Férias no Museu da Vida

Que tal atiçar sua curiosidade, enxergar ciência em pequenos detalhes do dia a dia, pensar a saúde como algo bem mais amplo do que estar ou não doente, trocar ideias, dar uma relaxada nos jardins e ainda dar uma boas risadas? Pois é, saúde, ciência, cultura, diversão e educação são megaimportantes e andam juntas! E as Férias no Museu da Vida prometem encantar toda a família!

Siga-nos no Instagram e acompanhe as novidades. @riocomcriancas

Exposições

  • Vida e saúde: relações (in)visíveis
    Onde: Prédio da Cavalariça

A exposição apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.

  • Rios em Movimento
    Onde: Salão de Exposições Temporárias

‘Rios em Movimento’ é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos – Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.

Teatro

  • Esquete ‘Conferência Sinistra’ + Oficina de Charges (Atividade mediada)*
    Quando: terças e quintas, 11h e 14h* (a partir do dia 5 de janeiro)
    Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
    Idade: a partir de 10 anos
    Duração: 60 minutos

Sinopse: O que acontece quando as doenças se encontram para bater um papo? Uma “Conferência sinistra”! Febre amarela, peste bubônica e varíola, principais doenças que assolavam o Rio de Janeiro no início do século XX, viram personagens desta intervenção teatral e, com muito humor, conversam sobre os males que causam à saúde, revelando seus temores em relação às medidas de combate lideradas pelos médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. A cena foi extraída da peça teatral ‘Oswaldo Cruz em revista’, de Gustavo Ottoni, inspirada nas charges que foram publicadas nas revistas e nos periódicos da época. O objetivo é estimular a plateia à discussão sobre as obras do passado à luz de seu contexto histórico e social e refletir sobre publicações e questões atuais através de charges publicadas em jornais, revistas, sites e redes sociais. Ao final da esquete, o público é convidado a desenhar sua própria charge, em cima de alguma questão atual que queira questionar / apontar / criticar.

* Público limitado a 45 espectadores. Haverá distribuição de senhas antes do espetáculo.

  • Peça ‘É O Fim da Picada!’
    Quando: quartas, 11h e 14h
    Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
    Idade: a partir de 12 anos
    Duração: 30 minutos

Sinopse: Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.

Atividades externas

  • Parque da Ciência e Pirâmide
    Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
    Idade: a partir de 7 anos

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.
Obs.: não há atividades em dias de chuva.

Mais informações:

Entrada gratuita

Janeiro e fevereiro: De terça a sexta das 10h às 16h

Não é necessário agendar

Av. Brasil, 4365

Veja mais atrações de férias aqui

Receba as novidades da semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *