Oi pessoal! Está chegando o 17º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), um festival de cinema voltado para o público infantojuvenil com vários filmes incríveis.
Siga-nos no Instagram e aproveite as novidades. @riocomcriancas
Os filmes são exibidos na Rede Cinemark no Downtown (Barra), Botafogo e Niterói.
Na Pré-estreia Brasil, o FICI apresenta em primeira mão a animação Osmar, a primeira fatia do pão de forma – O filme, de Ale McHaddo (pseudônimo do animador Alexandre Machado). Também inédito em grande circuito, Miúda e o Guarda-chuva, de Amadeu Alban, Paula Lice e Victor Cayres, conta a história de uma menina que vive uma jornada mágica de descobertas e aprendizados.
Referência maior dos quadrinhos no Brasil, Mauricio de Sousa, 83 anos, é o grande homenageado desta 17ª edição. Da vasta produção audiovisual com os famosos personagens, serão exibidos no programa Mestres da Infância o live-action Turma da Mônica Laços e a animação A Princesa e o Robô, de 1984, com direção do cartunista. A homenagem inclui ainda a exibição, no início de todas as sessões do festival, de episódios da animação 2D Mônica Toy, versão ‘toy art’ dos personagens da Turma da Mônica que faz sucesso em canais de TV por assinatura e na internet.
No Programa Internacional, o grande destaque é a produção belga-holandesa Binti, live-action (filme com atores), inédito no Brasil, da diretora Frederike Migom. O filme aborda a questão dos refugiados na Europa, através da história da menina Binti e sua família. O longa também integra a sessão O Pequeno Jornalista, um dos sucessos da programação. Ao final da projeção, um jornalista convidado conversa com as crianças para analisar os principais elementos que envolvem a narrativa para entender o processo de produção de uma matéria ou crítica. Klara Superstar (KuToppen), longa norueguês da diretora Lise I. Osvoll, completa o Programa Internacional. A animação promete divertir a criançada com a história da vaquinha Klara, que mora na cidade e sonha em ser uma popstar.
No Rio, a Dublagem ao vivo será com o longa alemão Encrenca em Dose Dupla, a divertida história de um menino que cria seu próprio duplo e, com ele, se envolve em muitas confusões. Os pequenos espectadores têm a rara oportunidade de assistir ao vivo o trabalho de dubladores profissionais, que fazem as vozes dos personagens do filme em tempo real, de dentro da sala de cinema.
A sessão Se você ainda não viu dá uma nova chance para quem perdeu ou quer rever na telona grandes sucessos recentes do cinema, como Toy Story 4 e Aladdin, ambos em 3D, além de Angry Birds 2 – O Filme, Homem-Aranha no Aranhaverso, Asterix e o Segredo da Poção Mágica, Pets – A vida secreta dos bichos 2 e Corgi: Top Dog. Já a Sessão Telecine de Cinema exibe Detetives do Prédio Azul 2: O Mistério Italiano, segundo longa da famosa série da TV, que conta a viagem do trio Pippo, Bento e Sol à Itália para investigar o sumiço da feiticeira Berenice.
O FICI apresenta anualmente a Sessão Acessibilidade, oportunidade para crianças com deficiências visuais e/ou auditivas acompanharem o filme através da linguagem de LIBRAS, legenda descritiva e audiodescrição. Este ano, o filme escolhido é o longa de animação brasileiro Tito e os Pássaros, de Gustavo Steinberg, Andre Catoto e Gabriel Bitar, com a tocante história do menino Tito em sua jornada para salvar o mundo de uma estranha epidemia, que envolve a busca de pai ausente. A entrada é gratuita, mediante retirada de senha a partir de 30min antes do horário da sessão.
Em 8 X Animação – Especial Séries Brasileiras, o público pode conferir na tela grande, em uma mesma sessão, episódios de séries nacionais que fazem sucesso da telinha, como O show da Luna, Bubu e as Corujinhas, Bóris e Rufus e Os Cupins.
Na Mostra Novos Jovens, os títulos são direcionados ao público pré-adolescente e adolescente com temáticas atuais. Na programação da mostra deste ano estão dois documentários e uma ficção, todos brasileiros. Eleições, de Alice Riff, acompanha as votações para o grêmio estudantil de uma escola pública em São Paulo e seu impacto na relação entre os alunos, traçando um paralelo com a atmosfera do país diante das eleições presidenciais. A ficção Para’i, de Vinícius Toro, aborda as reflexões de uma menina guarani diante do choque cultural entre sua tribo e o mundo da cidade.
Para ver a programação completa com horários clique aqui
Mais informações:
De 18 a 22 de outubro
Ingressos: R$20,00 (inteira) R$10,00 (meia)