Férias no Museu do Pontal Julho 2024

A programação de oficinas, jogos e brincadeiras acontece de quinta a domingo e, enquanto os pequenos brincam, os pais vão poder aproveitar para visitar as exposições da instituição, descansar no redário instalado nos jardins do Museu, e se deliciar com os quitutes da cafeteria Divino Café.

Siga-nos no Instagram e acompanhe todas as dicas de férias. @riocomcriancas

As atrações contarão com oficinas, como a de bioescultura, e brincadeiras, como o jogo da memória, com artistas com obras presentes no Museu e plantas da horta.

Programação:

Dias 18, 19, 25 e 26/07 – Quintas e sextas-feiras 

  • 18/07 – Quinta – 10h – Jogo da memória – Jogo da memória sobre os artistas do Museu e as plantas da horta.
  • 18/07 – Quinta-feira – 10h – Bioescultura – Esculturas feitas de elementos naturais, como argila, folhas, gravetos e sementes.
  • 18/07 – Quinta-feira – 16h – Oficina Teatro Popular, ministrada pelos arte-educadores do Museu do Pontal
    – Jogos teatrais.
    – Encenação do teatro do boi para trabalhar a construção dos personagens.
    – Confecção de um boi com Eva, para guardar a temática como lembrança.
  • 19/07 – Sexta-feira – 10h – Caixa dos sentidos – Uma caixa, onde dentro haverá elementos naturais. O objetivo será fazer com que as crianças descubram o que tem dentro.
  • 19/07 – Sexta-feira – 10h – Queimado sustentável – Brincadeira de queimado, com uma bola feita inteiramente de sacolas plásticas reutilizadas.
  • 19/07 – Sexta-feira – 16h – Bandeira da Ancestralidade – Esta ação performática para crianças, desenvolvida pelo performer Otávio Avancini, propõe elaborar e pintar em uma bandeira como elemento cênico, que, ao final da oficina, será utilizada em um cortejo pelo Museu do Pontal.
  • 25/07 – Quinta-feira – 10h – Brinquedo reciclável – As crianças vão criar brinquedos utilizando materiais recicláveis.
  • 25/07 – Quinta-feira – 10h –  Jogo da Amarelinha – Amarelinha feita de barbante, onde as crianças jogam um dado e precisam responder perguntas ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
  • 25/07 – Quinta-feira – 16h – Oficinas de Música Popular ministradas pelos arte-educadores do Museu do Pontal.
    – Confecção de instrumentos musicais com garrafa pet.
    – Orquestra rítmica utilizando estes instrumentos confeccionados, usando ritmos de manifestações populares, canto e percussão corporal.
  • 26/07 – Sexta-feira – 10h – Bioglitter. Produção de bioglitter, elemento natural feito a partir da Rocha mica.
  • 26/07 – Sexta-feira – 10h – Oficina de bonecos – Criação de bonecos feitos a partir de galhos, barbante e outros elementos naturais, como argila, sementes, folhas.
    26/07 – Sexta-feira – às 16h – Desmáscaras – Oficina de máscaras feitas com material reciclados, ministrada pelo artista Alê Souto. O objetivo é falar ludicamente da integração entre o sagrado e o universo do consumo, criando máscaras efêmeras com o que já se consumiu.

Dias 20, 21, 27 e 28 – Sábados e domingos

  • 20/07 –  Construção de brinquedos populares com sucata
    10h – Oficina ministrada pelo artista Plástico Getúlio Damado. Getúlio ensinará a criação de brinquedos com material reciclado.
    16h – Oficina de Pipas – Ministrada pelo pipeiro Max Cardoso, esta oficina vai falar da história da pipa, ensinar os participantes a montar sua própria pipa e a empinar com segurança.
  • 21/07 –Oficina de Teatro de Sombras
    16h – O Coletivo Paraíso Cênico vai apresentar e ensinar os princípios do Teatro de Sombras, uma técnica milenar, mas que também pode ser fácil de ser executada com materiais que todos têm em casa.
  • 27/07 – Oficina de Malabarismo
    10h – Nesta oficina, ministrada por Patrick Nogueira, os participantes poderão conhecer um pouco dos malabarismos com bastões chineses, uma técnica relativamente fácil, que permite que todos os participantes aprendam truques básicos, de forma individual e coletiva, desenvolvendo a expressão, a ludicidade, a brincadeira, a coordenação e a concentração.
  • 27/07 –  Piquenique Musical com Luis Carlinhos
    15h30m – De forma bem intimista, o artista Luis Carlinhos, reúne suas músicas autorais, clássicos da MPB e as músicas do seu projeto infantil “Macatchula”, convidando todos a ocuparem o espaço com suas cangas e lanches. Haverá, ainda, recreação para os pequenos.
  • 28/07 – Tapetes Contadores de Histórias
    16h – Com seus belos tapetes tridimensionais, Warley Goulart convida crianças pequenas e crescidas a mergulharem num estado de poesia, que tem como inspiração o tempo em que as histórias eram contadas nas varandas, nos serões, ou mesmo antes de dormir. Nesta edição, a história “Na fazenda da minha avó”.

Todos os dias –   Plantio de mudas e sensibilização na horta do Museu

Atividades Fixas

  • Visitas Musicadas e Baú de Brinquedos na programação de Férias no Pontal: às quintas-feiras a Visita Musicada irá acontecer às 14h, e o Baú de Brinquedos será às 15h; às sextas-feiras, o Baú de Brinquedos será às 14h e a Visita Musicada às 15h. Aos sábados e domingos as visitas acontecem às 11h e 15h e o baú de brinquedos às 12h e 17h.
  • Bebês no Museu do Pontal – todo domingo, às 10h – Roda de música, contação de história e movimento inspirada no universo da cultura popular

 Mais informações:

Entrada gratuita

De 18 a 28 de julho

De quinta a domingo

Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca.

Veja mais dicas de férias no Rio de Janeiro com criança aqui

Receba as novidades da semana

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *