Hacktudo Festival de Cultura Digital 2025

Hacktudo Festival de Cultura Digital 2025 – O maior festival de cultura digital do Brasil, chega à sua 9ª edição ocupando um novo palco: o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio).

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O evento traz uma programação diversa que conecta arte, tecnologia, ciência e entretenimento, com foco especial em famílias, crianças e jovens.

Entre as experiências inéditas, destaque para o Batukando, parceria com o coletivo Caramelo Biônico. Instalado em uma escada cenográfica, o público é convidado a tocar um tambor seguindo as orientações de fitas de LED no estilo Guitar Hero. Cada nota certa ilumina a estrutura da escada, formando imagens interativas e coletivas, em uma experiência única que mistura música, arte digital e interatividade.

Além da novidade, o Hacktudo também traz de volta atrações já queridas pelo público, como competições de robôs, desafios de drones, oficinas interativas, experiências em realidade virtual e exposições imersivas. Tudo isso com entrada gratuita, reforçando a missão do festival de democratizar o acesso a atrações culturais, artísticas e tecnológicas que ainda não são de amplo acesso à sociedade.

Reforçando seu compromisso com acessibilidade e inclusão, o festival traz novamente para a programação a AbleGamers, organização sem fins lucrativos que permite ao público conhecer e interagir com consoles e controles adaptados para pessoas com deficiência. A iniciativa evidencia como a tecnologia pode derrubar barreiras e democratizar o acesso ao universo dos games, mostrando que inovação também é sinônimo de transformação social.

Programação:

