Um Dia Cultural em Cabo Frio

Oi pessoal! Quem me acompanha no Instagram @riocomcriancas, viu que recentemente participei de uma Press Trip por Cabo Frio de 1 dia. Aí você deve estar pensando: mas só 1 dia? Sim! É nesse dia fizemos muitas coisas que fogem do roteiro praias no qual estamos acostumados nessa região. Ah, essa viagem foi no estilo bate e volta!

Saímos do Centro da Cidade por volta das 9 horas com destino a Cabo Frio. A cidade fica a apenas 156 km da capital. Chegamos lá por volta das 11h30m devido a uma pequena retenção na estrada. Se não fosse isso, seria até mais rápido.

Iniciamos nosso passeio pela Praia do Forte. Fizemos uma caminhada pelo calçadão e tomamos uma água de coco. Depois seguimos caminhando até a Praça das Águas, que está linda demais depois da reforma. É um ótimo lugar para um final de tarde. Para quem vai com crianças, tem um senhor que vende ração para peixes e as crianças podem alimenta-los. Bem antes da reforma, eu fui com a Camille bem pequena e essa era a maior diversão dela.

Praia do Forte
A nova Praça das Águas

De lá seguimos para o Mirante do Morro do Arpoador, que na minha opinião é o mirante mais bonito da região com uma vista incrível para a Praia do Forte e para o Forte de São Mateus.

Morro do Arpoador
Linda Vista

Nesse trecho, inclusive, vale encaixar uma visita ao Forte que é uma das primeiras obras da arquitetura colonial latino americana e foi construída com o objetivo de proteger a população de Cabo Frio. É um lugar belíssimo e com uma vista maravilhosa. Vale muito a pena!

Foto antiga do Forte, mas não mudou muita coisa

O nosso almoço foi no restaurante do Hotel La Brise, que fica a 100m da Praia do Forte. Um ambiente super aconchegante e com uma comida de qualidade. O hotel também é um ótimo local para se hospedar com a família.

Drink de Boas Vindas

Após o almoço fomos até o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, que é o antigo Convento de Nossa Senhora dos Anjos. O Museu oferece visita guiada e é composto por objetos de origem sacra. O Museu tem uma história muito interessante sobre a vida Franciscana e a história da cidade de Cabo Frio. O MART possui um belo jardim e uma pequena sala com exposição de instrumentos feitos por artistas locais.

Museu de Arte Religiosa
Pátio do MART
Exposição de Instrumentos

Depois dessa aula de história, seguimos para a Rua dos Biquínis. Cabo Frio é a cidade que possui o maior polo de moda praia do Brasil. E nessa rua podemos encontrar os mais diversos modelos e tamanhos em preços ótimos e com boa qualidade. Aliás, todos os meus biquínis são de lá. Sempre acho ótimas peças! E como não sou de ferro, acabei comprando mais um. Hehe

Rua dos Biquínis

Seguimos então para o pitoresco Bairro da Passagem. E sério! Eu não imaginava que havia esse lugar tão lindo e charmoso em Cabo Frio. Essa foi a minha 4ª visita à cidade e eu não fazia ideia desse local. Por isso que é legal explorar além das praias. 😉

Fiquei apaixonada!

O Bairro da Passagem é reconhecido como o mais antigo sítio urbano de Cabo Frio. As ruas são estreitas, com calçamento antigo e rodeado de casas no estilo colonial com janelas baixas e coloridas. Uma graça de lugar e ótimo para uma caminhada despretensiosa. Lá também fica a igreja de São Benedito, que foi construída para os escravos negros que não tinham a permissão de frequentar a mesma igreja que os brancos.

Uma graça
Igreja de São Benedito

Após a visita a esse bairro charmoso, fomos até o ponto de Passagem de onde saem os táxis marítimos para travessia até uma ilha (que não lembro o nome agora ;/ ). De lá fizemos uma pequena trilha – 5 minutos subindo – até chegar ao Farol da Lagoinha, que sinceramente só vale pela vista mesmo, pois o Farol é bem pequeno e está mal conservado. De lá de cima da pra ver Cabo Frio e a Ilha do Japonês. É bem bonito.

Travessia com o grupo que participou da Press Trip
Vista linda! (pena que ficou nublado). :/

Nossa última parada foi no hotel Porto Veleiro, eles ofereceram um café da tarde delicioso. Conhecemos o hotel e pelo o que pude ver ele é bem familiar. Possui bons quartos, piscina e uma vista linda para a Ilha do Japonês. Há também um restaurante que é aberto ao público que não está hospedado no hotel. A ideia é que pudéssemos assistir ao por do sol dali, mas o tempo virou e não pudemos ver esse espetáculo. 🙁

Fizemos a travessia de volta e iniciamos o nosso retorno ao Rio. Foi sem duvidas um ótimo passeio e dá tranquilamente para fazer no esquema bate e volta. É só ter um planejamento. Também se encaixa bem com uma viagem mais longa para alternar praia com programas culturais.

E sim! Da pra fazer tudo por conta própria. O ideal é estar de carro para isso. Mas se você quiser um guia, eu recomendo a empresa Do The Trip que faz roteiros personalizados. Inclusive roteiros mais voltados a exploração da natureza e prática de esportes.

*Press Trip patrocinada pela Secretaria de Turismo de Cabo Frio, Sebrae e Convention Bureau de Cabo Frio.

Receba nossa Agendinha da Semana

One thought on “Um Dia Cultural em Cabo Frio”