Olá pessoal! Tem dica de Teatro pra vocês! Estreia de “Boquinha E assim surgiu o mundo…” Em curtíssima temporada no Teatro Sesc Copacabana. Não vai perder, né?
“Boquinha…E assim surgiu o mundo…” conta a história de um pequeno ser feito de dobraduras de papel que guiará as crianças em uma mágica viagem para contar a história do surgimento do mundo segundo contos e lendas de diferentes culturas. Esse é o ponto de partida do terceiro texto escrito pelo ator Lázaro Ramos que estreia dia 7 de maio no Espaço Sesc em Copacabana.
A atriz e contadora de histórias Suzana Nascimento (premiada pelo monólogo Calango Deu! Os causos da Dona Zaninha), apresentadora do programa Janela Janelinha da TV Brasil – onde conta histórias tradicionais de várias partes do mundo – e pesquisadora da oralidade, assina, ao lado de Lázaro Ramos, a direção do espetáculo.
Sozinho em cena, o ator e circense Orlando Caldeira utiliza-se de vários recursos como a contação de histórias, o circo, a manipulação, a música e a luz para estimular de forma muito lúdica a imaginação das crianças.
Lázaro está cada vez mais vem se dedicando ao gênero infantil. Em 2010 lançou seu primeiro título “A Velha Sentada”, que conta a história de uma criança em uma viagem repleta de aventura, de aprendizado e autoconhecimento, dentro da própria cabeça. A partir dele, adaptou para o teatro “A menina Edith e a velha sentada”, recebendo os Prêmios CBTIJ de teatro em 2015 como melhor texto adaptado e melhor canção.
As Paparutas, segundo livro do autor, chama atenção para o respeito à diversidade. Nesse trabalho, o autor se inspirou na festa popular das “Paparutas”, que acontece na Ilha do Paty, situada em São Francisco do Conde, interior da Bahia. Em 2015 lançou o livro de poesias “Caderno de rimas do João” que encanta os leitores com rimas espontâneas e temáticas diversas. Os versos apresentam, de um jeito divertido, os assuntos de um modo mais colorido.
Agora, Ramos inspirou-se nas culturas: cristã, yorubá, tupi guarani, hindu, chinesa, nas versões da ciência e dos nerds, retomando a tradição de se contar e ouvir histórias, mostrando que basta um bom enredo para nos fazer viajar!
“O Boquinha é uma contação de história para crianças, tentando usar, da maneira mais simples possível, brincadeiras com papel, origami e um ator em cena. Contando várias versões de como surgiu o mundo, o espetáculo estimula as crianças a pensarem como as coisas são criadas, mas também fundamentalmente, estimula as crianças a cuidarem das coisas, cuidarem do mundo, dos objetos, das pessoas e de si mesmas.” – Lázaro Ramos
Mais informações:
De 7 a 29 de maio
Sábados às 16h e domingo às 11h
Espaço Sesc Copacabana – Mezanino – Rua Domingos Ferreira – nº 160 – Telefone: (21) 2548-1088
Preço: R$ 20,00 (Inteira), R 10,00 (Meia entrada), R$ 5,00 (Associados Sesc)
Indicado para crianças a partir de 3 anos
Funcionamento da Bilheteria: (Inclusive vendas antecipadas): Ter. a dom., 15h às 21h