Festival de Cultura Digital HackTudo 2022

O HACKTUDO está de volta ao Rio de Janeiro. Nesta edição o evento será realizado, pela primeira vez, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) e terá batalha de robôs com partidas de hockey, corrida de drones e simuladores, realidade virtual, jogos, laboratório de oficinas criativas e tecnológicas, exposições, exibição de filmes e animações e palestras com profissionais renomados.

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Um dos maiores festivais de cultura digital do Brasil, o HACKTUDO chega à sexta edição com novidades que mesclam tecnologia, inovação, empreendedorismo e muita diversão.

O festival promove a inclusão social e digital de crianças, jovens e adultos, com uma série de atrações diferenciadas que fascinam. Entre elas estão a batalha de robôs com partidas de hockey (HackRobot, assinado pela Petrobras), as corridas de drones e os simuladores (HackDrone), as invenções artísticas da cultura maker (HackMaker), o laboratório de oficinas criativas e exibição de filmes e animações (HackLab, assinado pela Escola Suíça), as exposições (HackExpo) e as atividades dedicadas às mulheres (HackDelas, assinado pela Liberty Seguros).

Atrações:

  • HackDrones – A corrida de drones, modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço na cultura digital, será realizada em circuito inédito nos Jardins do MAM, com obstáculos conhecidos como Gates, Slaloms e Ladders. O público poderá acompanhar da varanda do museu a apresentação de oito 8 pilotos participantes (3 do Rio, 4 de SP e 1 de MG), considerados os melhores do Brasil, que exibirão suas habilidades em voos de alta velocidade. Para quem tem fascínio por drones ou sequer mexeu em um objeto deste tipo, haverá oficinas no festival e uma experiência virtual em simuladores, com os óculos usados pelos pilotos, que dão a sensação de ver os drones realizando o circuito em primeira pessoa.
  • HackRobot – As batalhas de robôs serão realizadas com partidas de hockey, ou seja, haverá uma competição de hockey de robôs no festival, explorando os conceitos tecnológicos ligados à robótica. Uma arena foi montada para o jogo composto por dois times com três robôs em cada, onde o objetivo é fazer o maior número de gols. A atração é assinada pela Petrobras. Os participantes devem escanear o QR Code disponível no Espaço da Robocore para ter direito a uma senha que indicará o horário da partida.
    Além disso, os visitantes poderão se divertir com o mundo da robótica. No Espaço Explorer, a brincadeira está atrelada ao controle de um robô explorador por meio de um braço robótico comandado pelo telefone celular. A missão é pegar o maior número de objetos em 3 minutos e colocar dentro da caçamba do caminhão. Já no Espaço Raptor, a diversão é pilotar um robô de esteiras por um percurso radial, com obstáculos, rampas e terrenos irregulares. Desta vez, o robô é controlado através de um rádio controle e há um tempo de três minutos para concluir a atividade.

  • HackMaker – Democratizando o conceito do “faça você mesmo”, o espaço maker apresenta invenções que misturam arte digital, tecnologia e design, com criatividade e inovação para que o público possa interagir com as obras artísticas do festival. São elas:
    – Snake Maker: Inspirado no clássico jogo popularizado nos celulares Nokia, foi adaptado para dois participantes com controle de tecnologia sem toque. Os participantes aproximam a mão de um painel com o joystick direcional e os comandos são detectados por sensores de distância.
    – Pixels on the Wall: Composto de 500 cubos com faces coloridas dispostas em uma parede de cerca de 5m de largura por 1m de altura, para que as pessoas possam manipular cada pixel formando assim variadas imagens de pixel art.
    – Corrida de Leds: Cada participante ou grupo escolhe um caminho de luzes, aciona o controle correto e avança. Para chegar primeiro ao final é necessária grande atividade física, alto índice de atenção e pensamento rápido.
    – Otação: 4px: Visão de Raio X Interativa: Nesta instalação, os participantes revelam camadas “ocultas” do outro lado da parede num raio x virtual e interativo. Basta apontar para a parede e a projeção mostrará partes de uma imagem mapeada sobre a superfície.

  • HackLab – Laboratório criativo que estimula a capacidade inovadora da nova geração promovendo oficinas, exibição de filmes, bate-papos e atividades multidisciplinares que conectam a criatividade, imaginação e a prática com o universo digital e tecnológico. É apresentado pela Escola Suíça. As oficinas são realizadas das 14h às 18h40, no Aquário e no Chafariz, para até 20 crianças. Já a exibição de filmes acontece na Cinemateca do MAM Rio, com capacidade para 180 pessoas.

