Oi pessoal! Já pensou em celebrar o Dia dos Mortos como um mexicano? Essa é a proposta do Festival do Dia dos Mortos que acontece no Parque das Ruínas. Não perca!
Siga–nos no Instagram e aproveite as novidades. @riocomcriancas
O México preserva uma forma particular para comemorar o Dia Dos Mortos, resultado de um sincretismo entre as tradições pré-hispânicas e a instauração da religião católica.
No dia 2 de novembro, os mexicanos lembram aqueles que ‘foram adiante no caminho’ e celebramos o seu retorno ao mundo dos vivos, em um ato que traz cores, cheiros e sons que fizeram de esta tradição popular uma das manifestações culturais do México mais reconhecidas no mundo.
Gastronomia:
A oferta gastronómica será responsabilidade dos principais serviços de comida mexicana da cidade, incluindo chefs mexicanos residentes no Rio de Janeiro que vão adicionar um toque especial de pratos caseiros e tradicionais.
Também haverá sobremesas e bebidas típicas do México.
Atrações:
A programação, das 10h às 18h, terá apresentações de diversos artistas brasileiros que têm encontrado no México inspiração para suas obras, incluindo o bailarino Renato Marques, o grupo Mango Mambo, e o bloco Bésame Mucho.
Programação infantil:
A oferta cultural para crianças inclui oficinas para confecção de ‘Calacas’ e ‘Ofrendas’, bem como a exibição do filme de animação “Viva – A Vida é uma Festa”, da Disney, inspirado na tradição do Dia dos Mortos.
Exposição:
A exposição, composta de 33 fotografias de tamanho grande, aproximará os visitantes os lares e cemitérios das cidades do México, os quais se vestem de flores, comida e música para receber os mortos retornando do submundo (Mictlan) para conviver com suas famílias e amigos em uma noite de melancolia, sensibilidade e amor .
O festival será decorado inteiramente com papel picado trazido do México: bandeiras artesanais de cores que se referem a aspectos e personagens da tradição. E como um elemento protagonista da decoração, terá a montagem de uma Ofrenda de Día de Muertos: um altar oferecido aos que retornam, inspirado nos altares colocados em lares mexicanos. A Ofrenda estará integrada por comida, flores, bebidas e outros elementos simbólicos. Este será o ponto de encontro dos participantes ao Festival com quem nos visitaram esse dia desde o Mictlan.
Programação:
- 10h – Abertura da “Oferenda do Dia dos Mortos;
- 11h – Abertura de Oficinas Faça uma “Calavera”, Desenha a “Ofrenda” e Decore o Arco. As atividades são para todas as idades.
- 12h – Performance ‘Dia dos Muertos’ – música mexicana e poesia inspiradas por esta festa popular. Apresentado por funcionários do Consulado Geral do México.
- 12h30m – Exibição de Viva – A Vida é uma Festa – 1ª apresentação;
- 13h – Apresentação da Companhia de Dança de Renato Marques;
- 13h30m – Palestra “Pedro Páramo en el mundo de los muertos”;
- 14h – Música Mexicana com o DJ Rayado;
- 14h – Exibição de Viva – A Vida é uma Festa – 2ª apresentação;
- 16h – Música Ao Vivo: Grupo Mango Mambo;
- 17h – Bloco Bésame Mucho.
Mais informações:
Evento gratuito
Dia 02 de novembro das 10h às 18h
Haverá serviço de vans até o local.
Trajeto: Metrô da Glória Saída A – Parque das Ruínas
Parque das Ruínas – Metrô da Glória Saída A
Valor: R$5,00 o trajeto por pessoa
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas | Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Este evento é iniciativa e produção do Centro Cultural Municipal do Parque das Ruínas e do Consulado Geral do México no Rio de Janeiro.