Oi pessoal! Nesta semana o Museu do Amanhã e Píer 1 serão tomados pelo movimento Green Nation, que realiza a terceira edição do festival que permite a todos pensar, viver e sentir a sustentabilidade. E a programação infantil está recheada nesse evento!
Siga-nos no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades! @riocomcriancas
Dos dias 24 a 27, de 9h às 18h, o público terá acesso gratuito a uma programação ampla, com palestras, cinema, oficinas, atividades lúdicas e instalações sensoriais. Serão 13 instalações, nove filmes em exibição e nove apresentações teatrais, 38 sessões de culinária sustentável para crianças e adultos, três painéis de Mashup e seis oficinas de cocriação para debates sobre inovação, economia circular e sustentabilidade, além de oito turmas de “Faça você mesmo”, no Makerspace, e um festival multimídia com dezenas de inscritos concorrendo ao grande prêmio desta edição, o troféu Green.
Entre os destaques dessa edição estão a programação voltada a empresários nas oficinas de cocriação, que acontecerão dentro do Museu do Amanhã – que, pela primeira empresta diferentes espaços a um movimento – e as instalações que promovem a reflexão sobre água, energia, reciclagem, alimentação, inovação e moda – o Green Nation não só vai mostrar que é possível escolher produtos mais corretos e sustentáveis na hora de se vestir como até mesmo confeccionar uma meia biodegradável, no Ateliê Moda Sustentável, durante o festival.
A visita proporcionará uma viagem ao Mundo das Águas, que terá desde cachoeira à réplica da estação na Antártica, despertando no público sensações de calor, chuva, frio, inundações e seca, permitindo a reflexão sobre hábitos e ampliando o conhecimento. Na instalação Plante Água, a brincadeira será revertida em uma muda plantada na mata ciliar do Rio Guandu. Como a proposta do festival é permitir a reflexão e mudança de hábitos, quem mais pedalar nas bicicletas que geram energia ganhará um título do time de futebol para o qual torce, na atividade Gols de Bicicleta.
A entrada para o festival é gratuita, mas para participar é preciso se cadastrar pelo site www.greennation.com.br, já que algumas atrações têm limite de vagas.
Atrações para crianças no Festival Green Nation 2016:
Oficinas inspiradas no movimento Maker e voltadas para crianças de 07 a 10 anos – Nessa atividade, a tecnologia, inovação e conhecimento se cruzam neste grande laboratório. As ideias se tornam realidade com o auxílio de ferramentas de verdade e muita criatividade. A criançada poderá mostrar seu lado inventivo e descobrir que dar vida aos conceitos do papel pode ser uma experiência muito divertida. Afinal, nesta área vale o lema “faça você mesmo”!
Peça “Quanta energia!” – Música, teatro e diversão estarão em destaque para que você se remexa muito, aprenda, reflita sobre o uso de energia ou curta um pôr do sol em uma das paisagens mais bonitas da cidade. Com par ou sem, o Teatro vai reabastecer seus conhecimentos e dar uma descarga de energia no seu dia.
Dias e horários:
- 25/11 – sessões às 10h, às 14h e às 15h30
- 26/11 – sessões às 10h, às 14h e às 15h30
- 27/11 – sessões às 10h e às 14h
Instalações sensoriais (para crianças e adultos) – Dias 24, 25, 26 e 27, das 09h às 18h – no Píer I – Praça Mauá:
- Bicicletas que geram energia = os visitantes poderão pedalar, gerar energia e alimentar o telão, no qual poderão conferir os seus resultados. Quanto mais energia gerada, mais gols serão marcados no placar. Ao final do evento, quem acumular mais gols ganhará um título vitalício do clube de futebol preferido.
- Nave = uma das atrações mais queridas do público da última edição, a nave espacial sobrevoará o Rio Guandu e mostrará o processo de fornecimento de água para a cidade. Durante essa viagem, os “tripulantes” entendem a relação deste rio com o seu uso e ocupação. A nave sobrevoa áreas degradadas, assoreadas e reflorestadas, mostrando a importância do rio para todos.
- Submarino = a atração mais disputada pelo público, o Submarino faz uma imersão em um mar afetado por lixo, pesca predatória, fauna e flora exuberantes, navegando e conhecendo o fundo do oceano. Os “tripulantes” compreenderão a importância deste ecossistema para o equilíbrio do clima, alimentação e a vida no planeta.
- Estação Brasileira na Antártica = na instalação, o visitante será transportado diretamente para a Ilha do Rei George, onde o Brasil realiza pesquisas desde 1984. No Green Nation, você vivencia um pouco do dia a dia dos cientistas em uma instalação que reproduz ambientes da estação brasileira na Antártica, na qual são desenvolvidas pesquisas essenciais para a sustentabilidade do planeta, como o clima, os oceanos e a vida marinha. Conheça uma boa amostra das espécies animais que existem por lá e sinta um pouco do clima na Antártica, onde os ventos atingem velocidades de até 200 km/hora e a temperatura chega a 80 graus negativos no inverno.
