Oi, pessoal! Fomos conhecer a Cachoeira de Vargem Grande e fizemos o relato com as dicas pra vocês.
Caso queira ver em vídeo, é só clicar aqui.
A cachoeira fica no Parque Estadual da Pedra Branca, no bairro de Vargem Grande e o acesso é super fácil.
Nós fomos de carro, então só posso compartilhar essa experiência. Mas já vi relatos de pessoas que vão a pé desde a estrada do Pacuí.
Colocamos no GPS o endereço da Estrada do Mucuíba e seguimos até o final. Como ponto de referência, pegamos a Estrada dos Bandeirantes e seguimos até o largo de Vargem Grande, viramos à direita para a estrada do Pacuí e depois seguimos para a Estrada do Mucuíba.
Siga-nos no Instagram e acompanhe as novidades. @riocomcriancas
Do início da Pacuí até o local onde deixamos o carro, foram cerca de 20 minutos. A maior parte do caminho é por estrada de chão, mas nada muito complicado.
Assim que chegamos na entrada do Parque, tivemos que deixar o carro. Nesse próximo trecho, somente moradores e autoridades podem acessar de carro.
Deixamos o carro e andamos cerca de 500 metros por uma estrada de fácil caminhada. Foram 15 minutos até a entrada da trilha.
O primeiro poço fica à direita da estrada e é de lá que começamos a trilha de fato. Viramos à direita e seguimos pela trilha rumo ao segundo poço.
Dica: Pra quem vai aos fins de semana, ainda pode aproveitar o caminho para conhecer o Quilombo Astrogilda. É só continuar em frente ao invés de seguir pela trilha. Por lá tem o Bar da Nilza e o Museu do Quilombo.
Do primeiro poço até o segundo foram 5 minutos de caminhada fácil. O poço é raso, sendo muito frequentado por famílias com crianças pequenas. Passamos direto e decidimos parar lá só no retorno.
Seguimos pela trilha para o terceiro (e melhor) poço/cachoeira. A caminhada durou cerca de 10 minutos e foi fácil. Há algumas pedras no caminho, mas nada que dificulte. Também passamos por dentro de um riacho que corta o parque.
Essa cachoeira é a mais bonita e é considerada a principal. O poço que se forma com a queda d’água é super convidativo para renovar as energias. O bom é que não é muito fundo. Tenho 1,70 e a água batia na minha cintura.
Ficamos lá por cerca de 1 hora. Não estava cheio, porém um morador nos contou que nos fins de semana de muito calor, fica lotado.
Havia a opção de seguirmos pela trilha para uma quarta cachoeira, onde tem uma queda d’água e onde algumas pessoas pulam de uma pedra. Mas ficamos satisfeitos com o que já tínhamos visto e decidimos não arriscar, já que esse quarto caminho passa por uma mata um pouco mais fechada.
A trilha pode ser feita tranquilamente por pessoas de todas as idades. Recomendo para crianças que são acostumadas a andar. Aliás, vimos muitas na faixa de 3/4 anos com suas famílias.
Depois dessa caminhada toda, fomos direto almoçar e escolhemos o Gugut Restautante (Estrada do Rio Morto, 541 – Vargem Grande). Foi uma experiência gastronômica super saborosa. Vale informar que o restaurante é Kidsfriendly (tem parquinho e fraldário).
Para ver informações detalhadas do passeio, veja nosso vídeo do YouTube.
Aproveita e se inscreve. Tem vídeo de passeio novo toda semana.
Lindo