Oficinas:

  • Corrida de Beebots: Uma corrida com os beebots, robôs com programação simples realizada diretamente no próprio equipamento, permite que crianças pequenas entrem em contato com linguagem direcional e programação de forma lúdica e divertida, utilizem o raciocínio lógico e pensamento algorítmico. Para crianças de 5 a 10 anos.
  • Rock n ́Bot: As crianças são estimuladas a utilizar a criatividade enquanto aprendem sobre programação e robótica. Utilizando os divertidos Ozobots, que podem ser programados usando códigos visuais ou programação em bloco, os participantes deverão criar uma coreografia seguindo os ritmos de uma música. Para crianças de 8 a 12 anos.
  • Eu vou com a minha lanterna: As crianças poderão experimentar um pouquinho dessa tradição Suíça, também presente em outros países europeus, confeccionando suas próprias lanternas e um mini circuito de luz para deixá-las acesas. Quem não quiser montar o circuito, pode participar apenas da personalização de suas lanternas. A partir dos 5 anos.

  • Tirolesa: Por meio de uma tirolesa, as crianças poderão testar suas habilidades com os materiais colocados à disposição, além de aprender e colocar em prática noções de matemática e física, testando hipóteses e desenvolvendo seus mecanismos através da tentativa e erro. A partir dos 5 anos.

  • Journey Through SIS: Neste desafio, as crianças comandam os robôs beebots nos próprios equipamentos, levando-os de um local a outro. A partir de 5 anos.

Filmes:

Dia 22/10: 

  • Tromba Trem – Às 14h20
  • Pluft – O Fantasminha – Às 17h
  • Álbum em Família – Às 19h

Dia 23/10: 

  • O Menino e o Mundo – Às 17h
  • Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente – Às 19h

Exposições:

  • HackExpo – Exposições de trabalhos de artes visuais, com diversas manifestações e linguagens, que permeiam temas como Realidade Virtual, Metaverso, Arte Digital e Sustentabilidade.

  • No Céu da Placa Mãe – Através de 14 quadros e uma parede de escalada performática, a exposição criada pelo artista plástico e fotógrafo Cafi promove uma imersão reflexiva ao universo da miscigenação entre o mundo real e o digital. Há também uma parede de escalada “Céu de Placas”, formada por placas mães, que comporta quatro pessoas escalando simultaneamente.
  • Cérebro-Luz – A obra foi criada para gerar uma reflexão sobre a maior inspiração da Inteligência Artificial. A instalação é aberta ao público que deseja conferir por perto.

Realidade Virtual:

  • A Floresta Encantada – Na instalação, ministrada pele duo VJ Suave, a realidade virtual é explorada misturando animação 3D, programação, áudio especializado e uma ferramenta de criação de games, transportando o espectador para outra dimensão, onde ele é livre para escolher seus caminhos e ações. A partir da imersão no ambiente de uma floresta, a instalação convida o público ao autoconhecimento e à reflexão.
  • Kuarup – Por meio de tecnologias imersivas, com ocas e outros cenários em 3D, crianças, jovens e adultos poderão conferir uma instalação inédita que faz uso da realidade virtual para transportar o público para uma exposição fotográfica imersiva que mostra o ritual milenar da Aldeia Yawalipiti do Alto Xingu, o Kuarup. As imagens foram feitas pelo fotógrafo Cafi, durante a cerimônia realizada em homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro, defensor das causas indígenas.

  • Pupila Dilatada – Um coletivo de artistas digitais, que promovem experiências imersivas e interativas com uso de novas tecnologias, gerando uma conexão entre o mundo físico e espaços virtuais ao exibir obras de diversos de artistas multidisciplinares, produtores musicais, developers, designers, programadores, pensadores e agitadores culturais, de várias partes do Brasil.

Outras atividades:

  • Resíduo Genial – O artista Jota Azevedo, que reutiliza resíduos descartados como matéria-prima para produzir arte, apresenta a instalação Resíduo Genial e propõe um diálogo entre sustentabilidade e tecnologia em forma de arte, através de um painel fotográfico e interativo confeccionados com uma técnica especial que reuniu resíduos eletrônicos de computadores, mouses, teclados, disquetes, fios, chips, dentre outros.

  • Circuitos elétricos em massinha: Circuitos elétricos são montados usando massinha, baterias, LEDs e motores. É uma forma divertida de entender como funciona um circuito elétrico e diferentes formas de montá-lo, juntando ciência e muita diversão. A partir de 7 anos.
  • Dando luz à sua imaginação: Diferentes componentes eletrônicos como LED, LDR, Buzzer, são usados para montar um cartão que acende e apita. A partir de 7 anos (cartões simples com LEDs e baterias para colorir) e de 12 anos (cartões com mais elementos).

Mais informações:

Evento gratuito

É necessário retirar os ingressos no site

Dias 22 e 23 de outubro das 14h às 22h

Local: Museu de Arte Moderna

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