O aguardado Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL) está pronto para celebrar duas décadas de vida em 2023, e chega com uma programação vibrante no Parque Lage.
Siga-nos no Instagram e aproveite as novidades. @riocomcriancas
Este ano, o Festival vai abordar a temática “A Cosmogonia das Infâncias”, ou seja, o título traduz que é a forma de explicar como o universo surgiu, explorando a criatividade e a multiplicidade de imaginários que caracterizam a infância, reflexões que trazem à tona a formação do mundo a partir do olhar das crianças.
Em espaços de encontro, exploração e celebração da arte, os participantes terão a oportunidade de mergulhar em uma programação diversificada, repleta de espetáculos, exposições, vivências extraordinárias, coisas que ainda não têm nome – gênese principal do FIL- e encontros inspiradores.
Para a abertura oficial do Festival, no dia 7 de outubro, de 10 às 11h, no Parque Lage duas atrações de tirar o fôlego: a performance gaúcha O lançador de foguetes e o olhar amoroso para as diversas infâncias brasileiras com a exposição “A Cosmogonia das infâncias” do fotógrafo cearense Samuel Macedo. A exposição ganhou os quintais do mundo, em expedições iniciadas já na adolescência. Inspirado no avô que tinha uma oficina de onde saiam traquitanas, acabou recebendo sua primeira câmera, uma caixa escura feita com resto de tudo.
- Arte em família – Os pequenos terão a oportunidade de assistir em primeira mão a pequena Ana Gomide de 10 anos, do Ceará estreando “Babauzinha”, em que apresenta um espetáculo de teatro de bonecos popular em homenagem à tradição do babau, do Cassimiro Coco e do mamulengo.
Dias 7 e 8, às 15h, no Parque Lage. - Lançador de Foguetes – Um espetáculo para toda a família é O lançador de foguetes, onde um personagem excêntrico e virtuoso, com seu triciclo recheado de elementos cênicos, calcula os fenômenos físicos que podem interferir nesta jornada. Impulsionado pela energia do público, o ator do Rio Grande do Sul, Luciano Wieser, referência no Brasil em Teatro de Máquina, celebrado no TikTok por conta de seu canal de arte das maquinarias, faz o lançamento de seus foguetes e lança suas ideias ao ar.
Dias 7, às 10h e 8, às 11h, no Parque Lage. - RastaPezinho no Parque – Já o RastaPezinho no Parque, do Rio de Janeiro, convida bebês e crianças de até quatro anos para uma apresentação musical interativa. A ideia é brincar, dançar e se divertir com temas circenses durante um sarau. A experiência coloca os pequenos no centro da cena, junto com seus responsáveis, e todos dividem o palco-picadeiro com os artistas, estimulando o desenvolvimento da linguagem, percepções sensoriais, atenção, conscientização corporal, coordenação motora e o desenvolvimento emocional, em um convidativo espaço de socialização para crianças e adultos. Fiquem atentos pois há sessões diferentes para bebês andantes e para bebês de colo.
Dias 12, às 16h e 15, às 11h, no Parque Lage. - Dando Ouvidos – Que tal participar de um espetáculo – brinquedo? Assim é Dando Ouvidos, uma conexão com a natureza e suas raízes. Em formato de arena, a atriz brincante Maria Angélica Gomes, convida as crianças a serem sementes. Temas fundamentais, como ciclo da vida, biodiversidade e o sonhar são apresentados e elaborados pelo público, com o uso de jogos interativos e objetos.
Dias 12, às 11h e 14, às 16h, no Parque Lage. - Flautistas de Marambaia – A brisa do mar da Restinga de Marambaia será sentida no jardim do Parque Lage, por meio da música e dança do projeto Flautistas de Marambaia e Os Meninos do Mangue. Trinta alunos da Escola Municipal Professor Vieira Fazenda, de Barra de Guaratiba, e seis flautistas da Pró-Arte vão apresentar um primoroso trabalho musical, que enaltece ecossistemas do manguezal e do mar, usando a sonoridade de canções de Dorival Caymmi, Tom Jobim, Moacir Santos, Gilberto Gil, Gordurinha, Marcelo Caldi e Ciranda de Caranguejo de Tarituba.
Dia 12, às 10h, no Parque Lage. - Família de pernas para o ar! – O bailarino, coreógrafo, diretor de movimento e terapeuta Paulo Mazzoni, também faz parte da Vivência Espetacular com Família de pernas para o ar! Ele vai convidar o público para uma imersão acrobática, mostrando que a arte pode estreitar a confiança entre os familiares e aprimorar o contato físico entre as pessoas que se entregam ao balanço. através de jogos e brincadeiras lúdicas.
Dias 14 às 15h, no Parque Lage. - Quintal Mágico – A magia vai estar solta pelos jardins exuberantes do Parque Lage durante a apresentação do grupo Quintal Mágico. Crianças e suas famílias vão poder brincar, dançar e cantar baião, coco, cacuriá, carimbó, boi, choro e cantigas infantis, ao som de um rico repertório da cultura popular brasileira cantado e tocado ao vivo. À medida que o show acontece, brincadeiras e interações com o público são propostas, criando um espetáculo único.
Dia 7, às 11h e 15, às 16h, no Parque Lage.
Mais informações:
Evento gratuito
De 07 a 15 de outubro
Local: Parque Lage
Tem programação FIL no CCBB (pago). Mais informações no Site do evento
Veja mais passeios para o mês das crianças aqui