O Shopping Nova Iguaçu recebe a Exposição Amazônia: e eu com isso?. A mostra é imersiva e recomendada para todas as idades. Um ótimo programa para as férias.
Siga-nos no Instagram e acompanhe outras dicas @riocomcriancas
Inédita, a mostra é imersiva e conta com diversos espaços instagramáveis. Amazônia: e eu com isso? convida os visitantes a conhecer, com mais profundidade, a região amazônica e entender a importância da floresta, seu potencial de desenvolvimento econômico e de regulação climática para o Brasil e o mundo; as cidades que a compõem, e a necessidade de cuidá-la, independentemente da distância geográfica em que se vive, além de seu papel de equilíbrio em função do aquecimento global. A Amazônia é essencial para a segurança alimentar, hídrica e energética de todo o país e os efeitos do desmatamento no bioma são sentidos não só na região, mas em todas as cidades brasileiras.
O percurso é dividido em três seções: Amazônia de Pé, Desmatamento e Casas. No primeiro deles, os visitantes ganharão óculos de realidade virtual, para simular um passeio imersivo pela Amazônia, acomodados em um barco típico. Uma minipiscina de bolinhas simula a floresta e rios e as crianças podem brincar à vontade. Os rios amazônicos também serão representados em um piso espelhado, enquanto um painel imantado convida adultos e crianças a entender um pouco mais sobre a biodiversidade da região.
A segunda parte, batizada de Desmatamento, abre os olhos dos frequentadores para o processo de desertificação da Amazônia e os riscos que todo o planeta corre como consequência.
O trecho final simula uma casa em que é possível observar os potenciais eventos relacionados à segurança alimentar, hídrica e energética no futuro, caso o desmatamento da Amazônia leve a floresta a um ponto sem retorno e possibilidade de melhoria.
Na saída, os participantes poderão deixar uma mensagem em árvores, colorindo a exposição com bilhetes de esperança. Além disso, um mural reúne sugestões de soluções, boas práticas e atividades que as pessoas podem adotar em suas rotinas para diminuir impactos ambientais.
Entenda os detalhes das atrações, que são para todas as idades, e estão separadas por três áreas principais:
1. Amazônia de Pé
Neste local, todos entrarão em um cenário que simula a Amazônia. Atividades: – Piso espelhado para mostrar rios amazônicos; – Balanço com minipiscina de bolas para crianças brincarem na floresta e rios; – Painel imantado com imãs de animais da região para serem montados; – Barcos que representam os originários do local, com cadeiras giratórias e óculos de realidade virtual.2. Desmatamento
No segundo espaço, os visitantes poderão ver árvores secas que representam o desmatamento e o impacto nas cidades e vidas, de forma geral e, em especial, para os habitantes locais. Além de uma série de informações relacionadas à Amazônia e as oportunidades em setores como o de alimentos, energéticos, medicinais, têxteis, entre outros.3. Casas
O terceiro ambiente simulará uma casa, onde será possível observar os potenciais eventos relacionados à segurança alimentar, hídrica e energética no futuro, caso o desmatamento da Amazônia leve a floresta a um ponto sem retorno. Nesse caso, não havendo mais a cobertura de vegetação suficiente para manter o equilíbrio da vida, há sério desequilíbrio ambiental e climático.Na sala de estar/jantar, luzes e uma televisão piscam e apresentam mais informações.
Na cozinha, uma geladeira “conversa” com os visitantes sobre a escassez de alimentos. Já a pia não terá água.
No quarto, ao abrir a janela, os visitantes sentirão ventania e verão cenas de eventos climáticos extremos. Tablets exibem a edição de uma newsletter com informativos a respeito da relação entre a Amazônia e a segurança alimentar para o país.
Mais informações:
Evento gratuito
Até 27 de agosto
Horário: De segunda a sábado, das 11h às 21h.Domingo, das 13h às 21h.
É necessário fazer a inscrição pelo aplicativo do shopping para escolha do horário e resgate do ingresso.