Festival Hacktudo Cidade das Artes

Oi pessoal! O Hacktudo – Festival de Cultura Digital ocupa a Cidade das Artes com programação para toda a família.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as novidades. @riocomcriancas

O evento traz atrações para toda a família: oficinas criativas para crianças e jovens, arenas para batalhas de robôs e corridas de drones, uma mostra com projetos inovadores da cultura do “faça você mesmo” e a exposição do artista plástico recifense Jota Azevedo, que faz esculturas e quadros tridimensionais com resíduos eletrônicos e material reciclável. 

Haverá, ainda, a apresentação inédita do Minotauro, robô brasileiro de 113 quilos desenvolvido pelo laboratório de robótica da PUC-Rio, o RioBotz. 

No HACKTUDO, tecnologia é assunto para todo mundo e o público também aprende fazendo na Arena de Oficinas. Com capacidade para 20 pessoas, os seis workshops serão abertos ao público (ordem de chegada) dez minutos antes do horário de início programado. A ideia é despertar os potenciais criativos e empreendedores da garotada entre 7 e 22 anos. Por meio de atividades práticas e divertidas, as oficinas “Cria e Acende” e “Construção de Bambus” foram idealizadas em parceria com a Escola Parque. O artista plástico Jota Azevedo preparou duas oficinas de construção de esculturas e robôs com resíduos eletrônicos: “Darth Vader Eco” e “Robot Eco”. 

Um dos destaques da programação é Arena de Drones e a Arena de Robôs. Com um circuito inédito de 400 m², a Arena de Drones apresenta a corrida “Crazy Race Drone”. Os 15 competidores passam por um circuito com obstáculos e outros desafios. Na competição, a velocidade dos drones pode chegar a 100 km/h. Haverá também espaços para o público aprender a pilotar drones iguais aos da competição e se divertir nos simuladores de voo. 

Arena de Robôs traz três pistas que foram batizadas de Hack CombotHack Coliseu e Hack Fut. São mais de 80 robôs em competições de batalhas e de futebol. A novidade deste ano é uma terceira arena, 30 vezes maior do que a da edição anterior, com 122 m², para competições entre robôs com cerca de 30 quilos, realizada em parceria com a Robocore. 

Já na Arena Maker, o público pode interagir e conhecer projetos criativos e inovadores da cultura do “faça você mesmo” em diferentes áreas: tecnologia, robótica, design, engenharia e impressão 3D. Entre as novidades desta edição estão: “Neuroeducação” (robótica com materiais reciclados), “pequenoLAB” (kits educativos que integram arte, ciência e tecnologia para crianças e jovens), “Heart Beat Mug” (caneca térmica com dispositivo que afere pressão e monitora batimentos cardíacos) e “Cardesivo” (película adesiva customizável para proteção e segurança dos dados do cartão de crédito e débito.

O designer e artista plástico recifense Jota Azevedo transforma resíduos eletrônicos e material reciclável em esculturas e quadros. Em sua primeira exposição no Rio, Jota selecionou 26 obras das coleções “Animales” e “Guerra ou Lixo”. As peças são produzidas com materiais usados em computadores e impressoras, como monitores, estabilizadores, placas-mãe e cartuchos, além de objetos como escovas de dente, garrafas e aparelhos de barbear descartáveis.  

Programação:

Dia 26 de outubro:

  • Das 10h às 20h – Exposição Animales (Jota Azevedo);
  • Das 10h às 19h – Arena Maker;
  • Das 11h às 20h – Arenas de Drones e Robôs;
  • Das 11h às 13h – Oficina “Cria e Acende” (Escola Parque);
  • Das 14h às 16h – Oficina “Darth Vader Eco” (Jota Azevedo);
  • Às 15h – Apresentação do robô Minotauro;
  • Às 17h – Apresentação do robô Minotauro;
  • Das 17h30 às 19h30 – Oficina “Robô Eco” (Jota Azevedo).

Dia 27 de outubro:

  • Das 10h às 20h – Exposição Animales (Jota Azevedo);
  • Das 11h às 19h – Arena Maker;
  • Das 10h às 20h – Arenas de Drones e Robôs;
  • Das 11h às 13h – Oficina “Cria e Acende” (Escola Parque);
  • Às 15h – Apresentação do robô Minotauro;
  • Às 17h – Apresentação do robô Minotauro;
  • Das 17h30 às 19h30 – Oficina “Darth Vader Eco” (Jota Azevedo);
  • Das 15h às 20h – Oficina “Construção de Bambus” (Escola Parque).

Mais informações:

Evento gratuito

Dias 26 e 27 de outubro das 9h às 20h

Classificação livre

Mais informações no site www.hacktudo.com.br

Local: Cidade das Artes (Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca).

Receba as novidades da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *