HackTudo Cidade das Artes 2024

O HackTudo é o maior festival de cultura digital do Brasil e oferece uma série de atividades para todas as idades, como oficinas de drones e exposições interativas que mesclam arte e tecnologia, além de promover palestras que refletem sobre os 30 anos da internet no Brasil.

Siga-nos no Instagram e acompanhe outras novidades. @riocomcriancas

As atividades são muitas e promovem a inclusão social e digital de crianças, jovens e adultos, despertando o interesse para o mundo tecnológico de forma lúdica e informativa. Além do retorno de atrações populares de edições anteriores, como  a Arena de Robôs, o público também poderá se surpreender com a estreia de ações inéditas, como uma viagem imersiva em realidade virtual pelo cérebro humano narrada pela voz de Eva Byte, interpretada pela radialista e professora de comunicação Helen Britto.

Atrações:

HackExpo – As atividades da Expo propõem aos visitantes experiências empolgantes que surgem de uma fusão da arte com a tecnologia. O evento convida uma seleção de artistas conhecidos pelo uso criativo de ferramentas inovadoras, como Leandro Vigas e Matheus Leston, para reinterpretar elementos da cultura digital de formas que surpreendem os sentidos. Nesta edição, os temas variam entre Realidade Virtual, Inteligência Artificial Generativa e outros assuntos do momento. Entre elas, os principais destaque são:
  • HackWall, apresentada pela Viridien: Uma parede de escalada de oito metros de altura desafia quatro pessoas para uma empolgante corrida contra o tempo com diferentes níveis de dificuldade. O público receberá instruções de escaladores profissionais. Esta instalação é apresentada pela Viridien, empresa de tecnologia avançada que combina ciência digital e dados da Terra para promover um futuro mais próspero e sustentável.
  • Cérebro-Luz:  Um busto de arame de 7 metros com uma reprodução luminosa em seu núcleo que representa inspiração original para a Inteligência Artificial: o cérebro humano. A instalação conta com uma viagem imersiva por Realidade Virtual (VR), com narração de uma marcante voz da cultura brasileira: Eva Byte, a clássica apresentadora virtual do Fantástico, dublada por Helen Britto.
  • HackPipa, do artista expositor Leonardo Souza: Esta instalação interativa propõe uma experiência coletiva em que os participantes conduzem pipas virtuais, por meio de seus próprios celulares, pela bela projeção de um céu azul.
  • HackSense, do artista expositor Clelio de Paula : Mente Máquina: Criatividade na Era da IA” é uma exposição prática e interativa que discute assuntos importantes sobre Inteligências Artificiais Generativas, inclusive seus dilemas morais. Divididas em seções que exploram como essa tecnologia revoluciona a construção de palavras, imagens, gestos, a vida cotidiana e muito mais.
  • Átomos Átrio” e “Are You For Real?”, do artista expositor Gustavo Milward: Duas instalações assinadas por Gustavo Milward põem o público para refletir através da tecnologia.
  • “Contato” e “DATA_Field”, do artista expositor Leandro Vigas: Duas instalações assinadas por Leandro Vigas trazem reflexões interessantes usando inteligência artificial.
  • Exposição Supererróis, do artista Milton Montenegro: Esta exposição de imagens geradas por inteligência artificial generativa batizada de “Supererróis” traz uma releitura dos imponentes super-herois dos quadrinhos sob um olhar mais gentil, menos perfeccionista e mais aberto a erros e defeitos.

HackRobot – Marcando presença no evento desde 2017, sempre levando as torcidas à loucura, os embates de Robôs retornam ao HackTudo 2024. Desta vez, o público assume o controle de seus próprios robôs na arena de hockey de robôs em uma competição eletrizante que lembra bastante o futebol. O objetivo é marcar gols para levar a sua equipe à vitória e se consagrar como um grande craque da eletrônica. A atração estará disponível de 14h às 22h.

HackDrones – Com a chegada dos drones, os robôs conquistaram os céus e o coração do público. Desde então,  corridas de drones vêm ganhando cada vez mais espaço na cultura digital e não poderiam faltar no HackTudo 2024. Uma Arena de Drones será realizada por pilotos profissionais convidados de todo o Brasil em um circuito especial nos jardins da Cidade das Artes. O público poderá acompanhar diretamente da esplanada e ainda terá a chance também de aprender os fundamentos básicos para controlar um drone, já que o HackDrones também oferece oficinas e simuladores que proporcionam uma experiência prática, permitindo que o público decole para seu primeiro voo com drones de verdade.

