Férias no CCBB Rio

Oi pessoal! O CCBB Rio dá a largada para as férias e ocupa a nova Esplanada da Candelária durante três finais de semana de dezembro com atividades artísticas e culturais dedicadas particularmente às crianças.

Siga-nos no Instagram e acompanhe as novidades. @riocomcriancas

Espetáculos musicais em palco especialmente montado para a ocasião, oficinas artísticas e atividades lúdicas, acontecem na área externa e também dentro do prédio do CCBB Rio.

O evento também apresenta duas “happy hours” às sextas, oito espetáculos musicais variados (orquestras, corais, grupos musicais) e nove oficinas, seis ao ar livre e três na área interna do CCBB Rio, aos sábados e domingos.

A programação conta com atrações como Nicolas Krassik, Zé Renato, Nilze Carvalho, os corais Palavra Cantada e da Escola de Música Villa Lobos, Orquestra Bem Me Quer Paquetá, Filarmônica do Rio de Janeiro, sessões de observação do céu (astronomia para crianças), oficinas de percussão, pernas de pau, teatro de bonecos, trocas de livros, Farra dos Brinquedos e Cantoria de Reis Céu na Terra.

Programação:

01 de dezembro – Sexta-feira

19h – Happy Hour com Nicolas Krassik e Cordestinos – Em seu mais recente trabalho, o violinista francês radicado no Rio de Janeiro apresenta temas nordestinos, exclusivamente, com instrumentos de corda e percussão. Formado por Nicolas Krassik (violino); Guto Wirtti (contrabaixo acústico), Marcos Moletta (rabeca); Chris Mourão (zabumba); Carlos César (percussão). Virtuoso e criativo, rapidamente, o violinista chamou a atenção da mídia, ganhou a admiração dos músicos e do público, conquistando seu lugar no cenário musical brasileiro, tanto em carreira solo como junto a grandes artistas, entre eles, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Marisa Monte, Beth Carvalho, João Bosco e Gilberto Gil. Nicolas Krassik reúne Jazz, Choro, Samba, Forró e até influências do Rock, num show animado, emocionante e dançante.

02 de dezembro – Sábado

14h às 21h – Feira de troca de livros e brinquedos;

15h – Oficina Perna de Pau (externa);

18h – Zé Renato para crianças – O cantor e compositor que coleciona projetos dedicados a grandes sambistas como Zé Keti e Noel Rosa e outros nomes da MBP, apresenta em show o repertório de seus premiados discos Samba pras crianças (2003) e Forró pras crianças (2006). Resultado de uma pesquisa pelo universo das canções populares brasileiras, Zé Renato encontrou nos clássicos do samba e no repertório de Jackson do Pandeiro lindas e divertidas canções para os pequenos. No roteiro do show, estão incluídas “Cantiga do Sapo”, “Sebastiana”, “Marinheiro Só” e “Eu Não tenho Onde Morar”, além de “A Casa” e “O Ar” consagradas nos discos de Vinícius “Arca de Noé 1 e 2”, que Zé Renato participou ao lado do Boca Livre nos anos 80.

03 de dezembro – Domingo

14h às 21h – Feira de troca de livros e brinquedos;

16h às 18h e 19h às 21h (Externa) – Oficina Olhai para o Céu – Observação do do sol e do céu em parceria com o Museu de Astronomia, com oficinas e telescópiosn

18h – Show – Coral Palavra Cantada com participação de Sandra Peres – A partir do trabalho desenvolvido por Sandra Peres, Paulo Tatit e o maestro Eduardo Boletti, elas aprimoram o contato com a música de maneira cuidadosa, aprendem técnicas vocais e de respiração. “É um despertar para a música que promove desenvolvimento em outros aspectos”, afirma Luciana Ribeiro, coordenadora do coral. Atualmente, 80 crianças, entre sete e 15 anos, fazem parte da iniciativa e apresentam-se ao lado da Palavra Cantada e em shows independentes.
No Rio de Janeiro, o projeto foi iniciado em 2014, graças a uma parceria com o Centro Municipal de Referência da Música Carioca, onde acontecem os ensaios.

