Oi pessoal! Quem me acompanha no Instagram @riocomcriancas, viu que recentemente participei de uma Press Trip por Cabo Frio de 1 dia. Aí você deve estar pensando: mas só 1 dia? Sim! É nesse dia fizemos muitas coisas que fogem do roteiro praias no qual estamos acostumados nessa região. Ah, essa viagem foi no estilo bate e volta!
Saímos do Centro da Cidade por volta das 9 horas com destino a Cabo Frio. A cidade fica a apenas 156 km da capital. Chegamos lá por volta das 11h30m devido a uma pequena retenção na estrada. Se não fosse isso, seria até mais rápido.
Iniciamos nosso passeio pela Praia do Forte. Fizemos uma caminhada pelo calçadão e tomamos uma água de coco. Depois seguimos caminhando até a Praça das Águas, que está linda demais depois da reforma. É um ótimo lugar para um final de tarde. Para quem vai com crianças, tem um senhor que vende ração para peixes e as crianças podem alimenta-los. Bem antes da reforma, eu fui com a Camille bem pequena e essa era a maior diversão dela.
De lá seguimos para o Mirante do Morro do Arpoador, que na minha opinião é o mirante mais bonito da região com uma vista incrível para a Praia do Forte e para o Forte de São Mateus.
Nesse trecho, inclusive, vale encaixar uma visita ao Forte que é uma das primeiras obras da arquitetura colonial latino americana e foi construída com o objetivo de proteger a população de Cabo Frio. É um lugar belíssimo e com uma vista maravilhosa. Vale muito a pena!
O nosso almoço foi no restaurante do Hotel La Brise, que fica a 100m da Praia do Forte. Um ambiente super aconchegante e com uma comida de qualidade. O hotel também é um ótimo local para se hospedar com a família.
Após o almoço fomos até o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, que é o antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos. O Museu oferece visita guiada e é composto por objetos de origem sacra. O Museu tem uma história muito interessante sobre a vida Franciscana e a história da cidade de Cabo Frio. O MART possui um belo jardim e uma pequena sala com exposição de instrumentos feitos por artistas locais.
Depois dessa aula de história, seguimos para a Rua dos Biquínis. Cabo Frio é a cidade que possui o maior polo de moda praia do Brasil. E nessa rua podemos encontrar os mais diversos modelos e tamanhos em preços ótimos e com boa qualidade. Aliás, todos os meus biquínis são de lá. Sempre acho ótimas peças! E como não sou de ferro, acabei comprando mais um. Hehe
Seguimos então para o pitoresco Bairro da Passagem. E sério! Eu não imaginava que havia esse lugar tão lindo e charmoso em Cabo Frio. Essa foi a minha 4ª visita à cidade e eu não fazia ideia desse local. Por isso que é legal explorar além das praias. 😉
O Bairro da Passagem é reconhecido como o mais antigo sítio urbano de Cabo Frio. As ruas são estreitas, com calçamento antigo e rodeado de casas no estilo colonial com janelas baixas e coloridas. Uma graça de lugar e ótimo para uma caminhada despretensiosa. Lá também fica a igreja de São Benedito, que foi construída para os escravos negros que não tinham a permissão de frequentar a mesma igreja que os brancos.
Após a visita a esse bairro charmoso, fomos até o ponto de Passagem de onde saem os táxis marítimos para travessia até uma ilha (que não lembro o nome agora ;/ ). De lá fizemos uma pequena trilha – 5 minutos subindo – até chegar ao Farol da Lagoinha, que sinceramente só vale pela vista mesmo, pois o Farol é bem pequeno e está mal conservado. De lá de cima da pra ver Cabo Frio e a Ilha do Japonês. É bem bonito.
Nossa última parada foi no hotel Porto Veleiro, eles ofereceram um café da tarde delicioso. Conhecemos o hotel e pelo o que pude ver ele é bem familiar. Possui bons quartos, piscina e uma vista linda para a Ilha do Japonês. Há também um restaurante que é aberto ao público que não está hospedado no hotel. A ideia é que pudéssemos assistir ao por do sol dali, mas o tempo virou e não pudemos ver esse espetáculo. 🙁
Fizemos a travessia de volta e iniciamos o nosso retorno ao Rio. Foi sem duvidas um ótimo passeio e dá tranquilamente para fazer no esquema bate e volta. É só ter um planejamento. Também se encaixa bem com uma viagem mais longa para alternar praia com programas culturais.
E sim! Da pra fazer tudo por conta própria. O ideal é estar de carro para isso. Mas se você quiser um guia, eu recomendo a empresa Do The Trip que faz roteiros personalizados. Inclusive roteiros mais voltados a exploração da natureza e prática de esportes.
*Press Trip patrocinada pela Secretaria de Turismo de Cabo Frio, Sebrae e Convention Bureau de Cabo Frio.
Adorei o post Natália! Gosto muito de roteiros fora dos convencionais. Quem diria que Cabo Frio tem muito mais do que belas prais para oferecer! Quando estiver na cidade, vou fazer exatamente seu roteiro.
Abraços.
Patricia Tayão.
http://www.viajarhei.com