Oi pessoal! O Museu da Vida completa 20 anos e pra comemorar apresenta uma programação repleta de ciência e arte com o Piquenique Científico!
Siga-nos no Instagram e Aproveite as novidades. @riocomcriancas
Ao longo do dia, serão apresentadas cinco peças de teatro. Uma delas novinha em folha. Será também a estreia do espetáculo “Paracelso”, um show de ciências com vários experimentos e muito bom humor.
Além do teatro, parque da ciência, visita ao Castelo, oficinas, fantasias e contação de histórias. Haverá até um módulo sobre dinossauros!
É tanta atividade que, em algum momento, pode bater um cansaço e aquela fominha, certo? Então, leve seu lanche que o museu empresta a toalha, você estende no pátio ou gramado e aproveita para relaxar curtindo os jardins.
Na dúvida sobre qual o melhor lanche? Na oficina Gosto, Afeto e Identidade, você poderá pegar orientações e dicas sobre práticas alimentares saudáveis.
Durante todo o evento, profissionais de comunicação a serviço do Museu da Vida estarão circulando pelo campus e fazendo registros da festa para divulgação em sites e redes sociais. Se você adora aparecer em fotos, ao encontrar com um desses profissionais, capricha no sorriso! Mas, se você não curte muito essa ideia, tudo bem também: é só avisar que o fotógrafo sai de fininnho e você continua curtindo a festa. Combinado?!
Programação:
- Realejo Científico: mulheres na ciência – Horário: 10h às 11h30 e 13h30 às 15h – Local: diferentes espaços do Museu.
E se, de repente, você fosse surpreendido por um animado grupo de contadores de histórias? Prepare-se! Eles vão aparecer para uma conversa sobre mulheres cientistas.
- Curumim Quer Música (teatro*) – Horário: 11h- Local: Epidauro – Faixa etária: infantil / livre –
Um índio preocupado em preservar o meio ambiente e a cultura do seu povo sai em busca dos sons perdidos da floresta.
- O Problemão da Banda Infinita (teatro*) – Horário: 11h30 – Local: Tenda da Ciência – Faixa etária: infantil / livre
Cinco amigos partem em uma aventura musical com muita brincadeira e matemática.
- Paracelso (teatro* – estreia) – Horário: 12h30 – Local: Tenda da Ciência – Faixa etária: livre
Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios… Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica irá mostrar várias experiências incríveis e promover um encontro único e altamente divertido.
- É o Fim da Picada (teatro) – Horário: 13h30 – Local: área externa da Tenda da Ciência – Faixa etária: a partir de 12 anos.
Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.
- O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca (teatro) – Horário: 14h30 – Local: área externa da Tenda da Ciência – Faixa etária: a partir de 14 anos
Com a estética do universo do cordel, aborda, com leveza e bom humor, a importância de se prevenir contra a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, desconstruindo preconceitos.
- Estação dos Jogos – Horario: 10h às 13h – Local: área externa da Tenda da Ciência e Parque da Ciência
Vamos brincar? Nesta estação, o visitante encontrará três jogos educativos: “Água é vida” (área da Tenda), que introduz noções sobre as propriedades e usos da água; “Viagem pelo litoral” (Parque), que ressalta a importância do litoral brasileiro para o país; e “Biodetetives” (área da Tenda), que simula investigações de desastres ambientais.
- Módulo Dinossauros Brasileiros – Horário: 10h às 16h – Local: Centro de Recepção
Já pensou conhecer o Staurikosaurus pricei, o dinossauro mais primitivo do Brasil e um dos mais primitivos do mundo, que viveu há mais de 200 milhões de anos? E uma pegada de um grande dinossauro carnívoro, feita há 136 milhões de anos e até hoje perfeitamente preservada? Aqui neste módulo você pode! Criado em parceria com o Museu Nacional da UFRJ, ele apresenta um pouco dos dinossauros que viviam no Brasil pré-histórico, famosos animais do passado que povoam nosso imaginário. O módulo apresenta também o Santanaraptor placidus, um dinossauro carnívoro que viveu no nordeste brasileiro cerca de 65 milhões de anos atrás e possui parentesco próximo com o famoso Tirannosaurus rex!
- Gosto, Afeto e Identidade: práticas alimentares saudáveis – Horário: 10h às 16h – Local: área externa da Tenda da Ciência
Vamos às compras? O que você vai colocar na sua cesta? Alimentos in natura, processados ou ultraprocessados? Cada participante escolherá seus produtos e, em seguida, a equipe de nutrição vai comentar as compras, com informações baseadas no Guia Alimentar para a População Brasileira, fornecendo orientações nutricionais.
- Oficina de Compostagem – Horário: 10h às 16h – Local: área externa da Tenda da Ciência
Sabe aquelas folhas que você varre da calçada e as sobras de podas de árvores? Você pode usá-las para produzir um adubo muito nutritivo para as plantas da sua casa. Venha descobrir como nessa oficina sobre as fases da compostagem.
- Exposição Manguinhos Território em Transe – Horário: 10h às 16h – Local: área externa da Tenda da Ciência
Aborda o processo de formação da favela de Manguinhos tendo como objeto central a história oral e a representatividade de seus moradores. O projeto teve início no ano de 2011 com a elaboração de uma pesquisa histórica sobre a favela e suas relações com a história da cidade do Rio de Janeiro.
- Exposição Na Corda Bamba de Sombrinha – Horário: 10h às 16h – Local: área externa da Tenda da Ciência
Como foi a busca da sociedade brasileira por melhores condições de saúde desde o Brasil colônia? Como a área da saúde se desenvolveu no país desde os tempos do Império? Quais momentos cruciais na história do país garantiram avanço significativo na atenção à saúde da população? A mostra busca responder a essas e outras perguntas, revelando como o campo da saúde se relaciona intimamente com a política, a economia e a cultura do país.
- Fantasia das Cientistas Incríveis – Horário: 10h às 16h – Local: Centro de Recepção
Venha se vestir como uma cientista incrível e fazer aquela foto bacana para mostrar para a família e os amigos!
- Visita ao Castelo – Horário: 10h às 16h
O Castelo é a principal edificação do Núcleo Histórico e Arquitetônico de Manguinhos. Ao visitar este senhor centenário, tombado como patrimônio histórico nacional, fatos, fotos e documentos revelam curiosidades de sua construção. O público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. Além da recém-inaugurada exposição “Castelo de Inspirações”, recheada de matemática e interatividade, a visita inclui a Sala Costa Lima, com uma incrível coleção de insetos, e a Sala Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, com várias informações e curiosidades sobre a vida desses dois importantes cientistas brasileiros.
- Cidade Acessível – Horário: 10h às 16h – Local: Salão de Exposições Temporárias
Nessa exposição interativa, o público é convidado a vivenciar os desafios enfrentados no dia a dia por pessoas com deficiência nas grandes cidades brasileiras. Os visitantes são chamados a exercitar o sentido da empatia e o respeito às diferenças.
- Parque da Ciência – Horário: 10h às 16h
Um parque de diversões e conhecimentos sobre energia, comunicação e organização da vida? Sim, aqui nós temos. E você pode até escalar e brincar de escorrega em uma célula gigante!
- Pirâmide – Horário: 10h às 16h
Muitos jogos e experimentos científicos sobre a vida micro e macroscópica.
Mais Informações:
Evento gratuito
Dia 25 de maio das 10h às 16h
*Distribuição de senhas para o Teatro no local da peça 15 minutos antes do início da sessão; sujeito à lotação
Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos.