Oi pessoal! Quem é que não tem vontade de apresentar brincadeiras da nossa infância as crianças? Apesar de todo o aparato tecnológico que temos hoje à disposição dos pequenos, nada se compara as brincadeiras de rua, não é mesmo?
Entao confira esse evento que tem tudo pra ser sucesso!
Peteca, pega-pega, pique-esconde, amarelinha. Se ao ler os nomes dessas brincadeiras você imediatamente se lembrou da sua infância e sentiu uma saudade no peito, precisa conhecer a Olimpíada de Brincadeiras Populares, que levará a várias partes da cidade, esses e outros passatempos, promovendo um resgate afetivo das memórias infantis. A iniciativa é patrocinada pela Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro – através do Circuito Cultural/Passaporte Cultural – e as atividades começam no dia 1º de julho, no Palácio do Catete e terminam com uma grande ação, na Quinta da Boa Vista, no dia 25 de setembro.
Brincar com seu filho, pode ser o diferencial entre a criança ter um crescimento saudável ou um desenvolvimento comprometido. Segundo o site Guia Infantil, smartphones, tabletes e videogames estão cada vez mais presentes nas vidas das crianças e em idades cada vez mais precoces, gerando um vício em novas tecnologias, o que segundo o portal, pode gerar baixo rendimento escolar, falta de interação com outras crianças e necessidade exagerada de registrar todas as suas atividades nas redes sociais, um perigo para as crianças.
Cada bairro que receberá a Olimpíada de Brincadeiras Populares, nove ao todo, contará com três dias de atividades que incentivam a integração das crianças umas com as outras e também com seus familiares. A equipe multidisciplinar levará aos locais das ações uma contadora de histórias e recreadores que incentivarão o brincar e as inteirações. As atividades serão divididas em quatro cores: azul, verde, amarelo, vermelho. No azul, é um espaço de relaxamento e leitura, aonde as crianças poderão relaxar e exercitar a leitura; no verde estarão panelinhas, cavalinhos, aonde procuraremos quebrar paradigmas das ‘brincadeiras de meninos e de meninas’. No amarelo, procuraremos trabalhar a coordenação motora, com brincadeiras como peteca; no vermelho trabalharemos o raciocínio sistêmico, com jogos como pesca-pesca. “Não é brincar por brincar, eles tem autonomia no brincar”, conta a idealizadora da Olimpíada de Brincadeiras Populares, Denise Andrade.
Segundo Denise, a metodologia da Olimpíada nasceu a partir de uma demanda que teve em casa: “O projeto surgiu a partir de uma queixa da minha filha, que reclamava por que não brincávamos mais, porque eu não a ensinava brincadeiras da minha infância”, relembra. “Eu não esperava isso, então pensei em um projeto em que os pais pudessem brincar com seus filhos”, complementa Denise.
Evento gratuito.
Agenda de julho:
• Dias 01, 02 e 03 – Palácio do Catete (área de diversão externa – parquinho), dia 01 e 3 de 9h às 13h, e dia 2, das 13h às 17h.
• Dias 08, 09,10 – Parque Guinle (Laranjeiras), de 9h às 13h.
• Dias 15,16,17 – Praça Corumbá (Santa Marta/Botafogo), das 9 às 13h.
• Dias 22, 23 e 24 – Palácio do Catete (área de diversão externa – parquinho), das 13h às 17h.
• Dias 29, 30 e 31 – Praça Corumbá (Santa Marta/Botafogo), das 13h às 17h.
Acompanhe tudo pela página do evento. Clique aqui.