  • Drones – Com o avanço da tecnologia, os drones continuam conquistando os céus e despertando o interesse do público no universo da cultura digital. No Hack Drones, os visitantes poderão vivenciar a emoção de pilotar essas pequenas máquinas em simuladores e em vôo real, testando suas habilidades em circuitos desafiadores com gates, slaloms e ladders. Uma exposição de modelos inovadores também mostrará como esses equipamentos estão transformando corridas e o mercado de drones. Para quem quer colocar a mão na massa, as oficinas práticas ensinam os primeiros passos no controle desses dispositivos de forma segura e divertida.
  • Robôs – Os embates de robôs continuam conquistando o público do Hacktudo. No Hack Robôs, os visitantes poderão explorar quatro experiências incríveis oferecidas pela RoboCore: a Arena Hockey, onde é possível competir em partidas eletrizantes, com uma baia para aprender os fundamentos do Robô Hockey; o Espaço “Explorer”, com um robô de braço controlável que permite testar habilidades de precisão; o Espaço “Raptor”, com um robô com esteiras passado por diversos obstáculos; e uma loja com produtos da RoboCore, trazendo novidades para quem quer levar um pedacinho da robótica para casa. Além disso, o público poderá conferir a RoboCup SPL, oferecida pela RoboCup, em que robôs entram em campo para disputar partidas de futebol com estratégia e inteligência artificial. Uma oportunidade única de aprender e se divertir com a tecnologia em ação. 
  • Expo – A Hack Expo reúne exposições artísticas, instalações imersivas e experiências interativas que exploram a interseção entre arte, tecnologia e cultura digital. O público poderá vivenciar desde realidade virtual e inteligência artificial até obras que desafiam os sentidos e estimulam a criatividade, sempre guiado pela visão de artistas renomados que usam a tecnologia de forma inovadora.
  • Cérebro Luz – Os visitantes embarcam em uma experiência interativa em realidade virtual que revela os mistérios do cérebro humano. Criada pelos artistas Mau Maker e Rodrigo Rez, a instalação é também uma escultura-instalação de ferro em formato de rosto humano vazado, com um cérebro retroiluminado que se destaca em sua estrutura. A experiência VR, conduzida por Paulo Tavares, completa a proposta ao proporcionar uma viagem sensorial pelo funcionamento e inspiração do cérebro.
  • Hack Vertical – Uma parede de escalada interativa convida o público a competir em corridas de LEDs que sobem em quatro pistas de diferentes velocidades. Ao longo da escalada, os participantes interagem diretamente com os efeitos de luz, em uma instalação desenvolvida pelo artista Mau Maker.
  • HackPrint 3D – A instalação HackPrint 3D, de autoria de Rodrigo Braga, apresenta a impressão 3D como uma revolução silenciosa: objetos ganham forma camada por camada, transformando ideias em protótipos e fábricas em mesas. A tecnologia abre caminho para um futuro com menos desperdício e mais criatividade, onde cada pessoa pode se tornar arquiteta do próprio amanhã.
  • Batukando – Inspirada no estilo Guitar Hero, essa instalação, inédita da edição de 2025, leva o público a bater em tambores seguindo fitas de LED. A experiência acontece em duas escadas que se encontram, e os LEDs ficam posicionados à frente delas, tornando visível toda a gamificação. A cada nota acertada, os LEDs nas paredes formam imagens que se transformam diante dos olhos do visitante, em uma obra interativa do Caramelo Biônico.
  • Hack Pipa – Leonardo Souza, do Okoto Studio, assina esta experiência coletiva que celebra a cultura popular carioca. Inspirado em sua obra “Rabiola à céu aberto”, o projeto traz uma projeção mapeada de um céu digital que permite aos participantes comandarem pipas virtuais diretamente de seus celulares, interagindo e brincando em grupo.
  • Hack Metabox – Com a curadoria da equipe Metabox AR, esta experiência em realidade aumentada propõe um quiz interativo sobre o festival, no estilo do jogo Pokémon Go. O público participa de três rodadas diárias, respondendo a perguntas que estimulam atenção e conhecimento, com os melhores colocados ganhando prêmios.
  • Hack Sense – Uma exposição imersiva conduz o público pelos dilemas éticos e culturais da inteligência artificial generativa. Dividida em seções que mostram como essa tecnologia transforma palavras, imagens e gestos, a experiência ainda convida a refletir sobre o impacto da IA na vida cotidiana.
  • Átomos Átrio – Em uma instalação de painéis de LED, o artista Gustavo Milward propõe uma reflexão sobre a relação entre os átomos e o coração humano, mostrando que nossas ações, por mais sutis que pareçam, reverberam e deixam marcas.
  • TranZcreen – Assinada por Dek Wilde, a obra interativa permite que o público interaja com sensores e acompanhem as reações da obra em projeções através de vídeo mapeamento. Os movimentos e sons interferem nas projeções, criando uma experiência colaborativa e sensorial única.
  • 2x2x2x2 – O artista Matheus Leston apresenta uma instalação sensorial que funde visão e audição, explorando como sons e imagens se propagam pelo espaço e oferecem novas formas de interação entre os sentidos.
  • Lavrynthos – Amir Admoni e Fabito Rychter trazem uma narrativa em realidade virtual, com dublagem da atriz Alice Braga, na qual o público acompanha a história de um Minotauro e sua próxima refeição, a garota chamada Cora, misturando suspense, tecnologia e imersão.
  • Kinect Vibes – O público poderá vivenciar uma experiência única, criada por Dek Wilde, que combina inteligência artificial e movimento para criar arte. Uma câmera captura a imagem dos participantes e a transforma em partículas de energia em movimento.
  • Medusa – Os artistas Mau Maker e Rodrigo Rez apresentam uma escultura inspirada na Medusa cujos fios de LED se iluminam a partir da interação do público.
  • Exposição Instantânea – Caramelo Biônico assina uma galeria de arte gerada instantaneamente com inteligência artificial, a partir de breves briefings escritos pelos visitantes.
  • Harpa – Uma instalação musical de Mau Maker e Rodrigo Rez transforma lasers luminosos em notas de um instrumento interativo, permitindo que cada laser represente uma oitava e que o público toque melodias com movimento e luz.
  • AIX – Gustavo Milward apresenta uma rede social criada inteiramente por inteligência artificial, a partir de poucas informações fornecidas pelos usuários. A instalação provoca reflexões sobre a relação entre humanos e tecnologia e os impactos da IA na vida cotidiana.
  • Hack Maker – O espaço maker do Hacktudo 2025 convida o público a explorar a cultura do “faça você mesmo” através de experiências que unem criatividade, tecnologia e diversão. O Hack Maker mostra como a inovação pode aproximar pessoas e transformar o cotidiano. Entre instalações interativas, jogos adaptados e desafios lúdicos, o público descobre conceitos de automação, digitalização e interação tecnológica, tudo de forma prática e divertida. Alguns dos projetos makers são assinados e conectados ao core business da Dataprev, reforçando a relevância social e tecnológica das experiências apresentadas. Cada atividade foi pensada para envolver crianças, jovens e adultos, garantindo aprendizado e entretenimento para todos os perfis de visitantes.

