Oi pessoal! Esse fim de semana tem Primavera no Museu de Astronomia com várias atividades para todas as idades! Aproveite!
Siga-nos no Instagram e curta as novidades. @riocomcriancas
A dica é chegar logo após a abertura dos portões e começar visitando as exposições do MAST, com destaque para a Visões da Luz, uma mostra interativa que aborda várias temáticas relacionadas à luz por meio de painéis com textos, fotografias e esquemas, instrumentos científicos do acervo do Museu, maquetes, objetos, registros fotográficos de determinados momentos históricos da Astronomia e alguns aparatos interativos.
Às 15h tem o Ciclo de Palestras com o tema As galáxias: Berçários e cidades de estrelas, que aborda como surgiram as primeiras estrelas no Universo e conta como elas nascem e vivem. O encontro conta com o debate do astrofísico Dr. Thiago Signorini, que vai falar um pouco sobre as galáxias, os verdadeiros berçários cósmicos, e como os astrônomos podem estudar a sua formação desde o Big Bang. Se você já se perguntou alguma vez de onde veio a Via Láctea, nossa galáxia, esta vai ser uma oportunidade para tentar responder essa inquietante questão!
Já parou para pensar quanto tempo o nosso cérebro precisa para processar uma imagem? Não é de hoje que o homem tenta explicar fenômenos naturais a partir de modelos matemáticos. Por isso, às 16h a oficina Brincando com a Matemática vai explicar a relação harmoniosa entre sons e números e apresentar diversos aparatos criados a partir de materiais de baixo custo e de fácil acesso para demonstrar diferentes fenômenos científicos. Entre eles: os pêndulos dançantes, cineminha, vibrassom e eletrolata.
Também haverá a Observação do Sol, das 15h às 17h, onde os visitantes podem analisar o astro-rei de forma segura, através de filtros, projetores e telescópios especiais que permitem a visualização de estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos. No fim da tarde, acontece o tradicional Programa de Observação do Céu, das 17h30 às 20h, onde todos são convidados a observar o céu através da centenária Luneta Equatorial e do moderno telescópio refletor de 8 polegadas de abertura.
Mais informações:
Evento gratuito
Dia 06 de outubro das 14h às 20h
Rua General Bruce, 586 – São Cristóvão