- O intuito é que os visitantes entendam a importância da presença brasileira nesta localidade, a vida e as pesquisas que são realizadas na Antártica.
- Caminhos da Reciclagem = as garrafas plásticas estão tão presentes na rotina das pessoas que, na maioria das vezes, a reciclagem não é feita, e muitos desses resíduos seguem diretamente para o lixo. Nessa instalação as pessoas poderão ver que a cada garrafa descartada há uma outra história a ser reescrita. Os visitantes conhecerão os caminhos e processos que transformam uma garrafa em outra novinha e ainda cheia de sabor.
- Ateliê Moda Sustentável = A escolha de uma roupa vai além das cores, do design e do corte, pois representa uma decisão de ser mais ou menos sustentável. Entenda como as peças que ocupam seus cabides têm relação com o meio ambiente, conheça mais sobre os processos de fabricação e faça escolhas mais conscientes.
- Uma experiência na seca = Quanto de água você gasta para suas necessidades básicas por dia? E quanto poderia economizar? Entenda como os litros desperdiçados em um banho mais demorado podem fazer a diferença entre cozinhar, limpar e refrescar-se para algumas pessoas. A mensagem é clara: é preciso usar a água com moderação.
- Plante água = Garantir que as margens dos rios permaneçam reflorestadas é um dos meios mais importantes para proteger todo o ecossistema. Assim, plantar árvores significa também plantar água. Neste desafio, você precisará mexer-se para lá e para cá, assim como acontece com os rios, para apadrinhar uma árvore que está sendo plantada na região do Rio Guandu.
Oficinas culinárias:
Cozinha Green Kids (para crianças de 7 a 12 anos)
Já diz a vovó que quem come bem alimenta o corpo e a alma. Leve os seus pequenos para colocarem a mãozinha na massa e preparar lanches e receitas de dar água na boca e muito saudáveis. Separe o chapéu de chef, vista o avental e se divirta nas oficinas que mostrarão como muitos alimentos podem car ainda mais gostosos com o tempero certo.
- 24/11 às 9h30 – 10h30
Nessa aula, a criançada aprenderá a fazer “Bolo de Côco de Caneca” e “Pirulito de palha Italiana” com as chefs Genilda Medeiros e Ana Mihrra, pois lugar de criança também é na cozinha para aprender a fazer receitas boas e comer bem.
- 24/11 às 11h – 12h
A chef Ludmila Araujo ensinará aos pequenos como preparar um delicioso “Bolo casca de banana” e “Bolo de Chocolate” na sessão “Fest Kids”.
- 24/11 às 12h30 – 13h30
Imperdível para a criançada que ama um docinho, a aula “Docinho Fit Gourmet” com a chef Amanda Carbone trará receitas e prática de docinhos de modelar.
- 24/11 às 14h – 15h
A chef Robena Molinari ensinará aos pequenos como fazer “Cupcake de Cenoura e Laranja” e “Danoninho Funcional de Frutas Vermelhas”.
- 24/11 às 15h30 – 16h30
Lugar de criança também é na cozinha para aprender a fazer receitas boas e comer bem e por isso, a chef Mila Cozzi ensinará aos pequenos como preparar “Muffin de Banana” e “Pão de Queijo”.
- 25/11 às 9h30 – 10h30
Apresentada por Simone Matos a aula “Lanches Saudáveis” ensinará aos pequenos como preparar “Trufas de batata-doce” e “Vitamina de frutas”.
- 25/11 às 11h – 12h
A chef Tatiana Abrantes promete encantar a criançada na sessão “Brincando com Chocolate do Bem” ensinando como preparar Barrinhas de chocolates.
- 25/11 às 12h30 – 13h30
A dupla Dina Reis e Ana Beatriz Guedes ensinarão como preparar “Brownie Cookie de chocolate amargo com abacate” na aula Merendinha Nutritiva.
- 25/11 às 14h – 15h
As chefs Odara Ramoa e Cristina Franco mostrarão que lugar de criança também é na cozinha para aprender receitas na aula “Pães Artesanais”. Eles poderão aprender a fazer Chapati Nutritivo e Ciabata.
- 25/11 às 15h30 – 16h30
Na sessão “Hambúrguer e Pizza Gourmet” apresentada pelos chefs Cris Marrie e Jean P. Lafont trará mini pizza com recheios e mini hambúrgueres com molhos.
Mais informações:
Evento gratuito
De 24 a 27 de novembro
É necessário realizar o cadastro para as atividades no site do Green Nation.
Receba nossa Agendinha da Semana