Projetos makers:

  • AbleGamers – Estande para exibição e experimentação de consoles e controles adaptados para pessoas com deficiência, promovendo inclusão nos games. A experiência mostra como a tecnologia pode derrubar barreiras e tornar os jogos acessíveis para todos, incentivando o convívio, a criatividade e a diversão de forma segura e inclusiva.
  • Guitarra Maker – Uma “anti-guitarra” experimental, assinada pelo artista Mau Maker, criada a partir de um banco de bar e guiada pela condutividade elétrica. Nesta atividade, o público descobre novas possibilidades de fazer música com materiais inusitados, estimulando a experimentação e o pensamento criativo.
  • Corrida de LED – Competição interativa, assinada pelo artista Rodrigo Rez, em que os participantes seguem luzes coloridas em tempo real. É preciso atenção, reflexos rápidos e raciocínio ágil, já que as cores mudam constantemente. Cada grupo precisa completar o circuito antes dos adversários para conquistar a vitória.
  • Pinball – Fliperama construído com materiais reaproveitados e tecnologia moderna, como corte a laser. Uma experiência nostálgica que resgata lembranças de infância, oferecendo um olhar contemporâneo sobre a criatividade e a engenharia de brinquedos clássicos. A autoria é do artista Mau Maker.
  • Controlaço – Super Nintendo no qual o público joga clássicos com um controle Gigante! Assinado pelo artista Mau Maker, a experiência combina diversão, coordenação motora e interação coletiva, mostrando que a tecnologia pode ser acessível e divertida de formas inesperadas.
  • Pongão de Dados – Versão moderna da Mesa de Disco, assinada pelo artista Mau Maker, na qual os participantes movimentam o corpo para acertar o disco. A brincadeira ilustra conceitos de transferência de dados e interação física, tornando a tecnologia uma experiência lúdica e envolvente.
  • QR-Cabeça – Quebra-cabeças digital interativo, assinado por Dek Wilde, em que os participantes montam imagens de obras de arte famosas em diversas versões profissionais, como a Monalisa executiva, a partir de QR Codes.
  • Coloring Wall – Mural digital, assinado por Dek Wilde, no qual personagens coloridos pelo público ganham vida em um grande telão. A experiência estimula a criatividade, permitindo que crianças e jovens visualizem suas ideias ganhando forma digital, reforçando o tema “O que você quer ser quando crescer?”.
  • Grafite Sonoro – Assinado por Vitor Pimu, esse mural interativo emite sons relacionados às profissões representadas, criando uma experiência sensorial que combina visão e audição, estimulando a percepção artística e a imaginação.
  • Zoltron – Assinada pelo Caramelo Biônico e Inspirado nas clássicas máquinas de adivinhação de feiras, o Zoltron interage com o público para revelar profissões emergentes e habilidades essenciais para o futuro. A instalação mistura tecnologia, arte e aprendizado, oferecendo reflexões sobre proteção social e políticas públicas no mundo do trabalho. Durante a interação, os visitantes recebem orientações personalizadas sobre carreiras, enquanto se divertem em um ambiente lúdico e educativo.
  • HackDelas – O HackDelas chega para mostrar que lugar de menina também é na ciência e na tecnologia. A iniciativa valoriza o protagonismo feminino nas áreas das exatas, despertando em jovens e crianças a vontade de explorar o universo científico de maneira lúdica, prática e cheia de descobertas. Em parceria com o projeto Tem Menina no Circuito, idealizado por professoras do Instituto de Física da UFRJ, o espaço se torna um ambiente interativo que estimula a curiosidade, a experimentação e o aprendizado. Afinal, ciência, engenharia e tecnologia podem (e devem) ser divertidas e acessíveis para todas.

Atividades:

