Oi pessoal! O Museu do Açude, localizado na Floresta da Tijuca, recebe a exposição MegaBichos e promete encantar adultos e crianças.
Siga-nos no Instagram e aproveite as novidades. @riocomcriancas
A exposição apresenta girafas com 3,5m de altura e família de elefantes. Polvos gigantes estarão instalados no espelho d’água, além dos outros bichos que estarão em exibição no espaço. A mostra também tem o objetivo de estimular o lúdico nas crianças de todas as idades, elas poderão fazer sua própria obra de arte, reproduzindo um megabicho em papelão corrugado. Com poucas dobras e movimentos simples a criança poderá criar animais coloridos e muito curiosos.
As crianças receberão o recorte de bichos em papelão para levar o seu bicho ideal para casa montado e contará com um educativo voltado para elas.
Uma história que começou com o pai moldando bichos em papel para a diversão das crianças; avançou através dos anos com a parceria de pai e filho no escritório de arquitetura, quando aproveitavam brechas no trabalho para criarem cada vez mais bichos, sem recorte ou perda de papel, a partir somente do círculo, quadrado ou retângulo; caminhou como um desafio para Marcos, após a morte de Roberto Scorzelli, para encontrar a forma de tirar os bichos da bidimensionalidade e viabilizá-los como esculturas. Nesse percurso, alguns materiais como acrílico ou ouro foram experimentados até que chapas de aço carbono se revelassem o veículo ideal.
Ressignificados agora por Marcos, os bichos finalmente tomaram corpo. A forma tridimensional no espaço é alcançada simplesmente pelo vinco e corte da chapa. Soldas e aparas são definitivamente proibidas! Depois, as cores vibrantes concorrem para personalizá-los. Marcos brinca ainda com as dimensões, criando desde miniaturas a Megabichos. Permanecem, no entanto, aqueles mesmos sentidos norteadores – o rigor geométrico e o humor – que estavam na origem dos bichos. Seus animais são ao mesmo tempo a continuidade do sentido lúdico e a problematização da geometria. Nesse sentido, adequam-se ao desenvolvimento de um viés educativo, explorado agora nessa exposição. A aparente simplicidade da transformação de uma forma geométrica plana em um volume espacial complexo, travestido de figuras de bichos coloridos, dinâmicos e cheios de personalidade, vai certamente encantar os jovens. Estes e também o público em geral vão usufruir deste zoo de aço em um ambiente no qual os Megabichos parecem estar “em casa”: a floresta ajardinada do Museu do Açude”.
Visitação:
Até 20 de março de 2020
Diariamente, exceto as terças feiras.
Das 11h as 17h
Ingresso: R$6,00 (inteira) R$3,00 (meia)
Menores de 12 anos, maiores de 65 anos e professores não pagam
Estacionamento gratuito no local
Endereço: Estrada do Açude, 764, Alto da Boa Vista
Receba as novidades da Semana
Funciona durante a semana?
Sim. Diariamente, exceto quarta feira.
Das 11h as 17h
Bjs!
Exceto terça ou quarta feira?
Terça, conforme está escrito.
Bjs!
Fantástico!
As escolas deveriam levar suas crianças.