HackMaker – Apostando na força da mentalidade do “faça você mesmo”, o espaço maker do festival reinventa e atualiza brincadeiras conhecidas do grande público com a aplicação criativa de ferramentas tecnológicas.
  • AbleGamers Brasil: Promovendo a inclusão de pessoas com deficiência no meio dos games, a ONG internacional terá destaque no espaço maker. O grupo comanda um estande repleto de periféricos que adaptam controles de videogames tradicionais para as diferentes necessidades de jogadores PcDs.
  • Snake Maker INSS: Inspirado no clássico dos celulares antigos, o famoso Jogo da Cobrinha ou Snake II é apresentado em uma réplica gigante do clássico celular Nokia 3310, assinada pelo artista Mau Jabur. Nesta edição especial, os pontos equivalem a anos de contribuição ao INSS e vence quem garantir a aposentadoria.
  • Genius da Segurança: O famoso jogo de memória da década de 80 ganha uma dimensão maior no HackTudo, nesta experiência assinada pelo artista Mau Jabur. Além de gravar a sequência de luzes coloridas sugerida pela máquina, o participante também aprenderá sobre os quatro dados biométricos que garantem um acesso seguro aos sistemas da Dataprev: Reconhecimento Facial, Íris Ocular, Impressão Digital e Padrão Vocal.
  • Pongão de Dados: Assinada pelo artista Mau Jabur, esta variação moderna e inovadora do clássico game PONG, que lembra pingue-pongue, transforma o corpo do jogador no próprio controle por meio de sensores de movimento. Nessa versão, o  jogo faz alusão à dinâmica de transferência de dados segura entre usuário e a Dataprev: a mesa faz o papel dos servidores, e o disco, dos dados a serem transferidos.
  • Guitarra Maker: Assinada pelo artista Mau Jabur, esta obra traz  um modelo de guitarra diferenciado fabricado a partir de um banco de bar, sem elementos tradicionais, guiada pela condutividade elétrica, mostrando na prática o melhor que a cultura maker tem a oferecer.
  • Corrida de Leds: Nesta experiência assinada pelo artista Mau Jabur, cada participante ou grupo escolhe um caminho de luzes, aciona o controle remoto correto que tenha as mesmas cores da luz para avançar. Para chegar primeiro ao final é necessário reflexos ágeis, alto índice de atenção e pensamento rápido, porque a luz muda de cor de tempo em tempo.  Quem completar primeiro todas as luzes, ganha a corrida!
  • Pinball: Assinado pelo artista Mau Jabur, este fliperama foi feito com o reaproveitamento de tecnologias defasadas em algo completamente novo. Combinados com o uso de tecnologias de fabricação modernas, como o corte a laser, uma tela de TV, um antigo monitor e um computador podem gerar uma experiência completamente diferente. É um nostálgico resgate às lembranças de infância e adolescência de quem viveu nas décadas de 70 ou 80 onde o jogo era a sensação.

HackLab – O espaço está repleto de oficinas que exploram a cultura maker, programação e tecnologia, estimulando a curiosidade, a resolução de problemas e a alfabetização digital desde tenra idade.

  • ReciclaBots – Os simpáticos beebots, robôs com programação simples realizada diretamente no próprio equipamento, precisam da sua ajuda para salvar os oceanos do lixo acumulado. Utilizando um tapete temático que representa o oceano, com recifes de corais e peixes, as crianças guiarão os reciclabots para recolher resíduos espalhados pelo tapete e direcioná-los para as lixeiras corretas.
  • OzoMagics – As crianças serão estimuladas a utilizar a criatividade enquanto aprendem sobre programação e robótica. Elas serão os guias dos OzoMagicians em uma aventura pela floresta encantada, onde criarão um cenário mágico com os protótipos disponíveis.
  • Mão na massinha! – As crianças são incentivadas a criar suas próprias esculturas e personagens com massinha, enquanto um aplicativo complementar é usado para dar vida às suas criações. Esta experiência permite que as crianças mergulhem em um mundo de descobertas, incentivando a imaginação, a coordenação motora e a narrativa, uma maneira divertida e única de aprender e se expressar.
  • SIS Music – Nesta experiência única, os pequenos vão explorar o mundo fascinante da tecnologia e da física de uma maneira totalmente nova e divertida. Imagine transformar objetos do dia a dia, como frutas, papel e até massinha de modelar, em um instrumento musical de verdade! Sim, é isso mesmo! A mágica acontece quando unimos o conhecimento em tecnologia à criatividade, mostrando como até as coisas mais comuns do nosso dia a dia podem se transformar em algo extraordinário.

Mais informações:

Evento gratuito

Dias 26 e 27 de outubro das 14h às 22h

Local: Cidade das Artes

Programação completa aqui

Retirada de ingressos dia 26 aqui e dia 27 aqui

Leia também: Illusion Show – Uma Jornada Mágica com Henry & Klauss

Receba as novidades da semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *