Oi pessoal! Quem me acompanha no Instagram (@riocomcriancas) viu que a Camille, minha filha, passou uma temporada de férias no Acampamento Paiol Grande.
Se você quiser saber o que é o Paiol, pode ver nesse post aqui.
Nesse post iremos contar como foi a nossa experiência, pois sim, também é uma experiência para a família que acompanha de longe.
O Paiol Grande fornece um ônibus que sai do Rio de Janeiro, São Paulo e BH e leva as crianças até o acampamento com toda segurança. Camille saiu do Rio por volta das 7h e chegou pouco antes das 14h em São Bento do Sapucaí, cidade onde fica o Paiol.
Assim que as crianças chegaram no local, recebi uma mensagem via WhatsApp da equipe com a informação. Fato esse que me deixou super confortável, pois as crianças não têm acesso a telefone ou internet para nos comunicarmos.
Todas as notícias que recebemos das crianças vem através da página “Baú de Notícias” no Facebook. Todos os dias – cerca de 3 vezes – é acrescentado um álbum com fotos das atividades da manhã, tarde e noite. Confesso que no primeiro dia eu não parava de atualizar a página até colocarem fotos novas. Rsrs
Através do site, os pais podem enviar mensagens curtas para as crianças. As mensagens são entregues todos os dias à noite. Eu mandei mensagem todos os dias e sempre de forma alegre. É bom evitar frases que façam a criança ficar sensível, então eu fazia até piadinhas internas.
Os paioleiros, como são chamados os acampantes, ficam em chalés confortáveis separados por faixa etária e gênero. Sempre acompanhados por monitores. Camille ficou no chalé Garoa.
As atividades foram variadas e a programação é super extensa. Camille participou de atividades aquáticas, banho de piscina, atividades em campo, atividades em grupo, jogos de integração, atividades radicais, show de talentos e muito mais!
Todos os dias os jantares eram temático e as crianças se vestiam de acordo com a ocasião.
Houve também um dia de acampamento em barraca e uma expedição. Um dia antes eles fizeram um “treinamento” para prepara-los para a trilha e “sobrevivência” na mata.
As crianças podem escolher entre 4 excursões para fazer trilha. Camille escolheu a trilha que leva até a Pedra Ana Chata. Com certeza foi uma experiência incrível!
Também há um dia para atividades radicais onde as crianças são desafiadas a atingir os desafios da aventura proposta. Nesse dia eles se aventuram em rio, passam por túnel de lama, se penduram sob cordas e muito mais.
Tudo está incluso no valor do pacote, mas os pais podem mandar um valor para que as crianças gastem com souvenires ou alguma necessidade extra de itens que esqueceram. Camille levou R$100,00 e comprou um casaco do Paiol, uma lanterna pro acampamento e uma caderneta.
No retorno pra casa, recebemos mensagem da equipe nos informando o horário de saída e a previsão que chegariam ao Rio. Tudo aconteceu de forma super organizada e as crianças chegaram no horário previsto.
Camille amou a experiência e chegou contando muitas novidades! Foi a primeira vez que ela fez uma viagem sozinha e sem conhecer ninguém. Fiquei tranquila, pois pelas fotos eu vi que ela fez amizades rapidamente.
Muita gente perguntou se senti saudades. É óbvio que sim! Mas ao mesmo tempo fiquei muito feliz ao vê-la se desenvolvendo e ganhando maturidade, confiança e responsabilidade.
Para quem quiser saber mais do Paiol, tem um stories fixado no perfil do Instagram @riocomcriancas falando um pouco mais.
LEITORES DO RIO COM CRIANÇAS TÊM 10% DE DESCONTO. É SÓ USAR O CÓDIGO #riocompaiol AO FINALIZAR AS INSCRIÇÕES.
Acompanhe as redes sociais do Paiol para saber mais sobre as próximas temporadas.
Site: http://paiolgrande.com.br/ferias.php
Instagram: http://paiolgrande.com.br/ferias.php
Facebook: https://www.facebook.com/AcampamentoPaiol/
Baú de Notícias: https://www.facebook.com/baudenoticias/