  • Pesos e Roldanas – Nesta instalação, o público observa bolsas que parecem idênticas, mas que exigem esforços diferentes para serem levantadas. A experiência permite entender como o posicionamento do peso dentro de sistemas de polias altera a força necessária para levantar um objeto, ilustrando de forma prática o conceito de vantagem mecânica.
  • Banco de Faquir – O participante se senta em um banco coberto por dezenas de pregos e descobre que, graças à distribuição uniforme do peso, é possível apoiar o corpo sem sentir dor. A experiência ensina, de forma dinâmica, como a pressão se distribui em uma grande área, reduzindo seu impacto.
  • Rolos – Dois rolos idênticos, mas com pesos distribuídos em pontos diferentes, são soltos numa mesma plataforma. O público observa como suas trajetórias se diferenciam, compreendendo como o momento de inércia influencia a velocidade e a direção de um objeto em movimento.
  • Flutua/Flutua 2 – Bolinhas de isopor ou formas de papel parecem flutuar magicamente graças a pequenos jatos de ar. Ao interagir com o fluxo, os visitantes aprendem conceitos de aerodinâmica e equilíbrio de forças de forma visual e divertida.
  • Pêndulos – Esferas presas por fios de diferentes comprimentos balançam e mostram como a altura do fio determina a velocidade do movimento. O público observa e compara as ações, entendendo o princípio do movimento harmônico simples.
  • Frank Espelho – Entre tiras de espelhos, o público se depara com imagens refletidas que se misturam, criando combinações visuais curiosas e engraçadas. A atividade demonstra como a luz pode ser manipulada para gerar ilusões ópticas.
  • Ondas Sonoras/Ondas Sonoras 2 – Nesta experiência, os visitantes percebem o som viajando pelo ar através de tubos, ou observam padrões de vibração em areia conforme falam. O público aprende sobre propagação, ressonância e transferência de energia sonora de maneira interativa.
  • Máquina Maluca – Bolinhas percorrem circuitos com rampas e obstáculos, revelando conceitos de energia, movimento e colisão. O público acompanha como diferentes trajetórias e colisões alteram o caminho das bolinhas, despertando curiosidade sobre a física aplicada.
  • Experiência das Cores – Em uma cabine iluminada por holofotes coloridos, os visitantes veem seu corpo projetar sombras em diferentes tons. A experiência ilustra como a mistura de luzes e a reflexão transformam a percepção das cores.
  • Foto de Sombra – A sombra do participante é projetada em uma parede fluorescente, permanecendo por alguns segundos mesmo após ele se afastar. A atividade ensina, de forma visual, princípios de fluorescência e persistência luminosa.
  • Cubos – Uma parede interativa apresenta cubos com ilustrações de cientistas mulheres, conceitos de física e mensagens sobre tecnologia, mostrando ao público a importância da representatividade feminina na ciência e no desenvolvimento tecnológico.
  • HackLab – Apresentado pela SIS Swiss International School, o HackLab é um espaço de descobertas e aprendizado voltado para crianças, unindo tecnologia, criatividade e sustentabilidade. As atividades convidam os pequenos a explorar conceitos de programação, robótica, arte e ciência de forma prática e divertida, mostrando como a tecnologia pode ser usada para proteger o planeta e criar soluções inovadoras.

Oficinas:

  • SIS Fogo: Ecobots – Nesta aventura, o público acompanha o percurso dos Ozobots por trilhas ecológicas de uma maquete interativa, aprendendo como cada ação contribui para proteger a vida na Terra. Depois, as crianças criam sua própria floresta limpa, com árvores, rios e animais, e programam os robôs usando canetas de código e sequências de cores. A experiência ensina, de maneira lúdica, sobre reciclagem, preservação ambiental e sustentabilidade.
  • SIS Água: Reciclabots – Os Beebots são os protagonistas dessa oficina, navegando pelos mares para recolher resíduos e proteger a vida marinha. Os pequenos aprendem a programar os robôs para levar cada tipo de lixo à lixeira correta, plástico, papel, metal ou vidro, enquanto compreendem a importância da reciclagem e do cuidado com os oceanos.
  • SIS Ar: Sopra que Funciona – Aqui, os participantes descobrem como a energia eólica pode movimentar o mundo. Após uma história sobre energias limpas, cada um constrói seu próprio cata-vento, que é conectado ao Makey Makey para controlar um jogo no Scratch. Cada sopro transforma-se em ação no computador, mostrando de forma prática e divertida como a energia pode ser captada e aplicada em soluções tecnológicas.
  • SIS Terra: Heróis da Massinha – Nessa oficina, as crianças se tornam inventoras de heróis ambientais, modelando personagens com massinha e, em seguida, usando um aplicativo para dar vida a eles em um jogo interativo. Os heróis cumprem missões como plantar árvores, limpar rios e proteger animais, mostrando como arte, criatividade e tecnologia podem se unir para ensinar sustentabilidade.

Mais informações:

Evento gratuito

Dias 11 e 12 de outubro das 14h às 22h

É necessário retirar ingressos no www.hacktudo.com.br

Ingressos para o dia 11

Ingressos para o dia 12

Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro

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