09 de dezembro – Sábado

14h às 21h – Feira de troca de livros e brinquedos;

15h (Interna) – Orquestra Bem me Quer Paquetá – Oficina de Sensibilização Musical para crianças de 1 a 3 anos;

16h (Interna) – Orquestra Bem me Quer Paquetá – Oficina de Sensibilização Musical para crianças de 3 a 6 anos;

18h – Show – Orquestra Bom Me Quer Paquetá e Corais da Escola de Música Villa-Lobos – A Orquestra Jovem Paquetá é resultado do trabalho contínuo de formação do Projeto Bem Me Quer Paquetá, desenvolvido na Casa de Artes Paquetá. Com um vasto repertório que inclui obras tradicionais da música de concerto, ela foi, de mansinho, ocupando seu espaço na cena cultural carioca. Hoje, a OJP tem sonoridade própria, reconhecida pelos amantes da boa música e possui entre seus músicos vários prêmios e colocações em concursos e festivais nacionais e internacionais. Com uma turnê pela Alemanha e apresentações regulares nas principais salas e teatros do Rio, vem encantando o público e se consolidando como um importante corpo musical estável de nossa cidade.
Tim Rescala, João Guilherme Ripper, Edino Krieger e Edmundo Villani-Côrtes já encararam o desafio de escrever para um grupo jovem ávido por novas conquistas.

Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos apresenta espetáculo “Bitucanto” – um show com inserções cênicas em homenagem a Milton Nascimento O repertório conta com músicas selecionadas entre as obras-primas de Milton Nascimento, arranjadas para as vozes dos 30 integrantes do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos. Não faltam canções emblemáticas, como “Maria, Maria”, “Cais”, “Caçador de mim”, “Travessia”, “Nos bailes da vida”, dentre outras. Todos os cantores tiveram sua formação na EMVL e se dedicaram para homenagear, à altura, este ícone da Música Popular Brasileira.

10 de dezembro – Domingo

14h às 21h – Feira de troca de livros e brinquedos;

16h às 18h e 19h às 21h (Externa) – Oficina Olhai para o Céu – Observação do céu em parceria com o Museu de Astronomia, com oficinas e telescópios;

18h – Show Pedro e o Lobo – A obra apresenta às crianças os instrumentos musicais da orquestra e cada personagem da história (Pedro, o lobo, o avô, o passarinho, a pata e o gato) é representado por um instrumento diferente do quinteto. A apresentação envolve várias manifestações artísticas em um só espetáculo, tendo como fio condutor a música composta por Prokofiev e apresentada ao vivo por cinco músicos que integram o Quinteto de Sopros da Banda Filarmônica do Rio de Janeiro.

15 de dezembro – Sexta-feira

19h – Happy Hour com Nilze Carvalho – Cantora, instrumentista, compositora apresenta o cd “VERDE AMARELO NEGRO ANIL”, indicado ao Grammy Latino 2015 pela categoria melhor álbum de samba e reflete muito da vivência que adquiriu ao longo dos anos de carreira nacional e internacional, além de mostrar toda a versatilidade musical da artista diante da riqueza da música popular brasileira.

16 de dezembro –Sábado

14h às 21h – Feira de troca de livros e brinquedos;

16h – Mestre Riko Oficina de percussão, serão disponibilizados instrumentos para que as crianças tenham contato seguido de um cortejo;

18h – Show Farra dos Brinquedos – O Grupo Farra dos Brinquedos desperta no público infantil o encanto pela música entre pais e filhos. Os músicos investem na variedade de ritmos, na qualidade dos arranjos e interpretação, no caráter educativo e na dimensão cênica da música.

17 de dezembro – Domingo

14h às 21h – Feira de troca de livros e brinquedos;

16h às 18h e 19h às 21h (Externa) – Oficina Olhai para o Céu – Observação do sol e do céu em parceria com o Museu de Astronomia, com oficinas e telescópios;

18h – Show – Folia de Reis Céu na Terra – No seu repertório, além de canções próprias, cantos aprendidos com grupos tradicionais com quem, inclusive têm se realizado visitações mútuas que fortalecem os vínculos de reciprocidade e manutenção das práticas ligadas a louvação pelo Sagrado Nascimento de Jesus. A jornada consiste na visita e celebração de presépios, todos integrantes vestidos de branco, e tendo à frente a bandeira que simboliza a própria estrela-guia, e que indicaria, miticamente, os caminhos a serem percorridos. O evento guarda semelhanças fundamentais com as Folias de Reis, como na ordem ritual de entrada e saída das casas, com cantos para anunciar a chegada, para entrar na residência, e para louvar santos, cantadores, donos da casa e o presépio. A Cantoria de Reis foi homenageada recebendo placa comemorativa em 2014 na Gruta dos Santo Reis, município de Rio das Flores pelos seus 17 anos de atividade e conjunto da obra.

Mais informações:

Evento gratuito

Dias 01, 02, 03, 15, 16 e 17 de dezembro

Local: CCBB RIO

Receba as novidades da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *