Centro do Rio, reunindo escritores, ilustradores e especialistas em literatura infantil.

Com a colaboração das editoras, a FNLIJ distribui, gratuitamente, desde a terceira edição do evento (em 2001), um livro para cada uma das crianças e jovens que comparecem ao Salão. É uma forma de compartilhar conhecimento, incentivar a leitura em casa e integrar a família. No ano passado, foram doados 23.776 exemplares. As obras também podem ser compradas nos estandes das editoras, sendo vetados títulos didáticos, religiosos, de referência ou fora da categoria infantil e/ou juvenil. Para a 18ª edição do Salão FNLIJ, são esperados 40 mil visitantes, cinco mil a mais do que em 2015. No ano passado, foram 71 lançamentos, 54 conversas, 84 leituras, 28 encontros com autores e 22 performances de ilustradores.

Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

OS CONVIDADOS E AS EDITORAS

Entre os brasileiros que já asseguraram presença estão Ana Maria Machado, Nilma Lacerda, Marina Colasanti, Roger Mello, Odilon Moraes, Luciana Savaget, Adriana Falcão, André Neves, Fernando Vilela, Gustavo Bernardo, Guto Lins, Ivan Zigg, Karen Acioly, Leo Cunha, Luciana Sandroni, Luiz Antonio Aguiar, Marcelo Pimentel, Eliardo e Mary França, Nilma Lacerda, Renato Alarcão, Rosa Amanda Strausz, Rui de Oliveira, Stela Barbieri e Ziraldo.

As editoras expositoras serão: Cia das Letras, Global, Moderna, Nova Fronteira, Paulinas, Paulus, Rocco, Rovelle, Verus, Zit, Autêntica, Cereja, Brinque-Book, Ciranda Cultural, DCL, FTD, Girassol, Globo, Intrínseca, Jovem, Melhoramentos, Salamandra, Panda, Positivo, Pulo do Gato, Record, Sextante, Saraiva, Ática, Scipione, Vergara & Riba,WMF Martins Fontes, Escarlate, Editora do Brasil, Ediouro, Bertrand Brasil, José Olympio e Paz e Terra.

OS ESPAÇOS

Todas as atividades do Salão acontecem nos seguintes espaços:

Espaço FNLIJ de Leitura: Para lançamentos de títulos e conversa dos autores com o público.

Bibliotecas FNLIJ/Petrobras:

Para Bebês – Acervo para a faixa etária de 0 a 4 anos, promove a leitura compartilhada entre familiares e educadores como uma forma de aproximar os pequenos do universo dos livros.

Para Crianças – Acervo especialmente selecionado pela FNLIJ para proporcionar um espaço acolhedor à leitura. Também ali acontecem encontros com autores e leituras realizadas pela equipe da FNLIJ.

Para Jovens – Acervo que inclui os livros premiados pela FNLIJ, estimulando os jovens aler e recebendo autores para lançamentos de livros e bate-papos com os leitores.

Espaço Petrobras do Ilustrador – Abriga as performances dos ilustradores, que são convidados a criar ilustrações na presença do público.

Auditório – Dedicado à discussão e exploração de temas em seminários e palestras.

Programação completa: www.salaofnlij.org.br

Mais informações:

De 8 a 19 de junho de 2016

Local: Centro de Convenções SulAmérica – Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova, Centro, Rio de Janeiro

Horário:
Segunda a sexta | das 8h30 às 17h; sábados e domingos | das 10h às 18h

Ingresso: R$ 6 – Gratuidade para maiores de 60 anos, portadores de deficiência, professores da rede municipal do RJ e instituições que trabalham com crianças e jovens de comunidades de baixa renda pré-agendadas com a FNLIJ.

Não há venda prévia de ingressos para o Salão FNLIJ, apenas para os três dias de Seminário.

As bilheterias estão abertas de 9 a 19 de junho, durante o funcionamento da mostra.

Receba nossa Agendinha da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *