Dicas para Manter as Crianças Saudáveis no Inverno

Oi pessoal! Vamos falar um pouco de saúde? Com o clima mais frio e seco e com mudanças bruscas de temperatura, é comum permanecermos por mais tempo em locais fechados onde o risco de contágio de doenças respiratórias são mais frequentes. Veja nossas dicas para manter as crianças saudáveis no inverno.

No inverno, é comum o surgimento de doenças respiratórias como gripes, resfriados e alergias. As crianças são mais propensas a essas doenças, já que ainda não possuem o sistema imunológico totalmente maduro.

Veja algumas dicas para prevenção e fortalecimento do sistema imunológico:

  • Hidratação: Crianças gastam muita energia, o que contribui para a perda de líquido e o ressecamento das mucosas. É importante oferecer água com frequência para que elas se mantenham sempre hidratadas.
  • Alimentação: Uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais, ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Alimentos ricos em vitamina C também são ótimos aliados.
  • Ambientes: Em locais mais fechados da casa, como o quarto, utilize umidificadores ou bacias de água para facilitar a respiração durante o inverno. Uma boa dica é usar toalhas umedecidas próxima a cama da criança durante a noite. Manter o ambiente ventilado também afasta o risco de doenças respiratórias.
  • Higiene: É importante manter as mãos higienizadas e lavar bastante os alimentos (principalmente as frutas, legumes e verduras).
  • Atividade física: Incentive a criança a prática de esportes ou exercícios físicos. Algumas brincadeiras ao ar livre também são ótimas atividades para as crianças.
  • Vacinação: É importante manter a vacinação das crianças em dia e ficar atento as campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde.

Caso percebam sintomas presentes nas crianças, como cansaço excessivo, febre, dor no corpo, etc, levem a criança imediatamente a um pediatra para avaliação.

*Não medique a criança sem orientação médica.

Leia mais dicas sobre saúde da criança clicando aqui.

Siga-nos no Instagram para acompanhar todas as novidades do Rio com Crianças! @riocomcriancas

Receba as novidades da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *